Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Trabalhos artesanais e hand made – tudo que é feito a mão – estão entre as principais tendências para as próximas estações, ao lado do étnico, uma referência que permanecerá forte e traz inspirações como boho, hippie chic e outras.

Vestido e crochê são duas das coisas que as brasileiras adoram na hora de se vestir. Um vestido de crochê é, então, uma das roupas favoritas, que une a praticidade da peça única com a delicadeza e o romantismo do artesanal.

Estilistas especializadasna crochê tem cada vez mais ganhado destaques, trazando estilo e ousadia para os modelos. Estes são da Giovana Dias.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1 Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1 Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Uma dica para deixar os vestidos ainda mais estilosos, é ousar nas cores, apostando em combinações inusitadas.

Para você que é fã do crochet, o blog da Círculo, possui muitos modelos com gráficos, receitas e passo a passo. Selecionamos alguns modelos para você se inspirar em diferente shapes: longos, curtos e plus size:

Vestido longo de crochê manga ampla

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1Veja também mais dicas, modelos e receitas em nosso Canal do Crochê

Material:

Ag. para crochê Círculo nº 3mm.

Pontos utilizados:

Correntinha (corr.). Ponto baixo (p. b.): introduza a ag. laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Meio ponto (m. p.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p. a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto fantasia 1, 2 e 3: siga o gráfico correspondente. Motivos 1 e 2: siga o gráfico correspondente.

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. fantasia 3 com a ag. nº 3mm = 25 p. x 8 carr.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução:

Frente e costas – São iguais, trabalhas juntas e em círculo. Comece pelos motivos da pala. Motivo 2 – Faça uma corr. de 6 p. feche em círculo e trabalhe o motivo nº 2 seguindo o gráfico correspondente. Faça 9 motivos iguais unindo-os entre si um ao lado do outro formando uma tira, na confecção do último motivo feche em círculo. Terminado os motivos faça em um dos lados dos motivos uma carr. de acabamento seguindo o gráfico. Em seguida trabalhe em p. fantasia nº 1 seguindo o gráfico correspondente, repita de * a * no sentido dos p. (10 v.).  Terminado o gráfico, trabalhe em p. fantasia nº 2 seguindo o gráfico, repita de * a * (30 v.). Na 7ª carr. para uma manga, trabalhe em círculo em 10 vezes de * a * do gráfico no sentido dos p.. Faça mais 2 carr. em p. fantasia nº 2 seguindo o gráfico no sentido dos p. e rem.. Pule 5 vezes de * a * do p. fantasia nº 2 e faça a outra manga igual. Para frente e costas trabalhe em círculo no restante dos p., aum. em baixo da manga uma vez de * a * (ficam 12 vezes de * a *). Continue em p. fantasia nº 2 seguindo o gráfico por mais 11 carr., em seguida trabalhe em p. fantasia nº 3 seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (36 v.). Faça 7 carr. e rem.. Deixe à espera. Motivos 1 – Faça uma corr. de 6 p. feche em círculo e trabalhe o motivo 1 seguindo o gráfico correspondente. Faça 9 motivos iguais unindo-os entre si um ao lado do outro formando uma tira. Na confecção do último motivo feche em círculo. Terminado os motivos faça em um dos lados dos motivos uma carr. de acabamento seguindo o gráfico, unindo com p. b. na parte à espera. Faça do outro lado dos motivos uma carr. de acabamento seguindo o gráfico. Em seguida trabalhe do seguinte modo: 7 carr. em p. fantasia nº 3 seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (72 v.), 14 carr. em p. fantasia nº 1 seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (9 v.), 7 carr. em p. fantasia nº 3 seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (57 v.), 21 carr. em p. fantasia nº 2 seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (21 v.) e rem..

Tamanho – 38/40

Artesã: Angélica Schmitt

Vestido curto ponto pipoca

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1Veja mais vestidos, gráficos e outros modelos no blog da Círculo.

Material:

Ag. para tricô Círculo nº 3, ag. circular nº 3, ag. para crochê Círculo nº 3mm, 1 botão dourado com 2 cm de diâmetro.

Ponto utilizado

Barra 1/1: 1 m., *1 t., 1 m.*. Ponto meia: direito em m., avesso em t.. Ponto pipoca: 1ª carr.: (avesso do trabalho) 1 p. de borda, * 3 p. no p. seguinte (1 m., 1 t., 1 m.), 3 p. juntos em t.*, 1 p. de borda. 2ª carr. e todas as pares: em t.. 3ª carr.: 1 p. de borda, * 3 p. juntos em t., 3 p. no p. seguinte (1 m., 1 t., 1 m.)*, 1 p. de borda. 5ª carr.: volte a 1ª carr..

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. pipoca nas ag. nº 3 = 34 p. x 36 carr.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução:

Costas – Monte 142 p. nas ag. nº 3 e tric. em barra 1/1. A 1 cm do início tric. em p. pipoca. A 48 cm do início para as cavas rem. de cada lado 9 p.. A 60 cm do início do trabalho para abertura das costas divida o trabalho ao meio e tric. cada lado separadamente. A 64 cm do início rem..

Costas – Trabalhe como nas costas até 52 cm do início. Nesta altura para abertura da frente rem. os 60 p. centrais e trabalhe cada lado separadamente, aum. do lado dos p. rem. cada 2 carr.: 6 p. (5 v.). Nesta altura tric., novamente com todos os p.. A 64 cm do início rem..

Acabamento – Costure os ombros em 11 cm de cada lado das cavas. Levante 102 p. ao longo das cavas com as ag. nº 3 e tric. em barra 1/1. A 1 cm dos p. levantados rem.. Levante 150 p. a toda volta da abertura da frente com a ag. circular faça uma carr. em p. meia e rem.. Levante 100 p. ao redor do decote com as ag. nº 3 e tric. em barra 1/1. A 1 cm do início dos p. levantados rem.. Para a casa do botão, prenda o fio na abertura esquerda do decote das costas com a ag. de crochê faça uma corr. com 8 p. feche em círculo e rem.. Pregue o botão na abertura direita das costas.

Tamanho – 38/40

Artesã: Milla Vieira Criações

Vestido curto de crochê Anne

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1Vestidos de Crochê com gráficos

Material:

Ag. para crochê Círculo 1,75mm; Ag. de tapeçaria; Tesoura

Pontos utilizados – Corr. – correntinha, p.bx. – ponto baixíssimo, p.b. – ponto baixo, m.p.a. – meio ponto de alto,  p.a. – ponto de alto, p.a.d. – ponto de alto duplo, p.a.t. – ponto alto triplo, 5 p.a.f.j. – 5 pontos altos fechados juntos com p.b..

Abreviaturas – Nov.  – novelo, carr. – carreira, ag. – agulha, trab..: trabalhe, diag. – diagrama

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução:

Roseta A – Com o fio Anne na cor bege e ag. de crochê de 1,75mm inicie a roseta fazendo o anel mágico. 1ª carr.: 3 corr., 17 p.a., 1 p.bx. para fechar a carr. Da 2ª até  a 9ª carr. continue seguindo o diag. 1. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx.

Roseta B – Com o fio Anne na cor bege e ag. de crochê de 1,75mm inicie a roseta fazendo o anel mágico. 1ª carr.: 3 corr., 13 p.a., 1 p.bx. para fechar a carr. Da 2ª até  a 10ª carr. continue seguindo o diag. 2. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx.

Vestido – Frente e Costas – Para compor a parte central do vestido faça 2 rosetas (A) acompanhando o diag. 1, 1 roseta (A) do diag. 1 da 1ª até a 8ª carr., faça 1 roseta (B) acompanhando o diag. 2. Siga o esquema de distribuição para uni-los entre si com p.bx. Trab. agora cada lado separadamente. Nas laterais superior da parte das costas trab. acompanhando o diag.3 e o p. de rep. da 1ª até a 8ª carr.. Na parte superior da frente trab. acompanhando o diag. 4 e o p. de rep.. Trab. em carr. de ida e volta. Após o termino desta etapa trab. a parte inferior das rosetas frente e costas de uma só vez. Trab. acompanhando o diag. 5 da 1ª até a 3ª carr., em seguida trab. o barrado acompanhando o diag. 6 da 1ª até a 28ª carr.. Trab. em carr. circulares e feche cada carr. com 1 p.bx. Acabamento – Mude para a ag. de tapeçaria e o fio Anne na cor bege e costure os ombros (12cm).  Retorne para a ag. de crochê de 1,75mm e trab. ao redor do decote 1 carr. de p.b. Cordão –  Com o fio Anne na cor bege e ag. de crochê de 1,75mm trab. um cordão de 1m em corr., transpasse este cordão na parte inferior do decote entre os seios e amarre formando um laço determinando a abertura do decote. Mangas – Para compor a manga trab. uma roseta (A) acompanhando o diag. 1. Ao fazer a 9ª carr. do diag. vá prendendo a roseta ao redor da cava. Após o termino desta etapa trab. na lateral da roseta o complemento da manga acompanhando o diag.7 da 1ª até a16ª carr. Faça a outra manga igual.

Artesã: Antonia Fernandes

Vestido de crochê plus size

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Modelo plus size -Vestidos de Crochê com gráficos

Material:

Agulhas para tricô Círculo nº 3 e nº 4;

Agulha para tapeçaria, para costurar.

Pontos Utilizados:

Ponto Barra 1×1 – Gráfico 1: 1 ponto meia, 1 ponto tricô. Avesso, acompanhando o ponto.

Ponto Meia: lado direito do trabalho em ponto meia e avesso do trabalho em ponto tricô.

Ponto Meia Alongado:

1ª Carreira: Trabalhar todos os pontos em ponto meia, porém enrolando o fio 3 vezes em volta da agulha.

2ª Carreira: Trabalhar todos os pontos em ponto tricô, usando o fio da frente e deixando cair as outras duas laçadas, formando o ponto alongado.

Ponto Ajur – Gráfico 2:

1ª Carreira: 1 meia, *1 laçada, 2 pontos juntos em meia*, 1 meia

2ª Carreira: em tricô.

3ª Carreira: em meia.

4ª Carreira: em tricô.

5ª Carreira: 1 meia, *1 laçada, 2 pontos juntos em meia*, 1 meia.

6ª Carreira: em tricô.

Amostra: um quadrado de 10 cm, em ponto meia, nas agulhas nº 4 = 14 pontos x 19 carreiras.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução:

Frente e costas são tricotadas iguais.

Montar 100 pontos nas agulhas nº 3 e tricotar em ponto barra 1×1 (gráfico 1) por 5 cm. Passar para as agulhas nº 4 e tricotar conforme descrito abaixo. Ao mesmo tempo, para a cintura do vestido, diminuir os pontos conforme indicado. Após as diminuições, restam 88 pontos. Posteriormente, para formar as mangas do vestido, aumentar os pontos conforme indicado, totalizando 94 pontos.

6 carreiras em ponto meia (diminuir 1 ponto de cada lado na 5ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado (1ª e 2ª carreiras do ponto meia alongado)

4 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia (diminuir 1 ponto de cada lado na 1ª carreira em ponto meia)

6 carreiras do Gráfico 2 – Ponto Ajur

2 carreiras em ponto meia (diminuir 1 ponto de cada lado na 1ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado.

4 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia (diminuir 1 ponto de cada lado na 1ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado

4 carreiras em ponto meia (diminuir 1 ponto de cada lado na 3ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia

6 carreiras do Gráfico 2 – Ponto Ajur (diminuir 1 ponto de cada lado na 3ª carreira do gráfico).

2 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado

4 carreiras em ponto meia (aumentar 1 ponto de cada lado na 3ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia (aumentar 1 ponto de cada lado na 1ª carreira em ponto meia)

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia (aumentar 1 ponto de cada lado na 1ª carreira em ponto meia)

6 carreiras do Gráfico 2 – Ponto Ajur (a essa altura, seguir tricotando reto, para as cavas)

2 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado

4 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado

2 carreiras em ponto meia

6 carreiras do Gráfico 2 – Ponto Ajur

2 carreiras em ponto meia

2 carreiras em ponto meia alongado.

Trabalhar por mais 4 cm em ponto barra 1×1 (gráfico 1). A 77 cm do início do trabalho, rematar todos os pontos.

Montagem a acabamento:

Unir frente e costas do vestido, costurando, com a agulha para tapeçaria, 10 cm de cada lado para formar os ombros. Com a agulha de tricô nº 3, levantar 90 pontos ao redor das cavas e tricotar em ponto barra 1×1 por 3cm. Rematar todos os pontos.

Costurar as laterais do vestido.

Vestido de crochê com tule

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Vestidos de Crochê com gráficos

Material

Agulha para crochê Círculo nº 1,5mm

1 zíper com 45 cm

Tule preto

Tecido para forrar o vestido.

Tamanho: 38/40

Ponto utilizado

Correntinha (corr.). Ponto baixíssimo (p.bxmo.): Introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag.. Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto fantasia 1 e 2: siga o gráfico correspondente. Ponto de arcos: siga o gráfico. Bico: siga o gráfico.

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. fantasia nº 1 seguindo o gráfico = 36 p. x 18 carr.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução

Frente e costas – São começadas juntas pela barra. Faça uma corr. de 336 p. feche em círculo e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico nº 1, repita de * a * (28 v.). A 36 cm do início do trabalho para a abertura das costas divida o trabalho ao meio e trabalhe em carr. de ida e volta. Ao mesmo tempo trabalhe em p. fantasia seguido o gráfico nº 2. A 44 cm do início do trabalho para o decote da frente deixe de fazer os 2 p. centrais e trabalhe cada lado separadamente. Deixe de fazer do lado do decote cada em cada carr.: 1 p. (20 v.) e cada 2 carr.: 1 p. (11 v.). Ao mesmo tempo a 62 cm do início do trabalho para as cavas divida o trabalho ao meio e trabalhe cada lado separadamente. Nesta altura para as costas rem. os p.. Para as frentes deixe de fazer do lado da cava em cada carr. 3 p. e 2 p. (2 v.). A 67 cm do início do trabalho rem.. Faça o outro lado igual.

Mangas – Faça uma corr. de 36 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia nº 1, seguindo o gráfico, repita de * a * (6 v.). A 8 cm do início trabalhe do seguinte modo: 5 cm em p. de arcos e * 2 cm em p. fantasia nº 1, seguindo o gráfico e 5 cm em p. de arcos*. A 48 cm do início do trabalho para a cava, trabalhe em p. fantasia nº 1, seguindo o gráfico. Ao mesmo tempo, deixe de fazer de cada lado em cada carr.: 2 p. (20 v.). A 60 cm do início do trabalho rem..

Montagem

Faça ao longo do decote da frente uma carr. de p. b. e uma carr. de picº seguindo o gráfico. Faça na parte reta dos ombros uma carr. do bico seguindo o gráfico. Deixe levemente arredondado ao decote com o início do ombro. Faça no decote das costas uma carr. do bico seguindo o gráfico. Corte o tule seguindo as indicações do molde. Costure o tule no vestido orientando-se pelo molde. Faça uma barra no tule a toda volta do decote. Monte as mangas. Faça uma carr. do bico seguindo o gráfico a toda volta dos punhos. Costure o zíper na abertura das costas. Forre o vestido com o tecido. Deixe as mangas e a parte em tule sem forrar.

Vestido de crochê plus size manga longa

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1Vestidos de Crochê com gráficos

Material:

Ag. para tricô Círculo 4,5 mm;

Ag. para tapeçaria.

Pontos utilizados

Ponto meia: direito em m., avesso em t..

Cordões de tricô:  todas as carr. em m.

Ponto com buracos:

1ª carr.: 6m., *5 t., 5 m.,* 5 t., 6 m.; 2ª até 4ª carr.: acompanha o ponto, m. sobre m. e t. sobre t.; 5ª  carr: rem. os p. das regiões em m.: 6m., *5 t., rem. 4 p.,* 5 t., 6 m.; 6ª carr.: recoloque os 4 p. na ag. na região onde foram rematados.

7ª  carr. inverta a colocação dos p. meia e p. tricô: 6t., *5 m., 5 t.,*5 m., 6 t.; 8ª até 10ª carr.: acompanha o ponto, m. sobre m. e t. sobre t.; 11ª  carr: rem. os p. das regiões em m.: 6t., *rem. 4 p., 5 t.,* rem. 4 p., 6 t.; 12ª carr.: recoloque os 4 p. na ag. na região onde foram rematados.

Repita sempre carr. de 1 a 12

Amostra – Um quadrado de 10 cm em p. meia nas ag. 4,5 mm = 15 p. x 20 carr.

Vestidos de Crochê com gráficos e receitas – Parte 1

Execução:

Frente – Monte 77 p. nas ag. 4,5 mm e tricote 20 cm no ponto fantasia com buracos. Na próxima carr de direita passe para o ponto meia e trabalhe os 77 p. até a peça atingir 60 cm do inicio, terminando com uma carr de direita.

Na próxima carr., para acinturar dim. 1 p. de cada lado e mais 1p de cada lado (6 v) a cada 4 carr. (63 p. ao final das diminuições). A 72 cm do inicio, aum., de cada lado 1 p. e mais 1 p. de cada lado(3 v) a cada 4 carr.. A 50 cm do inicio do trabalho, forme a cava, diminuindo, de cada lado, a cada carr. 3p. (1 v), 2p. (1 v) e 1 p. (1 v) (59 p.). Neste ponto passe novamente para o ponto fantasia com buracos para e mantenha esse ponto ate o fim da peça. A 17 cm do inicio da cava, trabalhe o decote, rematando os 41 p. centrais e trabalhando os 9 pontos de cada lado por 3 cm em cordão de tricô.

Costas – Trabalhe como nas costas até a altura do decote. Continue por mais 3 cm no ponto fantasia e rem. os 59 p.

Mangas – Monte 40 p. nas ag. 4,5 mm e tricote em ponto fantasia com buracos. A 5 cm do início aumente, para a forma das mangas, a cada 8 carr, a cada lado 1 p. (8 v) (56 p. ao final dos aumentos). A 48 cm do inicio forme a cava rem. de cada lado, a cada 2 carr., 3 p. (1 v), 2 p. (3 v). a cada 4 carr. 1 p (4 v) e a cada 2 carr. 2 p. (2 v), 3 p. ( 2 v) e rem. os 10 p. restantes.

Montagem – Com a ag. de tapeçaria, costure os ombros, monte as mangas, costure as laterais e as laterais das mangas.

 

Todos os modelos, receitas e gráficos são reproduções do blog da Círculo.

Gostou? Curta nosso instagram: @fashionbubblesoficial

Publicação: 31 de março de 2016

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES