Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

Sempre pensamos no sapato, na blusa que combina com a calça, na bolsa, mas esquecemos de algo que é essencial para complementar o look: a lingerie. Uma escolha mal feita pode acabar com qualquer produção.

Em entrevista concedida a Roberto Navarro, João Braga explica que é praticamente impossível dizer quando o sutiã surgiu e quem foi seu verdadeiro autor.

Em 1889, apavorada com os incômodos espartilhos, a francesa Hermine Cadolle resolveu inovar cortando a parte de cima da peça e criando o amigo do peito de todas nós mulheres. Mas foi em 1914 que a norte-americana Mary Phelps patenteou a idéia e deu uma aparência mais moderna para a peça. Essas duas mulheres revolucionaram os costumes femininos. O sutiã modela, sustenta, esconde, diminui, aumenta… Quando bem escolhido, nos transforma em verdadeiras divas.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

O Símbolo da feminilidade
Nos anos 60, em Atlantic City, logo após a Convenção Nacional dos Democratas, cerca de 400 mulheres ameaçaram queimar seus sutiãs em praça pública como ato de protesto a realização do Concurso Miss America.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo
Polêmica
Na década de 90, a sempre polêmica Madonna, surpreendeu e escandalizou a todos (como de costume) com seu modelito cônico do estilista Jean Paul Gaultier.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo
Bojos e aros
Para quem ainda não faz parte da turma do silicone, pode ser uma solução. Esse modelo dá volume, uniformidade e pode até fazer um “verdadeiro milagre” na sua produção.
Quem tem pouco seio, não pode exagerar no bojo, ou comprar um modelo de numeração menor, pois pode se sentir incomodada e ganhar marcas nas costas. Já existem alguns bojos anatômicos que podem, também ser usados por quem já tem um tamanho bom, mas quer dar uma destacada na comissão de frente.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo
Rendas, estampas e bordados

Na hora da escolha é um modelo mais lindo que o outro. As estampas são uma graça: listras, flores, xadrez, uma infinidade de opções. Mas, atenção, estampa aparecendo por baixo da roupa não é legal. Quando vestir uma roupa clara ou de tecido mais fino, de preferência use uma lingerie lisa, na cor da peça ou da cor da pele como nude e chocolate. Até sutiãs brancos podem ficar muito evidentes se forem usados com roupas também nessa cor.
Rendas, lacinhos, pedras são um charme! Mas, reserve essas peças para situações especiais. Passar o dia todo no trabalho, com um sutiã todo rendado, incomodando por baixo da roupa não é recomendado.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

Turbinadas originais ou de fábrica
Se você foi privilegiada com seios grandes ou deu uma passadinha no cirurgião, a escolha do sutiã correto é mais importante ainda. Os seios podem ficar flácidos e perder a sustentação, podem ocorrer dores na coluna, nos ombros e até mesmo causar uma postura errada. Esses pontos são um sinal de que, talvez, você deva rever a lingerie.

Não torne frequente o uso dos modelos com bojos, aros, e tipo push-up (aqueles com abotoamento na frente). Mas calma, você pode usá-los em algumas ocasiões, apenas fique atenta para que ele esteja no tamanho correto, bem regulado e que não esteja sobrando nada nas laterais.
Opte por modelos de alças largas, alguns tem até uma mini ombreira que favorece a sustentação. Evite os modelos tomara que caia, alça de silicone e modelo nadador, pois certamente vai se sentir desconfortável e, quem sabe, deixar de aproveitar a situação.
Regular o sutiã nas alças e nas costas é fundamental para se sentir confortável sem marquinhas indesejáveis de elástico apertado.

  • Sutiã Ampliforme – Este modelo estrutura os seios devido à espuma fina que forra a copa, ideal para seios grandes devido ao suporte. Use este modelo com peças de roupa ajustadas e decotes em V.
  • Sutiã Redutor – O busto fica estruturado e elevado. Também é distribuído pela copa sem ser comprimido, conferindo grande conforto e redução do volume.

Você precisa de sustentação, conforto para que nada limite os movimentos do dia a dia. Fique tranquila, pois existem modelos incríveis com todas as informações de Moda, e com certeza você vai poder desfilar linda, com tudo em cima por aí.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo
Mostrar ou não mostrar? Eis a questão!

Dependendo da situação, o sutiã pode sim ficar levemente a mostra.
Hoje em dia são tantos os detalhes, que em algumas produções é bem charmoso aparecer um pouquinho:

  • Alças trabalhadas podem ficar a mostra em regatinhas e blusas assimétricas de ombro caído;
  • Babado, rendinhas e fitinhas no contorno também podem ficar mais evidentes no decote;
  • Se a idade permite e o ambiente também, brinque com as cores contrastantes ou flúor e com os pequenos detalhes;
  • Nunca deixe a alça de silicone à mostra, é deselegante , quando for assim, opte por modelos tomara que caia;
  • Transparência é sempre muito polêmico. É permitido à noite e com muita, mas muita moderação.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

Para seduzir!
Ah, pra seduzir vale tudo… Afinal, se você escolheu alguém especial e o momento pede algo mais elaborado, siga em frente e aproveite.
Existem modelos para todos os gostos: transparentes, ousados, comportados, pequenos, ajustáveis… Escolha o seu e divirta-se.

Para montar qualquer look, o primeiro passo é estudar a ocasião e a partir daí escolher a melhor produção.
Se tiver alguma dúvida, ao se olhar no espelho, (que nessas horas vira nosso melhor amigo), e não se sentir poderosa é por que é melhor dar mais uma olhada no guarda-roupa.

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

Por Sheila Carvalho

Como escolher o sutiã correto para o seu biotipo

” Sheila Rocha Carvalho, formada em Design de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, atua na área de Varejo de Moda há 7 anos. Tem experiência em vários setores do segmento como Desenvolvimento de Produto, Produção de Moda, Supervisora de lojas. Hoje, atua na área de compras da rede de lojas Scene, escreve sobre Moda e comportamento de maneira geral. Prática e objetiva com o intuito de informar e aconselhar os apaixonados por Moda.”

Publicação: 16 de novembro de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Nike-ID-02-300x183
Reedições de clássicos da Nike e a customização pelo Nike ID

Modelos icônicos da linha de tênis esportivos da Nike como o Air Force 1, Air Max 1, Nike Dunk e Nike...

Fechar