Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados e referências étnicas

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas

Texturas, tons flour, metalizados, efeitos como tie day e  coloridos manchados são alguns dos destaques para o Verão 2014

Estamos em janeiro, enquanto o consumidor final se esbalda com as liquidações do verão, os lojistas estão comprando o Inverno 2013 e os confeccionistas já estão desenvolvendo o verão que estará nas lojas apenas no final de 2013 e início 2014, isso mesmo, com quase um ano de antecedência.

Parece meio louco, mas os tempos da indústria e dos fornecedores são ainda mais antecipados. Esta semana fomos conferir o lançamento da coleção para o Verão 2014 de uma das maiores têxteis do mundo – A Vicunha – referência no segmento da moda, a empresa apresentou sua pesquisa de macrotendências para o próximo verão.

Confira mais matérias e tendências do Verão 2014.

Quatro grandes temas foram destaque:

  • Africa Centre os the World – O étnico traz a diversidade de culturas e um olhar diferenciado para África;
  • Born Free – Camuflados e referências militares mais urbanas com espírito revolucionário;
  • Another Sunny Day – As referências retrôs das décadas de 50 e 60 são revisitadas com frescor e a sensualidade “safadinha + ingênua” da época;
  • Eletrtric Feel – O espírito jovem, o universo dos esportes, a luz e o colorido vibrante do mundo virtual, são retratados em tons metalizados e fluorescentes.

Leia também: Tie-dye, dip dye e a tendência dos tingimentos artesanais que vão bombar no Verão 2014.

 Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Africa Centre os the World e Born Free. Confira fotos, referências e looks para o verão 2014 na V Trends, revista da Vicunha

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Eletrtric Feel e Another Sunny Daye Via V Trends. Leia também: Tie-dye, dip dye e a tendência dos tingimentos artesanais que vão bombar no Verão 2014.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Efeitos tie dye e coloridos machados.

Africa Centre os the World

A diversidade de culturas e etnias da África emprestará ao Verão 14 as cores e a riqueza de detalhes típicas do continente.

Do deserto os tons terrosos caquis e camel são explorados em lavagens claras com efeitos dirty, estonados e oliato. O calor da savana sugere cores primárias e silhueta sexy, com muita pele à mostra. Já a cultura muçulmana será representada nos efeitos de pontos de luz e metalizados, em referência às joias e brilhantes utilizados pelas mulheres.

O estilo mais sensual e luxuoso inspirado no safári pede casacos cinturados, brassières, collants, saias longas ou lápis de cintura alta, shortinhos mais estruturados e pantalonas femininas. Já para os homens, peças em camisaria, calças sarouel e bermudas cargo.

Tecidos diferenciados que seguem essa proposta como os índigos metalizados coloridos da nova linha Color Metallic, da Vicunha, e o brim Jasper estampado com tema felino e acabamento brilhante são ótimas opções para compor a coleção. O couro-jeans das linhas CARBOLumen e Vintage Leather e o azul médio do denim Premium Patti reforçam a atmosfera pedida para a estação com um jeanswear  moderno. Entre as estampas, destaque para as étnicas, scarf prints, listrados, animal prints e florais.

Estampas étnicas, scarf print, listrados, animal print e florais.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
O desfile Primavera verão 2014 da Isabel Marant

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas

Born Free

O espírito revolucionário invade o Verão 2014 e propõe um visual militar urbano bem humorado.

Referências punk e grunge interveem nos uniformes das forças armadas a ponto de mixar estampas camufladas com grafismos ou texturas. Como contraponto, a tendência é inspirada também nos jovens do Oriente Médio que se manifestam pela arte. As lavagens mais fortes reforçam esse posicionamento rebelde com rasgos e efeitos detonados, combinadas a tons de verde militar, cáqui, marrom e azul petróleo e também variações fluo.

Toda essa atmosfera army valoriza ainda mais o camuflado, que está sempre em cena e desta vez ganha uma estampa na linha de couro-jeans CARBOLumen, da Vicunha. Outra novidade na base couro que tem tudo a ver com a proposta de Born Free é o brim Lovato, da linha Vintage Leather, em quatro cores fluo. As lavagens pesadas inspiradas na guerra, no grunge e no punk crescem e pedem tecidos rígidos e bem estruturados como os novos denins Tom (10oz) e Moretti (11,3oz) além do brim Acapulco Premium (10oz). Assim, efeitos como dip dye, tie dye, overdyed, detonados, rasgados, cerzidos, patches, dirty pesado, oliato, reservas de cor e acid washes ganham espaço e trazem muita rebeldia e atitude à estação.

Uma tendência bem controvérsia como essa, que carrega o peso da guerra e a leveza da arte de rua pede também tecidos levíssimos, como os índigos e brins da linha Shirting Collection. Padronagens de gravataria e artigos com algodão e elastano passam a fazer parte do portfólio da linha.

Estampas: camuflados, grafismos, estampas étnicas, caveiras, símbolos.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Desfile Primavera/ Verão 2014 – Antonio Marras e referências da Viicunha

Another Sunny Day


A simplicidade e a sofisticação típicas dos frequentadores dos yacht clubs das décadas de 50 e 60 emprestam ao Verão 2014 o frescor que pede a estação. Para compor esse cenário e rechear a moda de um estilo sexy, a inspiração vêm das divas Brigitte Bardot, Twiggy, Jane Birkin e Audrey Hepburn.

O estilo navy resgata clássicos como a estampa listrada e as cores azul marinho, vermelho e amarelo. A inspiração na simplicidade chic da década de 1960 revive delicadas estampas como os padrões de camisaria e gravataria e os florais minimalistas. Em meio a tanto saudosismo, as lavagens buscam o vintage original, e reproduzem os efeitos da passagem do tempo, o color blocking e o raw. A proposta ‘retrô’ é reforçada por shapes como hot pants, vestido tubinho, minissaia e saia godê, peças chave para a composição do look diva.

Para a confecção de peças leves e delicadas, a tendência pede tecidos como o denim Natalie, que mescla fios de linho aos de algodão em sua composição. As sarjas flat e maquinetadas também aparecem com tudo, assim como as lavagens que valorizam os aspectos raw e vintage por meio de cerzidos e patches.

As estampas em pois, listradas e florais seguem em alta, e a Vicunha apresenta novas cores do Petit Pois Vintage Leather sobre base couro-jeans envelhecida, e reinventa seus florais, que aparecem em diversos tamanhos e colorações.

Estampas: Pois(bolinhas),  listrados, florais, padrões de camisaria e gravataria.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicasMoschino spring 2013

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicasTendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas

Referência Vicunha

Electric Feel

O espírito jovem, o universo dos esportes, a luz e as cores inspiram um estilo minimalista contemporâneo e deixam o Verão 2014 ainda mais colorido.

Reproduzidos em acabamentos, os efeitos de luz são retratados em tons metalizados e fluorescentes, brilhos e cores – em especial o branco puro e suas variações. A juventude inspira lavagens que valorizam as explosões de cores, como tie dye, dip dye, overdyed e acid washes, além de diversas estampas como grafismos, florais coloridos e temas aquáticos. O estilo esportivo moderno sugere shapes confortáveis como bermuda oversized, jaqueta bomber, bermuda ciclista e parka levíssima em tecidos com acabamentos diferenciados.

Referência em tecnologia, a Vicunha traz novidades incríveis para o Verão 2014 que têm tudo a ver com essa proposta colorida. O destaque fica com a linha de brins Duo Color, que permite o tingimento simultâneo e em cores diferentes nos lados direito e avesso do tecido. Basta um estudo de cores para o estilista desenvolver combinações exclusivas em lavanderia. Com essa mesma proposta, mas com acabamento metalizado, a Vicunha lança a variante PT do Rihanna, da linha Metallic Glam. O visual metalizado colorido se estende à linha de índigos Metallic Color, que conta com cinco opções de cor.

Entre as estampas, destaque aos florais, escamas de peixe, grafismos/tipografia, texturas/abstratos. Aliando a padronagem ao acabamento brilhante, como pede a estação, a Vicunha apresenta o denim Siena, inspirado nas sereias, e o Duo Juicy, que traz a padronagem listrada e permite o tingimento simultâneo das listras em duas cores diferentes.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Metalizados e colorido vibrante; Buberry e Michael Kors

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Colorido Flour para o verão 2014
Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Destaque para efeitos tie dey e machados

Destaques

Shorts jeans estão  entre as apostas da verão 2014. Com aplicações e muitos efeitos como tie dye, machados e diferentes cores no mesmo modelo, ele será uma das estrelas da estação. Assim como as camisas.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicasTie dye e coloridos machados serão destaque no próximo Verão

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Os shorts serão uma das estrelas da estação, eles voltam com aplicações e coloridos vibrantes

A moda masculina também estará mais solta, colorida e ousada. Refletindo o novo homem, que mais leve, divide a responsabilidade com as mulheres, agora também atuantes na sociedade. Eles já não precisam caçar sozinhos para sustentar a família, o que permite sonhar com arte, música e gostar de moda, sem que isso interfira na sociedade ou que sua masculinidade seja questionada.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicasA moda masculina também estará mais colorida e vibrante

 

Destaques entre os tecidos

Destaque para a versatilidade da linha de brins Duo Color, inovação exclusiva que permite o tingimento simultâneo e em cores diferentes nos lados direito e avesso do artigo. O resultado é uma variação infinita de acordo com o estudo de cores do estilista.

O denim também aparecerá mais colorido, e a Vicunha traduz essa invasão de cores com a ampliação das consagradas linhas ECO-D e Metallic. A primeira, que utiliza poliéster derivado de garrafa PET e economiza 80% de água no tingimento, ganha tons vibrantes, assim como os tecidos metalizados, que ficam mais divertidos e com a cara do verão.

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Linha que permite o tingimento simultâneo e em cores diferentes nos lados direito e avesso do artigo

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
O índigo vem em diferentes estampas para o verão 2014, seguindo a tendência das calças estampadas que está cada vez mais forte

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas
Os estampados também permitem efeitos muito interessantes, virando praticamente outra peça quando tingidos

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicasA mesma peça na estampa original e depois de tingida, em vermelho


Equipe Vicunha

Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas Tendências para o Verão 2014 – Vicunha aposta em colorido vibrante, metalizados  e referências étnicas

Confira mais fotos do Lançamento da Coleção Verão 2014

Confira mais tendências e laçamentos da Vicunha na V Trends e no Vipreview.

Leia também: Tie-dye, dip dye e a tendência dos tingimentos artesanais que vão bombar no Verão 2014.

Confira mais matérias e tendências do Verão 2014.

Por Denise Pitta

 

Publicação: 23 de janeiro de 2013

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Camarote Brahma SP aumenta espaço e confirma as atrações da 13° edição

O mais tradicional Camarote do carnaval paulistano tem capacidade para cinco mil pessoas e trará para o Anhembi os shows...

Fechar