Dragão Fashion – Helen Rödel

Dragão Fashion   Helen Rödel

Galeria

Fotos: Osvaldo F.

Dragão Fashion   Helen Rödel

Sobre o Estilista

Helen Rödel (27) destaca-se entre os designers de moda de sua geração notadamente pela utilização de técnicas manuais tais como o crochet e o tricot como suporte de suas inovadoras criações. Em sua jovem trajetória a estilista apresentou-se, em 2009, sob a marca Rödel LA na semana de moda islandesa e já desenvolveu para grandes labels brasileiros, peças em crochet para as passarelas do SPFW e do Fashion Rio.

Sobre o caminho que inicia na moda autoral Helen Rödel reflete : “Pensem no Brasil quando tudo era mata. Sou de ascendência alemã e conheço bem as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram aqui e foram engolidos pelo verde e pelo vazio demográfico. Eles abriram picadas nas matas densas e construiram cidades.Vejo assim o trabalho da moda autoral no Brasil, braços fortes, cabeça focada e coração sagrado”.

A escolha da técnica manual, que como conhecemos hoje data do século XVI, tem contribuido para esta aparecer renovada a medida em que Helen propõe a sua visão. Ela aprende com o crochet de ontem mas realiza o crochet de seu tempo, de sua vida e para isso executa um trabalho minucioso em que o acabamento, o perfeito tecimento e a modelagem precisa, que garante modelos sem costuras, se unem à materiais de alta qualidade e designs com conceitos atemporais, resultando em peças valiosas, extremamente delicadas e inovadoras.

Seus crochets exuberantes e luminosos buscam a história e prestam uma homenagem. “Penso que as técnicas manuais são o passado, e agora são o futuro. São artes tradicionais e de infinitas possibilidades para as quais eu oferto a minha visão. Essa fantástica combinação de uma agulha, fios, mãos e mente presente me encanta sobremaneira e meu esforço em renovar a técnica é, além de realização pessoal e crença, uma vontade sincera de que ela se mantenha viva carregando consigo a mudança dos tempos”.

Estudos MMXI, coleção que desfilará neste DFB 2011, é a prova de que Helen Rödel está a conduzir a moda de seu país e sua própria por um território novo e ousado, em que plataformas manuais e tão tradicionamente difundidas são repensadas e reordenadas dentro de um novo tempo e espaço, colaborando para a evolução do design, da técnica e da artesania.

Contato:

www.helenrodel.com.br


Release da Coleção “Estudos MMXI”
 

A designer Helen Rödel apresenta seus mais recentes estudos em uma coleção composta de peças feitas à mão em crochet e tricot com técnica impressionante e precisão sedutora. A estas imponentes e originais construções manuais se unem elementos em jeans e linho, ornamentos em pedrarias e preciosos acessórios em madeira esculpidos pelo artista Mauro Fuke.

A imagem criada suscita uma jovem Lolita tropicalista, de inspiração hippie-concretista, cuja leveza bucólica é bem trançada com um frescor urbano.

O crochet, seu poderoso trunfo, é apresentado principalmente sob a forma do ponto pipoca, um concentrado de seis pontos, que em fato, foi a textura que conduziu a coleção e que resulta em um relevo alto, bastante homogêneo, visualmente muito impactante. O tricot, por sua vez, é trabalhado em padrões mais vazados bem como em pontos que se assemelham a tramas de cestaria. O resultado são peças que congregam tradição e vanguarda, extrema resistência e durabilidade, e cujo design habilmente acompanha a dinâmica destes tempos.

As formas são estruturadas e limpas e em sua maioria ajustadas e as cores, vibrantes, em combinações irresistíveis. Os fios são tecnológicos, em três estruturas e aspectos distintos : extremamente elásticos e opacos; estruturados e luminosos; e os sedosos, maleáveis e brilhantes. A essas combinações de silhuetas, materiais e cores somam-se dançantes franjas de canutilhos, delirantes meias em tricot e uma profusão de listras, o que reafirma a identidade vivaz da criadora.

Publicação: 18 de abril de 2011

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Dona Florinda Dragao 2011 (11)
Dona Florinda – Dragão Fashion 2011

Galeria Fotos: Osvaldo F.   Coleção A grife a Dona Florinda - moda feminina - marca presença na 12ª Edição...

Fechar