Alimentação Infantil – Atenção aos hábitos em casa e na escola

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Nossa Dica

O excesso de peso entre os jovens está sendo considerado um problema de saúde pública. Dados recentes mostram que aproximadamente 13% das crianças entre 6 e 11 anos estão acima do peso.

A obesidade nessa faixa etária aumenta o risco de desenvolver sérios problemas de saúde, como pressão alta, aumento nos níveis de colesterol e tendência a desenvolver diabetes. Situações que décadas atrás não eram normais na infância.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Health Spa

Portanto, é fundamental uma participação ativa dos pais na observação e orientação da alimentação de seu filho, tanto nas escolas, como dentro de suas próprias casas, pois a maioria das crianças e adolescentes se tornam obesos por falta de informação ou distração dos pais.

É importante que os pais mostrem para o filho que cuidar do corpo é uma das várias obrigações que ele terá para a vida toda, ou seja, é uma responsabilidade saber comer com qualidade.

A escola é certamente um local onde os hábitos alimentares saudáveis devem ser ensinados, estimulados e praticados. Porém, cabe à família a manutenção das práticas saudáveis aprendidas pelo filho.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Busy Bees Child Care

A alimentação deve conter o grupo dos carboidratos, que engloba pães, massas, bolos simples, torradas e cereais. O grupo do leite e derivados, como os iogurtes, de preferência aqueles enriquecidos com frutas e fibras.

O ideal é incluir também três alimentos  por dia do grupo das frutas ou sucos naturais. As frutas devem ser as mais variadas possíveis, respeitando a aceitação da criança, pois cada fruta possui vitaminas e minerais diferentes, embora todos sejam importantes para o bom funcionamento do organismo infantil.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Health of Children

Como exemplo, a maçã, que representa uma fruta que não sofre deterioração se mantida fora da geladeira durante o período em que a criança está na escola, e caso seja consumida com casca contribui para o aporte de fibras na alimentação infantil, além de fornecer vitamina B6 (importante no metabolismo geral e essencial para o crescimento normal).

Além da maçã, outras frutas podem ser levadas para a escola, como a banana fonte de vitamina B1, B3, B6 e potássio, a goiaba que contém vitamina B1, B2, B3, vitamina C (aumenta a resistência às infecções) e fibras, a mexerica, entre tantas outras.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Family Health

Chocolates, balas e doces não são proibidos na alimentação da criança, mas devem ser evitados no consumo diário, pois normalmente contém açúcares e gordura em grande quantidade.

Carnes magras, como peixes e frangos; além de legumes, verduras e fibras podem ser apresentadas à criança de forma a estimular o consumo diário e adequado, evitando a monotonia do cardápio.

Envolvê-la na decisão e as vezes até mesmo no preparo de seu alimento, com auxílio dos pais ou responsáveis, contribui para sua educação nutricional.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Busy Bees Child Care

Com uma boa orientação, é importante que a criança tenha autonomia para decidir o que é certo ou errado sobre sua alimentação.

A simples proibição de alimentos na escola ou em casa, não significa que ela tenha compreendido e incorporado hábitos alimentares saudáveis e desejáveis para um melhor estilo de vida.

Comer direito vai ajudar a garantir uma saúde melhor, uma vida melhor. A boa alimentação influencia a vida pessoal e a profissional.

Dicas de um cardápio variado para duas semanas fornecido pelo  Mingau Digital podem ajudar muito, pois ficar “inventando” o que fazer de comida, realmente não é uma tarefa tão simples na rotina das mães.

Desta forma, você pode alterar as combinações e oferecer para seu filho uma alimentação adequada e rica em proteínas, de um jeito lúdico e divertido.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola


Sugestão de Cardápio Semanal

Primeira Semana
Almoço

•    Panqueca de carne e ervilha, cenoura sautê, salada de alface e tomate.
•    Iscas de fígado refogadas, batatas fritas, brócolis ao alho e óleo.
•    Frango , espinafre refogado, salada de beterraba, nhoque de batata.
•    Bife de panela, ratatouille de legumes.
•    Filé de frango à parmegiana, batata soutê, repolho refogado.
Jantar
•    Frango assado, maionese de legumes.
•    Peixe ensopado, pirão, salada de agrião, rabanete e ovos.
•    Bife à milanesa , chuchu sautê, abóbora ao vinagrete.
•    Frango ensopado com vagem, espaguete ao alho e óleo.
•    Arroz com lulas e brócolis.

Segunda Semana

Almoço
•    Picadinho de carne e milho , purê de abóbora, talharim.
•    Almôndegas de peixe , jardineira de legumes.
•    Empadão de frango , salada de couve-flor ao vinagrete.
•    Strogonofe de carne, batatas fritas, arroz com salsinha.
•    Salpicão de frango com cenoura e repolho, batata palha.
Jantar
•    Risoto de frango, salada de palmito e tomate.
•    Carne assada recheada com cenoura, farofa de ovos, couve à mineira.
•    Peixe assado, batata ao molho de manteiga e alcaparras.
•    Peito de frango grelhado, beringela à italiana , arroz à grega.
•    Talharim à bolonhesa.

Alimentação  Infantil   Atenção aos hábitos em casa e na escola

Fontes importantes:

Mingau Digital

Health of  Children

Por Thais Vasconcelos

Publicação: 17 de setembro de 2009

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
ajustar-o-sapato-por-Edgar-Degas
Querendo ajustar o mundo externo ao mundo interno

Ajustar o sapato, por Edgar Degas Na moda procuramos ajustar as tendências às expectativas do consumidor para uma viabilidade comercial....

Fechar