Vinho com chocolate – Chocommelier: uma explosão sensorial

Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

Esta semana vou falar sobre uma experiência sensorial absolutamente incrível que envolveu a degustação e a harmonização de vinhos com chocolates.

Comecemos pela degustação. Estava eu passando pelo bairro de Pinheiros, sem grandes planos, até que subitamente resolvi usar o Foursquare para saber se algo me chamaria a atenção… Eis que, surge uma tentação irresistível: uma casa chamada Chocommelier. O nome já diz tudo: chocolates e vinhos!

Não precisava de mais nada. Dirigi imediatamente pra lá e descobri que o local serve um menu degustação/experimentação de seus mais finos chocolates, harmonizados com vinhos, cuidadosamente selecionados, para realçar ou transformar os sabores!

Minha prova foi a seguinte:

Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

  • Chocolate 1: Laranja com Mel e Vinho 1: Feinherb – Riesling 2011. Veredito: A mais perfeita harmonia!!!

Não sou um grande adepto de vinhos alemães brancos. Nossa história recente é marcada pelos vinhos “Garrafa Azul” que viraram uma grande moda e depois desapareceram, certamente por sua baixa qualidade. Mas, esta harmonização ficou absolutamente perfeita!

Incrível como tudo ganhou cores mais vivas!

  • Chocolate 2: Meio-Amargo e Vinho 2: Doña Paula – Malbec – 2014. Veredito: A harmonia que transforma os sabores. O chocolate acabou não me agradando porque eu esperava que ele fosse menos adocicado, ou melhor, que ele não tivesse um sabor tão marcante de avelãs.

O chocolate, por fim, lembrava e muito uma Nutella menos doce. Soube, mais tarde, que isso era justamente o efeito da harmonização e não o “verdadeiro” sabor do chocolate. Meu queixo caiu! Uau! É possível fazer TUDO isso com vinho e chocolate?

  • Chocolate 3: Grana Padano e Vinho 3: Mavrodaphne Patras – 1991. Veredito: A mais exótica, o chocolate leva parmesão. O vinho é quase um vinho do Porto tal seu aspecto licoroso. Sim, é exótico. Sim, explodem sabores. Sim, você vai ficar feliz de ter vivido tamanha experiência.

Enfim, vale muito a pena seguir as recomendações de quem estudou e conhece a fundo o poder da harmonização para além daquelas regras mais básicas. A casa Chocommelier é um destes lugares criados para você dizer: “Porque hoje eu mereço!”

Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

A Chianti Chocommelier foi ganhadora do prêmio Veja São Paulo Comer e Beber 2015

 Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

A loja também possui ótimas opções de presentes em  vinho com chocolate – Chocommelier

Por Charles Schweitzer ( @schweitzer1977) na crônica semanal: O Vinho que bebi essa semana

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Vinho com chocolate   Chocommelier: uma explosão sensorial

Publicação: 4 de dezembro de 2015

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Tendência looks branco e bege – Elegância surpreendente nos looks 2016/2017

O que um dia já foi condenado, hoje é sinônimo de elegância. Looks que combinam branco e bege surgem como...

Fechar