Turismo em Milão – Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)

Milão – Moda & Arte

Sugestões de passeios, dicas de lojas e restaurantes para curtir todo o charme da cidade

Para quem é louco por moda e design, Milão é visita obrigatória. Relativamente pequena e cheia de charme, a cidade tem uma vida noturna movimentada e é ótima para compras, assim como para se ter uma boa visão das artes com teatros museus e monumentos importantes, incluindo um Património Mundial da Unesco (Santa Maria delle Grazie). A metrópole também abriga vários eventos significativos e feiras, incluindo Milan Fashion Week e a Feira de Móveis de Milão, a maior de seu tipo no mundo. Com um papel importante na economia do país, é reconhecida como o mais importante polo político e cultural da Itália,  lançadora de modas tendências. Uma cidade onde criatividade e inventividade determinam um estilo de vida.

Não é por acaso que lá foi um dos lugares que Leonardo da Vinci descobriu a configuração certa para expressar e realizar algumas de suas grandes obras. Para se ter uma idéia de como artistas, acadêmicos, cientistas e músicos sempre se inspiraram com Milão, é suficiente apenas passar um momento na frente de “A Última Ceia”, passar um par de horas na Pinacoteca di Brera e no Museo di Storia Naturale (Museu de História Natural), perder-se no cenário da Castello Sforzesco (Sforza Castle) ou participar de belos e importantes eventos musicais no Teatro La Scala.

Milão é uma cidade que oferece prazer em todos os momentos do dia e da noite. Logo de manhã, desfrute de um cappuccino espumante com cacau em pó (mas somente até as 10h da manhã,para não estragar seu almoço, como um bom italiano), em seguida, faça compras ou simplesmente olhe as vitrines pelo centro da cidade. Na mesma área, muitas galerias de arte mostram as últimas criações de artistas de vanguarda, novos ou famosos.

Na hora do almoço muitos bares oferecem menus acessíveis para todos os gostos, desde o bistrôs sofisticados da Galleria Vittorio Emmanuelle, até ao descolado Bianco Bar, no Parque Sempione. Entre belas e antigas árvores, o local é um refresco do cenário cosmopolita da cidade, com pratos da cozinha mediterânea. Vale a pena conhecer. A happy-hour é concorridíssima. Bar Bianco Milano – viale Ibsen, 4 nel Parco Sempione – 02 86992026.

Moda em Milão

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)

Junto com New York, Paris e Londres, Milão – o quarteto mais importante das capitais da moda – é sede da maioria das principais marcas, como Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce & Gabbana. Inúmeras outras marcas internacionais também operam lá, incluindo uma loja flagship Abercrombie & Fitch, que se tornou uma grande atração. É palco da Semana da Moda, duas vezes por ano.

O bairro da moda de Milão é o quadrilatero “della moda”, onde confluem as ruas de maior prestígio da cidade(Via Monte Napoleone, Via della Spiga, Via Sant’Andrea, Via Manzoni e Venezia Corso). O Galleria Vittorio Emanuele II, a Piazza del Duomo, Via Dante e Corso Buenos Aires são outras ruas importantes para quem gosta de ver e comprar coisas bonitas. Mario Prada, fundador da Prada nasceu aqui, ajudando a cultivar a posição da cidade como uma das capitais da moda mundial.

Veja em  Guia de compras, com dicas de lojas, outlets, presentes e antiguidade (parte 2)

Gastronomia

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1) Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)
Como a maioria das cidades em Itália, Milão e arredores tem sua própria cozinha regional, que – típico da Lombardia – usa com mais freqüência arroz, do que macarrão e quase nenhum tomate. Um dos pratos mais famosos é “cotoletta alla milanese “, uma vitela à milanesa frita na manteiga. Outros pratos típicos são cassoeula (costeletas de porco e lingüiça cozidas com couves), ossobuco com polenta, risotto alla milanese (com açafrão e tutano de boi), busecca (uma espécie de soupa de tripa cozida com feijão), e brasato (carne de vaca ou de porco estufado com vinho e batatas).

São vários os restaurantes de renome mundial e os cafés. A maioria dos restaurantes mais bacanas são encontrados no centro histórico, enquanto os mais tradicionais e populares estão localizados principalmente no distritos de Brera e Navigli. Hoje, há até mesmo um Nobu – um dos proprietários é o ator Roberto de Niro – restaurante japonês, que está localizado na Armani Mundo, na Via Manzoni e é considerado como sendo um dos mais badalados restaurantes da cidade.


Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)
Pasticceria Cova

Um dos mais chiques cafés ou pasticcerie de Milão é a Pasticceria Cova, fundada em 1817 – Pasticceria Cova – Via Montenapoleone  8, 20121 -Tel.: 02 7600 5599 perto do Teatro alla Scala. O Caffè Biffi e o Zucca, na Galleria

Vittorio Emanuele II também são famosos e históricos “caffes”. Outros restaurantes bastante conhecidos são o do Hotel Quatro Estações, La Briciola, o Scala Marino. Alguns novos cafés-boutique, como o Just Cavalli Café, da marca de luxo da moda de Roberto Cavalli fazem sucesso.

O bairro para noitadas divertidas é o boêmio Navigli. Construídos entre os séculos 15 e 18 (com soluções de engenharia dadas por Leonardo da Vinci), os navigli são canais feitos originalmente para possibilitar a navegação do lago de Como e dos rios Po e Ticino até o centro de Milão.

Com a chegada dos automóveis os navigli foram abandonados — até que, há alguns anos, as áreas do entorno dos navigli Grande e Pavese tornaram-se pólos de vida noturna. Nas suas margens existem centenas de restaurantes mega românticos, barzinhos e lojas de arte e artesanato.

Um ritual muito milanês é o happy hour. Há uma grande variedade de escolha: moderno, visionário, alternativos, criativos ou de negócios! Os bares oferecem os petiscos desde que você tome uma bebida. O drinque milanês, por excelência é o Negroni que você pode experimentar no Magenta, o mais clássico dos bares da cidade -Via Giosuè Carducci, 13  tel.340 389 3570. Vale a pena!

Dicas e sugestões de passeios em Milão

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)
Duomo

Para ver a “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci – dentro do Monastério de Santa Maria delle Grazie, é preciso agendar antes e a fila de espera é grande.

O Duomo – em estilo gótico – é visita obrigatória. Fica na praça do mesmo nome, não dá para não ver. Visitas à cobertura da catedral, assim como aos Battistero di Santo Stefano, di San Giovanni Battistero e ao Tesoro del Duomo são pagas.
Tel.: +39.02.7202.3375 – email info@duomomilano.it
Acesse o site.

Teatro Alla Scala – Construído no século 18 no lugar de uma igreja, é uma das casas de ópera mais famosas do mundo. Foi o teatro que consagrou, entre outros, Giuseppe Verdi e Maria Callas. O museu conta um pouco de sua história. – Teatro: Piazza della Scala, 7200-3744, 12h/18h (bilheteria). Museu: Corso Magenta, 71, 8942-1146. 9h/18h.

Melhor restaurante para comer peixe:
Da Giacomo – Via Sottocorno 5-6, Tel +39 02 76023313 Uma trattoria informal e com comida excelente? Bebel – Via San Vittore al Teatro, 3 Tel.: 02 4812824

Para comer rápido e bem durante o dia, imbatível é o Panino Giusto.  As saladas e especialmente os sanduiches são feitos com ingredientes incríveis e fresquíssimos. Deliciosos. Existem vários pontos. Para você escolher o melhor para você, consulte o site.

Para os gourmands, a loja a ser visitada é Peck – Pense em alguma iguaria, produtos e acessórios para a culinária mais requintada. Lá tem. Cuidado com o bolso!
Via Spadari 9, Milano

Um guia online bom para consultas sobre tudo é o ciaoMilano

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1) Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)
Nobu Milão e Bar Magenta

Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1) Turismo em Milão   Veja dicas de moda, passeios, compras e gastronomia (parte 1)
Bianco Bar e Restaurante Giacomo

Por Angela Barretto

(Angela adora escrever e viajar.
Viagens abrem a percepção, os sentidos e a vida ao desconhecido,
Trazem conhecimento, novos amigos e diversão.
“Viajar é preciso”, como diz o poeta.
Contato: viagemab@gmail.com)

Publicação: 13 de janeiro de 2012

AUTOR

Angela adora escrever e viajar. Viagens abrem a percepção, os sentidos e a vida ao desconhecido, Trazem conhecimento, novos amigos e diversão. “Viajar é preciso”, como diz o poeta. Contato: viagemab@gmail.com

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
sppp-2011
Estilista Mario Queiroz faz palestra na São Paulo Prêt-à-Porter

O conceituado estilista de moda masculina Mario Queiroz será um dos palestrantes da segunda edição da São Paulo Prêt-à-Porter -...

Fechar