Logo

Como tirar manchas de roupa – Parte 4

Compartilhe...Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Manchas de Sol em Tênis

O sol pode provocar um clareamento do tênis em função de atacar o corante usado para dar a cor ao tecido ou até mesmo o próprio tecido. O resultado pode ser um tom amarelo, dependendo de qual cor era anteriormente. Se for isso que aconteceu, não tem o que fazer, só tingindo de novo ou estampando. Se a mancha não for de sol pode ser que ainda dê para recuperar, tente esfregar o tênis com água e sabão. Se o tênis for branco, você pode alvejar com alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio).

Manchas de leite materno em roupa

Jogue um pouco de detergente de cozinha sem cor sobre a mancha, esfregue delicadamente e deixe de molho em água morna e sabão por duas horas. Depois lave normalmente que sai. Outra opção é lavar com alvejante sem cloro e sabão. Se ainda assim não sair, compre um produto chamado Resolv no supermercado, jogue sobre a mancha, aguarde 5 minutos e lave normalmente. Vai sair.

Manchas em sapatos

Meu conhecimento não se estende aos couros e sapatos. Entretanto, achei estas dicas na internet. Não sei se funcionam, nunca testei e não fui eu que fiz, mas se puder ajudá-los.

“COMO TIRAR MANCHAS EM SAPATOS” – autor desconhecido.

Sapatos de camurça I: Esfregue miolo de pão sobre a mancha.
Sapatos de camurça II: Se os sapatos estão brilhantes devido ao uso, coloque-os no vapor de uma panela com água fervente, durante alguns minutos.
Sapatos claros: Para tirar manchas de sapatos claros, esfregue rodelas de batata crua em todo o sapato, para que ele fique com a mesma tonalidade.
Sapatos de couro: Para tirar manchas de gordura em sapatos de couro, aplique sobre as manchas um adesivo para conserto de pneus de bicicleta. Deixe ficar a noite toda e, no dia seguinte, retire e use graxa de sapato para dar acabamento e brilho. Para impermeabilizá-los, utilize clara em neve que forma uma película protetora.
Sapatos molhados: Quando secarem um pouco, esfregue com vaselina, deixe que sequem por completo e lustre-os com uma flanela ou escova de sapatos. Para impermeabilizá-los. Passe cera ou lustra móveis.

Mancha em tecido de seda

Recomenda-se normalmente que seja lavada a seco, pois mesmo o sabão ou a água podem provocar algumas manchas (lembre que a água que recebemos muitas vezes não tem boa qualidade e vem clorada).

Qualquer coisa que se faça a úmido pode encolher ou manchar.

Se alvejar, NÃO USE ALVEJANTE COM CLORO, vai DESTRUIR a seda. Use alvejante sem cloro (peróxido de hidrogênio), como o encontrado em produtos como o Brilhante Utile, o Vanish, ou mesmo em marcas de alguns supermercados (tanto faz, compre o mais barato). É a nossa água oxigenada, mas não compre nas farmácias. Deixe de molho por 20 a 30 minutos em água morna, alvejante e sabão. Lave a mão delicadamente e enxágüe. Não esfregue demais, não torça e não centrifugue. Esprema a peça para retirar o excesso de água, seque na horizontal, se possível no sol, sobre uma toalha.

Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Mancha de tinta escura de outras roupas em tecido de algodão com elastano

Os tons escuros são muito intensos e temos que usar uma grande concentração de corantes para alcançá-los. Para tirar o corante que veio de outra peça, será necessário alvejar. O problema é que tem uma grande probabilidade do corante da própria peça ser afetado. Ele pode ficar menos intenso ou até mudar de cor (ficar mais avermelhado, por exemplo). Tente primeiro lavar algumas vezes seguidas para ver se o corante da outra peça sai. Se não sair, alveje com alvejantes sem cloro (Vanish, por exemplo) e boa sorte.

Mancha de Vinho

Esta é uma mancha difícil de tirar. O melhor é lavar na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também pode ajudar a absorver o liquido derramado.

Se não fizer algo na hora, esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lavar com água quente, sabão e alvejante por 30 minutos.

Mancha de tinta de etiqueta

Creio que não vai ser muito difícil sair. Normalmente o corante da etiqueta não tem a mesma fixação (solidez) do que o corante cinza da peça. Alveje com alvejante sem cloro (Vanish, Brilhante Utile ou qualquer outra marca com Peróxido de Hidrogênio) a quente, deixe 30 minutos de molho (a quente) e lave normalmente. Tenho que avisar que é possível que a peça fique um pouco mais clara, mas é a única solução.

Manha de Liquid Paper (corretivo) em Jeans

Não é difícil tirar, mas pode dar trabalho. Deixe de molho em balde com água fria e sabão diluído por 30 minutos. Esfregue delicadamente e depois jogue água fervendo sobre a mancha. Lave com água quente e sabão. Deixe por mais 30 minutos de molho em água quente e sabão, lave e enxágüe pelo menos duas vezes. Se não sair, tente esfregar com álcool e lavar em seguida. Faça tudo com delicadeza, não esfregue demais ou pode aparecer uma mancha mais clara no local.

Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Mancha de Água Sanitária

O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, ataca as fibras deixando a peça amarelada e enfraquecida. Quanto mais você usa pior fica. A sua única alternativa é alvejar com peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Você vai encontrar algumas marcas deste alvejante chamado de alvejantes “sem cloro” (como o Brilhante Utile e o Vanish) nos supermercados. Olhe na composição para ver se está correto. Alveje com água quente e depois deixe secar ao sol. Não economize alvejante.

Mancha de Cera Depiladora

Coloque um papel bem absorvente sobre a mancha e uma toalha por cima dele. Passe com ferro bem quente. A mancha deve sair para o papel.

Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Mancha de Molho de Carne

Se ficar seca vai ser mais difícil tirar. Deixe de molho em balde com água fria, sabão em pó diluído e alvejante sem cloro por duas horas. Depois lave com água fria e meio copo de sal. Não use água quente.

Mancha de “Guarda Roupa” em ternos de microfibra

Se não saiu a seco vai ser bem difícil tirar. A microfibra (que por ser em terno suponho ser de poliéster) é bem resistente a microorganismos, mas pode ter afetado o corante. O problema é que um terno tem entretelas colantes que descolam se você lavar com água, o que limita as nossas alternativas.

Tente passar água quente sobre a mancha, mas não molhe demais a peça. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Você também pode tentar esfregar com água e um pouco de amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol. Desculpe, mas a mancha pode piorar, ok!

Por Robson Ferreira

Leia também como Como tirar manchas das roupas – Parte 1 , Como tirar manchas das roupas – Parte 2 e Como tirar manchas das roupas – Parte 3

Compartilhe...Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4Como tirar manchas de roupa   Parte 4

Colaboradores do Fashion Bubbles

162 Comment

  1. Manchei uma calça jeans de água sanitária, o que faço pra recuperar a calça é nova.

  2. Machei uma blusa begem com uma outra roupa azul escura como faso pra tirar obrigado

Your Commment

Email (will not be published)