Corredores – moda e ciência juntas em roupas e calçados tecnológicos

Corredores   moda e ciência juntas em roupas e calçados tecnológicos

Você sabe o quê é que faz Isaac Newton (físico e matemático), materiais de EVA, estudos de biomecânica andarem de mão dadas? Não? Se você olhar para baixo, mais precisamente para os seus pés, você achou a resposta.

O ato de caminhar ou correr, se tornou, além de um exercício físico saudável, um exercício científico técnico em busca da melhor maneira de se poder exercitar o corpo com o menor impacto físico possível, permitindo maior rendimento na execução motora e menos gastos no bolso com idas ao fisioterapeuta e a farmácia mais próxima.

O avanço da medicina e a demanda por novas tecnologias fez com que até o nosso caminhar sofresse uma atualização. Empresas de calçados como Nike, New Balance, Asics e Adidas tem investido milhões de dólares em pesquisa para o desenvolvimento de novos modelos que atinjam as necessidades das pessoas que praticam exercícios físicos. Só no Brasil, são 4 milhões de esportistas amadores, segundo VEJA.

A Nike do Brasil, por exemplo, arrisca fazer uma previsão com base em seu próprio crescimento: a empresa acredita que o número de corredores esteja crescendo na base de 30% ao ano, segundo o canal TVBahia. Sua categoria de tênis é a maior em volume de produção (tendo representado, no ano passado, 49% do total produzido – o que representa um crescimento de 37% em relação à 2003). Outra empresa que também acredita nesse ritmo de crescimento é a Mizuno, que produz, por mês, cerca de 100 mil pares de tênis (39% deles para serem usados em corridas).

Além do mercado de calçados, com sua dinâmica crescente de lançamentos periódicos, a cada ano surgem também novos tipos de tecidos e complementos alimentares focados em quem corre. E é aí que reside um ponto no qual esbarra o crescimento do mercado técnico de corrida: a falta de um varejo especializado, capacitado a comercializar equipamentos de alta tecnologia.

Mas engana-se quem acha que é só com tênis que o burburinho da alta tecnologia está dialogando e se desenvolvendo. E como fica aquela roupa pra combinar com seu tênis de corrida? Oras, correr também é uma oportunidade de ver e ser visto. E mais, ser visto com roupas funcionais de alta tecnologia.

A coleção da New Balance tem como tecido-chave o Lightning Dry, que utiliza as mais finas microfibras de poliéster e nylon disponíveis no mercado. Elas permitem o fluxo rápido e contínuo da umidade da parte interna para a parte externa do tecido, facilitando a evaporação. Além disso, as microfibras possuem proteção contra a ação dos raios UVA e UVB.

Mas as novidades da New Balance, segundo Alice Ferraz, não param por aí. Os modelos tradicionais chamados Classics, os antigos tênis de corrida da marca, inspiraram uma exclusiva linha de roupas. Os modelos, assim como os tênis, são cheios de charme e estilo e já ganharam status de vintage.

Corredores   moda e ciência juntas em roupas e calçados tecnológicos

Aproveite os finais de semana e abuse das várias opções de tênis que podem realmente fazer a diferença no caminhar. Não custa nada ficar bem com a saúde e com a moda, até mesmo porque hoje em dia elas caminham juntas.

Leia matéria sobre os novos tênis: o que prometem, o que cuprem e como funcionam e também Como Escolher seu Tênis de Corrida.

Antes de Escolher um Tênis de Corrida

Fonte: Revista Contra-Relógio

“O tipo de pé e de pisada determinam o melhor tênis para correr. Mas qual é o seu tipo?? Basicamente existem três formatos de pé: plano, normal e côncavo. As correspondentes formas de pisada são: pronador, normal e supinador. Estes são os dois fatores principais que se deve levar em consideração na hora de escolher o tênis, dando atenção ao formato do solado, ao amortecimento, estabilidade e flexibilidade.

Para saber qual seu tipo de pé, faça o Teste do Pé Molhado!
Clique nas imagens para ampliá-las:

Teste do Pé Molhado

Corredores   moda e ciência juntas em roupas e calçados tecnológicos

Após o teste, compare com os 3 desenhos abaixo, para saber com que tipo de pé o seu mais se aproxima.

Corredores   moda e ciência juntas em roupas e calçados tecnológicos

Tipos de Pisada

Leia matéria completa e saiba sobre os tipos de solados no site da Ramfit.

Asics – Como é possível? (How they do it?)

Por Diego Carvalho

Publicação: 22 de julho de 2008

AUTOR

Colaboradores do Fashion Bubbles

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
pateta2
Trânsito nosso de cada dia

Quem já viu aquele desenho animado com o Pateta da Walt Disney? Aquele em que ele saindo de casa beija...

Fechar