Xadrez para eles – Um básico na moda masculina

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina

O xadrez não é mais apenas um clássico – já virou um básico no guarda-roupa masculino. Ele aparece em calças, casacos, acessórios e principalmente em camisas, que são as favoritas na moda masculina.

Com padronagens amplas ou miúdas, bicolores ou super coloridas, o xadrez pode compor um look super casual para passear, mais sóbrio para o trabalho ou sofisticado para um evento importante. Não é preciso ser nenhum expert para compor um visual com xadrez – a estampa vai bem com qualquer outra peça básica, como uma calça jeans e uma jaqueta de couro.

A camisa xadrez, porém, é mais do que um simples item básico. A peça foi um dos símbolos do grunge, movimento musical que surgiu em Seattle nos anos 90 e propagou um estilo único entre os jovens da época: cabelos desarrumados com aspecto sujo, calças jeans puídas com cara de velhas, tênis estilo All Star e a famosa camisa xadrez.

De acordo com Ricardo Oliveros, esses garotos de Seattle foram os responsáveis por propagar no mundo da moda essa peça que antes era conhecida como “camisa de lenhador”. Elas eram populares no Canadá e em regiões frias dos Estados Unidos.

Feitas de flanela – aquele tecido felpudo, mistura de algodão com lã -, elas eram usadas desde o século XVI nos tartans dos clãs da Escócia e País de Gales – lugares que possuem o xadrez como um de seus símbolos.

Quem primeiro detectou o xadrez como tendência de moda foi o estilista Marc Jacobs, que criou uma coleção para a Perry Ellis inspirada no movimento grunge em 1992. Entretanto, a coleção não foi muito bem recebida pela marca, que não gostou da ideia de se associar a jovens desarrumados “anti-moda”. A coleção acabou causando a demissão de Jacobs.

Ainda segundo Ricardo Oliveros, o espírito grunge ressurgiu quse 20 anos depois entitulado de “Nu Grunge”, ou novo grunge. As camisas ganharam uma modelagem mais atual, menos ampla, e os xadrezes vieram com contrastes de tons.

Leia também: Especial Moda Masculina – O que todo homem precisa ter para estar bem vestido (Parte 1 e 2)

Veja alguns looks masculinos com xadrez que ficam ótimos em qualquer pessoa e ocasião.

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Fotos: Gossip Boy

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Fotos: Homens Modernos e I am Fashion

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Fotos: Gossip Boy

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Robert Pattinson. Fotos: All Moda

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Justin Bibier. Fotos: All Moda

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Carlos Casagrande. Fotos: All Moda

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Ricardo Tozzi. Fotos: Contigo

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Xadrez para eles   Um básico na moda masculina

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Xadrez para eles   Um básico na moda masculina

Xadrez para eles   Um básico na moda masculina Xadrez para eles   Um básico na moda masculina

Fotos: Uol Estilo

Foto de abertura: Skyler Floripa

Publicação: 17 de dezembro de 2010

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
foto54
100 fatos e fotos que marcaram o mundo da moda em 2010

Fim de ano é sempre uma época de retrospectiva. O Portal Terra preparou uma seleção com as 1000 melhores fotos...

Fechar