Vinho e Cinema – Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

Vinho e Cinema   Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

Atenção: este artigo não possui spoilers, apenas conta um pouco do enredo de um filme, pode ler à vontade!

Motivado pelo lançamento do BOX “Reserva Especial” com 3 DVD’s e tendo apenas os filmes como companhia para saborear um bom vinho, decidi escrever hoje sobre a combinação entre Vinho e Cinema, por um motivo, digamos, particular…

Assim como nunca consegui empunhar com maestria um grande jornal em um transporte coletivo sem dobrá-lo de forma herética, jamais conseguiria empunhar uma taça de vinho e um livro simultaneamente! Então, faço a opção de ver o filme, neste caso. Pois bem, o box “Reserva Especial” contém 3 filmes, todos eles intimamente ligados ao tema:

  • 1.Um bom ano (2005)
  • 2. Sideways (2004)
  • 3. Caminhando Nas Nuvens (1995)

Vinho e Cinema   Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

Decidi, por pura sorte, assistir “Caminhando Nas Nuvens”. Não sou crítico de cinemas, mas, creio que classificar o filme como uma “Comédia Romântica”, seria um erro. O filme está mais para um conto de fadas ao melhor estilo Disney.

A princesa neste caso é vivida pela então jovem atriz mexicana Angélica Aragón que interpreta uma estudante grávida prestes a ter que revelar aos pais que será, como dizem, “mãe solteira”.

Keanu Reeves é o príncipe encantado que é ex-combatente da segunda guerra e que aceita o papel de “marido provisório”, para ajudar a pobre moça no processo de contar o caso para a família. Mas, onde entra o vinho nesta história? Bem, o cenário é puro vinho!

Mais de 80% do filme é rodado dentro da ficcional vinícola “Las Nubes”, que na verdade, é formada pela união de fotografias realizadas em 6 vinícolas da região do Vale de Napa, na Costa Oeste Americana. Realmente, Las Nubes, vocês verão no filme, é essa salada de vinícolas e cultura enófila.

Veja: O gênio Anthony Quinn é o patriarca da família Aragón. Uma tradicional família mexicana que prosperou produzindo bons vinhos na costa oeste americana com a técnica portuguesa de pisar as uvas (falamos sobre a técnica no fim do artigo), rituais astecas para garantir boas colheitas e, claro, a benção de um padre católico.

Assistindo ao filme, você vai jurar que a família, é, por definição italiana. É, uma pena, contudo, que a vinícola seja ficcional. Em 1995, a Internet, como conhecemos hoje, não existia. Imagino o que um filme como este teria feito em termos de “Free Mídia” para o vinho e sua vinícola.

Mas, nem tudo está perdido, existe, no México, a cerca de 130km’s de San Diego, uma Vinícola com o mesmo nome. É, provavelmente o mais perto que se pode chegar de Caminhar Nas Nuvens.

O vinho, lá produzido, tem excelentes críticas, mas nenhum representante ainda no Brasil. Pena. Agora, se você quiser conhecer mais sobre a sinergia entre Cinema e Vinho, que tal dar uma chance aos vinhos feitos por nada mais, nada menos, Francis Ford Coppola? Pois é.

O diretor de “O Poderoso Chefão”, quem diria, inspirado por seu avô que produzia seu próprio vinho em tonéis de concreto em um porão em Nova Iorque, ergueu sua própria vinícola na Califórnia. Seus vinhos podem ser encontrados no Brasil através da Ravin e são excelentes companhias para um filme, do próprio Coppola, quem sabe…

Vinho e Cinema   Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

Voltando a “pisada das uvas”, trata-se de um processo usado para se extrair o suco das uvas, sem quebrar as sementes. Várias vinícolas permitem que seus turistas “brinquem” de pisar as uvas para extrair seu mosto, mas, o que para nós é pura diversão, para o “profissional do calcanhar” é uma marcha desgastante de várias horas, não à toa, desenvolveram pisadores mecânicos que imitam o processo. Ainda assim, algumas vinícolas mantém-se fieis ao processo artesanal.Tudo para garantir o melhor vinho possível!

Cheers!

Vinho e Cinema   Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

 

Por Charles Schweitzer (@schweitzer1977) na crônica semanal: O Vinho que bebi essa semana.

(Charles Schweitzer é Marido Pleno, Pai Sênior (gêmeas e mais um) e nasceu em 1977, ano de estreia de StarWars. Executivo de Marketing de uma multinacional francesa, está no mercado há mais de 15 anos, sempre ligado à Inteligência de Mercado e a Inovação. Já foi triatleta, mas hoje, leva o esporte mais como um hábito de saúde. Vive todas as experiências que pode, inclusive já pilotou um F1.)

Vinho e Cinema   Dica de filmes que se passam no universo dos vinhos

Publicação: 11 de fevereiro de 2016

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Button-front skirt – A saia de botões frontais será a mais nova queridinha do seu closet

Prepare-se para adicionar mais um item básico ao seu closet: a button-front skirt, ou saia de botões frontais. Ela apareceu...

Fechar