Logo

Como tirar mancha de roupas – Parte 3

Compartilhe...Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3

Como tirar mancha de roupas   Parte 3

VELA

A parafina da vela derrete com facilidade. Retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca e depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.

FERRUGEM

Existe um produto chamado Semorim que pode ser encontrado nos supermercados que resolve o problema. O produto químico responsável pela solução é o ácido oxálico. Se você encontrá-lo em outros produtos concorrentes com este ácido também poderá usar.

A solução doméstica é aplicar suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Também resolve. Coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.

BLUSH

Tente tirar com álcool. Se não sair, passar éter embebido em algodão pode ajudar. Lembre de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.

MANCHAS DE PUNHO E GOLAS

Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco em pedra. Esfregue bem, mas sem danificar a peça. Deixe de molho por cerca de duas horas. Lave em seguida com água e sabão de coco líquido ou em pó.

MEL

Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.

ROUPAS BRANCAS AMARELADAS PELO TEMPO

Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.

Com o tempo as roupas tendem a amarelar e é preciso voltar a alvejá-las. Procure nos supermercados os alvejantes sem cloro. Eles são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Olhe no verso da embalagem (na composição do produto) se está escrito: “peróxido de hidrogênio”, este é o nome químico da água oxigenada. Ele também alveja (branqueia) e não estraga as fibras como os alvejantes com cloro. Você também pode aplicá-lo sobre a maioria das manchas para ajudar a retirá-las. Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas, mesmo que na embalagem diga que você pode fazê-lo.

Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.

RESPINGOS DE ALVEJANTE

Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.

MANCHA DE OUTRA COR (Peças de cores diferentes misturadas na máquina)

Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair. O problema é que a cor original da peça pode sair um pouco também.

ULTIMAS DICAS

Nunca lave artigos como ternos ou vestidos de seda em água. Neste caso envie a uma lavanderia especializada para lavar a seco. Eles usam alguns solventes que são muito bons para retirar manchas oleosas.

Eu não consegui até hoje tirar as manchas de algumas colas, como a Superbonder. Ela cola bem, mas se respingar na roupa, já era.

Não esqueça que você pode encontrar a água oxigenada nas prateleiras dos supermercados em alvejantes não clorados. Procure na composição no verso da embalagem se está escrito “peróxido de hidrogênio” que é o nome químico da água oxigenada.

Espero ter ajudado de alguma forma. Se você precisar, pode escrever para o meu e-mail: robson@drezett.com.br.

Leia também Como tirar manchas das roupas – Parte 1Como tirar mancha de roupas – Parte 2.

Por Robson Ferreira

(Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral e Diretor Presidente da Drezett e Associados Consultoria.)

Compartilhe...Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3Como tirar mancha de roupas   Parte 3

Colaboradores do Fashion Bubbles

317 Comment

  1. […] Saiba como tirar os mais diversos tipos de manchas em Como tirar manchas das roupas – Parte 1, Como tirar mancha de roupas – Parte 2 e Como tirar mancha de roupas – Parte 3. […]

  2. como faço para tirar mancha colorida de roupa colorida coloquei as camisas do meu filho de molho no ola e uma camisa vermelha manchou as demais me ajude estou desesperada sao todas camisetas de marca e caras se nao sair ele vai perder 5 peças help….

  3. oi gostaria de saber como tirar mancha de cola gliter verde da minha jaqueta :)
    obrigada

  4. oi gostaria de saber como tirar mancha de cola gliter verde da minha blusa de frio ela é grossa! :) obrigada

Your Commment

Email (will not be published)