Coleção produzida em tempo real no Reality Project será apresentada na Casa de Criadores

 Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores

O Reality Project foi pioneiro no país, o projeto inovador no mundo da moda, foi produzido no Dragão Fashion em Fortaleza

No dia 22 de junho, a Casa de Criadores, em São Paulo, irá conhecer o resultado de um projeto inédito no mundo da moda. Uma coleção que levaria cinco meses para ser criada e que foi produzida coletivamente com sucesso, em apenas 05 dias, será apresentada na 31ª edição do evento, que acontece em São Paulo. A coleção “A Hora do Brasil” surpreende pela beleza e criatividade das peças e é fruto do Reality Project, ação desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE , dentro da programação do Dragão Pensando Moda, evento de moda que aconteceu entre os dias 09 e 13 de abril, em Fortaleza.

Desenvolvida, em tempo real, a coleção foi a grande atração do workshop ministrado pelo estilista Jum Nakao como uma das ações do Dragão Pensando Moda, que promoveu palestras e oficinas com profissionais do trade da moda em um espaço destinado a discussões e reflexões sobre o mercado.  A iniciativa foi realizada pelo Núcleo Corporativo Nordeste do Senac, com o apoio do Departamento Nacional da Instituição.  Com uma cobertura full time, a Indústria Criativa foi transmitida ao vivo, via internet para todo o Brasil, oportunizando aos profissionais de moda uma rica experiência que aliou a teoria à prática.

Produzida em conjunto por 20 profissionais, entre estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac/CE e estudantes, sob a coordenação do estilista Jum Nakao,  “A Hora do Brasil” tem como tema central as riquezas do Nordeste.  Ao todo, 22 looks compõem a coleção, produzida com elementos regionais como couro, crochê, renda, corda, osso, entre outros.

Segundo a consultora técnica de Produção Cultural e Design do Senac/CE, Eveline Costa, promover o desenvolvimento profissional da cadeia é o objetivo do Núcleo de Moda do Senac Ceará. “Fortaleza é um grande pólo do setor, e uma forma do Senac apoiar e contribuir para o crescimento da moda cearense é por meio do aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham na área.  O Reality Project possibilitou a visibilidade da cadeia de moda aos participantes, através da efetuação de todas as etapas que levam ao processo de criação e construção da coleção”.

De acordo com Jum Nakao, coordenador do projeto, a Indústria Criativa foi a realização de um grande sonho. “Eu havia concebido esse projeto há muito tempo e o Senac veio ajudar a viabilizar a ideia que eu tinha em compartilhar com as pessoas o que está por trás da construção de uma coleção. Foi uma experiência enriquecedora e um aprendizado muito tocante em ensinar e aprender com todos os que participaram da criação da coleção. Compartilhar este projeto com os participantes e o público foi maravilhoso”, declarou o estilista.

Ainda durante o evento Casa de Criadores, além do desfile da coleção “A Hora do Brasil”, acontece também no dia 22 o desfile de Encerramento dos Cursos de Graduação de Moda do Centro Universitário Santo Amaro do Senac SP.

Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores

Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores
Imagens via Márcia Trevessoni

Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de CriadoresColeção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores
Imagens via Márcia Trevessoni

Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores

Imagens via Márcia Trevessoni

Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores Coleção produzida em tempo real no Reality Project será  apresentada na Casa de Criadores

Casa de Criadores

A Casa de Criadores surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções. O objetivo principal do evento era o de criar um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Seu foco era a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras.

Dessa iniciativa surgiu um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira. Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana, que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros -nos mais variados estágios de carreira.

Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, KarllaGirotto, Mário Queiroz, V.Rom, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Erika Ikezili, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Elisa Chanan, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Gêmeas, WalérioAraújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.

Serviço
Casa de Criadores
Data: 22 de junho
Local: Memorial da América Latina – São Paulo

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – Zona Oeste (Metrô Barra Funda)

Horário: 21 horas

 *Desfile da Coleção “A Hora do Brasil” – Indústria Criativa

Fonte: DOIS.COM

Publicação: 21 de junho de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
arrumas as malas
Viagens – Saiba tudo o que você deve levar para aproveitar as férias de inverno

Faltam pouco menos de 20 dias para o mês de julho, período de férias escolares e quando muitos pais aproveitam...

Fechar