Falso chique?

Falso chique?

As falsificações têm vindo a ganhar adeptos na China. Samsing, Avivas ou Hike, em substituição de Samsung, Adidas e Nike, são algumas das marcas falsificadas que muitos acreditam ser prova da evolução das capacidades chinesas. Mas nem todos partilham da mesma opinião, considerando esta uma cultura da pirataria.

É tempo de deixar os artigos de designer e adoptar as falsificações, afirmam alguns chineses, com o “glamour falso” a tomar conta da maior nação em população do mundo. Anteriormente conotados como pouco ou nada sofisticados, os produtos falsos estão a ter cada vez mais um apelo chique na China e uma alcunha na moda – “shanzhai”.

Significando literalmente “forte na montanha”, o temo shanzhai é aplicado a tudo, desde ténis baratos a telemóveis para imitar as celebridades, aos próprios programas de televisão, e refere-se às remotas, e muitas vezes ilegais, localizações onde são mandados fazer.

O termo shanzhai também é extraído de um slogan popular da Revolução Cultural sobre uma aldeia modelo, Dazhai, que foi alterada para se ler: “Em agricultura aprende com Dazhai, na indústria aprende com Shanzhai».

A popularidade destes artigos parece, cada vez mais, ter tendência a crescer, com a economia chinesa a abrandar juntamente com o resto do mundo e os produtos de designer verdadeiros a sair da gama de preços acessível para cada vez mais chineses.

Muitos artigos de desporto shanzhai alteraram os nomes, tentando situar-se numa fina linha entre a imitação e o estritamente falso, e custam muito menos do que os artigos em que se inspiram, de marcas bem conhecidas.

Samsung passa a Samsing, Adidas para Odidoss ou Avivas e Hike, Like ou até Mike substituem a Nike, com o símbolo da empresa americana de artigos de desporto muitas vezes ao contrário ou com um floreado extra.

«É uma imitação, por isso não é falso e não infringe as leis de copyright. Talvez lhe falte inovação mas não é realmente má», considera Cui Lai, um estudante de Pequim.

Com efeito, há muito que a pirataria é um problema na China. Cópias dos mais recentes filmes de Hollywood aparecem nas ruas em formato DVD mesmo antes dos filmes serem lançados nas salas de cinema.

Os EUA e a UE já expressaram o seu descontentamento com Pequim inúmeras vezes em relação ao problema, que se reflecte nos laços comerciais e políticos entre as diversas partes (…)

Leia matéria completa no site Portugal Têxtil

Falso chique?

Publicação: 20 de fevereiro de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
nova-tecnica-tingimento-em-couro
Novas técnicas para customização de artigos incomuns

Por Wesley S. Paixão Com o propósito de promover o conceito de novas pesquisas e a promessa de atender um...

Fechar