DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

O DFB 2017 comemorou os 18 anos do Dragão Fashion celebrando a região Nordeste como uma usina criativa e multicultural, símbolo de resistência e oásis da moda autoral no país. Entre os excelentes designers que apresentaram suas coleções no evento, fizemos uma lista dos 5 nomes imperdívreis para os apaixonados por moda do país inteiro. Confira:

Paula Pinto Villas-Boas (Bikiny Society) – DFB 2017

Nascida e crescida com o pé na areia da praia, Paula se apaixonou pelas possibilidades criativas do mundo da moda e foi estudar na Europa, retornando ao país para trabalhar como estilista em uma das grandes marcas de moda praia do Brasil. Em 2009, ela fixou residência em Genebra e, contrariando as expectativas, lançou uma marca de biquinis em meio ao frio dos Alpes Suíços. As peças eram vendidas timidamente no quarto de hóspedes de seu apartamento, mas logo a fama de suas criações se espalhou e hoje a Bikiny Society está à venda nas principais boutiques espalhadas pelo mundo. Hoje a marca cria um novo conceito de Beach Couture, equilibrando o chic e o descolado, com shapes brasileiríssimos e lifestyle global. No DFB 2017, a coleção veio com visual bastante natural, modelos com cara de recém bronzeadas e biquinis em tons terrosos e crus, brincando com materiais como o couro, algodão e muito linho desfiado para as saídas de praia.

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer Biking Society  Verão 2018  © Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

Lindebergue Fernandes – DFB 2017

Uma explosão de criatividade define o estilista Lindebergue Fernandes, que aos 40 anos vem se firmando como um dos nomes mais fortes da cena autoral cearense. A paixão pela moda começou na adolescência e o levou a buscar um curso profissionalizante do SENAC. Ele começou a participar do Dragão Fashion em 2002 e desde então se transformou em uma das atrações mais esperadas do evento. Sua passarela é marcada por um turbilhão de referências artísticas, combinadas com mensagens poderosas de viés político e espiritual. Lindebergue cria roupas que falam e leva temas sempre muito pertinentes para as passarelas. No DFB 2017, os looks vieram com referência na indumentária dos ritos católicos, de padres, feiras e diáconos, contrastando com estampas de vitrais e palavras em vermelho brilhante. A inspiração foi autorreferencial, vinda dos anos que passou como coroinha católico, e a mensagem passada era de devoção, pedindo por momentos menos turbulentos e de maior paz.

 

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

Lindebergue Fernandes Verão 2018  © Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

Weider Silveiro – DFB 2017

Prata da Casa de Criadores, Weider Silveiro é hoje um dos nomes mais conhecidos na moda autoral do País. Através de suas coleções sazonais, que têm como principal característica a junção de design contemporâneo com matéria prima experimental, ele propõe uma nova modelagem para a indumentária feminina, fugindo do óbvio e sempre privilegiando o artesana. O estilista piauiense foi à Espanha de Madonna para criar sua coleção “La Isla Bonita”, desfilada no DFB 2017. Upcycling com atitude latina marcaram o desfile, que teve muitos camisetões, camisaria desconstruída e denim reaproveitado, criando peças únicas e com brisa vintage vinda diretamente dos anos 80.

 

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

Weider Silveiro Verão 2018  © Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

 

Kallil Nepomuceno – DFB 2017

Há mais de 20 anos no mundo da moda, o designer sempre supreende com o requinte e a ousadia de seus vestidos de festa. Como um alquimista, Kallil brinca com as cores e formas, mostrando toda sua maestria através das moulages impecáveis e tecidos finamente trabalhados. Para o DFB 2017, ele dialogou com o street style para criar uma coleção jovem, dinâmica e vibrante, com pinceladas de Versace e looks dignos de passarelas internacionais.

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

Kallil Nepomuceno Verão 2018  © Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

Ivanildo Nunes – DFB 2017

A paixão de Ivanildo pelo mundo na moda começou ainda na infância, quando aos 13 anos começou a fazer vestidos de bonecas que eram vendidos pela sua mãe. Em 2006, ele apresentou sua primeira coleção no Dragão Fashion e hoje é uma das maiores referências em moda festa no Nordeste, desenvolvendo vestidos exclusivos, com bordados impecáveis e muitos detalhes artesanais. Na passarela do DFB 2017, Ivanildo desfilou uma coleção de vestidos ultra sensuais e femininos, inspirados pelo movimento das esculturas do designer russo Naun Gabo. Renda de bico, crochês delicados e renda rechilieu serviram de base para bordados geométricos, aplicados em peças transparentes com shapes que vinham dos anos 20 e 30.

DFB 2017 – Cinco estilistas nordestinos que você precisa conhecer

Ivanildo Nunes Verão 2018  © Roberta Braga, Cláudio Pedroso e Pedro Brago

 

Publicação: 1 de junho de 2017

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS