Fashion-Rio Inverno 2009: “Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro” e Line-up

Fashion Rio Inverno 2009: Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro e Line up

O primeiro grande evento de moda do ano, o Fashion-Rio, acontecerá entre os dias 11 a 16 de janeiro, na Marina da Glória, e trará um tema aproximadamente igual ao do seu primo mais velho (SPFW), que é a questão do hibridismo cultural brasileiro.

Enquanto os paulistas celebram a brasilidade de modo geral, representada pelo ícone Carmem Miranda, fica a cargo dos cariocas trabalharem o tema “Caleidoscópio Cultural Brasileiro”, através daquele que, talvez, seja um dos cartões postais mais marcantes da cidade: o bairro e os arcos da Lapa.

O evento trouxe a Lapa para o mundo da moda, porque o bairro permite a convivência de diversos estilos e linguagens, traduzindo o tema proposto desta edição.

Em carta aberta ao público, o Fashion-Rio fala sobre o motivo da escolha da Lapa como representante do tema desta 14º edição.

“O Rio não é somente o principal cartão postal brasileiro. Ele é, também, a nossa capital artística e a que melhor traduz as diversas influências culturais que o Brasil sofreu.

Com seu caráter democrático, a cultura carioca promove a convivência do popular com o erudito. Do novo com o antigo. Do techno com o acústico, ou o retrô.

Montanha com o mar na paisagem. Judeus com árabes no comércio. A mistura e a cultura da fusão de outras culturas, encontram no Rio território fértil para o crescimento de diversas manifestações estéticas, que traduzem o inconsciente coletivo de todo o país.

Um bom exemplo de tudo isso é a Lapa: território de renovação cultural e artística; convivência democrática de diversas linguagens; ponto de convergência de diversas gerações e múltiplas atrações.

Retrato bastante atual do mundo globalizado e da luta de todos nós para sermos atualizados, porém, não descaracterizados.

Sermos modernos, sem perder nossa própria identidade e buscarmos nossa própria interpretação para tudo o que nos é proposto.

A Lapa é uma boa representação de tudo isso.

E é por isso que está na moda.

E é por isso que a trouxemos para o mundo da moda.

Porque esse é o exercício que todos os estilistas e designers brasileiros fazem hoje: tentando traduzir o mundo sem perder a conexão com a nossa própria realidade. Com o inconsciente coletivo do povo brasileiro, que, por si só, já nasceu conectado com diversas culturas e conseguiu ser um, mesmo sendo muitos”. (Fashion-Rio)

Bairro da Lapa: História e curiosidades

Fashion Rio Inverno 2009: Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro e Line up

“O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, conhecido como berço da boemia carioca, também é famoso pela arquitetura, a começar pelos Arcos, conhecidos como Arcos da Lapa, construídos para funcionarem como aqueduto nos tempos do Brasil Colonial e que agora servem como via para os bondinhos que sobem o morro de Santa Teresa.

Nos últimos tempos, o paisagismo da Lapa sofreu significativas alterações. Onde era o Largo dos Pracinhas (uma praça anexa aos arcos), hoje existe um enorme Circo Voador.

A Rua dos Arcos, que atravessa o aqueduto, era um via ocupada por edificações centenárias, entre elas a Fundição Progresso, que hoje é uma casa de shows. O bairro nasce no final da zona sul, quando a Rua da Glória torna-se Rua da Lapa. Também faz limite com o bairro de Santa Teresa, subindo suas ladeiras e o pequeno bairro de Fátima.

Ponto de referência para os amantes da vida noturna, uma das características marcantes do bairro é a harmonia com que convivem as mais diversas tribos musicais. Desde os anos 1950, quando era chamado de “Montmartre Carioca”, a Lapa é palco de encontros intelectuais, artistas, políticos e, principalmente, do povo carioca, que ali se reúne para celebrar o samba, o forró, a MPB, o choro e mais recentemente, a música eletrônica e o rock.

Por suas principais vias, Mem de Sá, Rua do Riachuelo e Rua do Lavradio, espalham-se atrações como a Sala Cecília Meireles, que é considerada a melhor casa para concertos de música de câmara existente no Rio.

O Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa do Desterro são referências para o turista que quer ver uma boa amostra da arquitetura do Rio antigo.

Como destaque da noite, existe o famoso forró Asa Branca, os bares Semente e Ernesto, palcos do autêntico chorinho e, também, o Rio Scenarium, além do Carioca da Gema, onde reinam absolutas as rodas de samba. Recentemente, foi inaugurada a gafieira Lapa 40 Graus, na Rua do Riachuelo, ao lado do Clube dos Democráticos…”

Leia artigo completo sobre o bairro no Wikipédia.

A escadaria de Selarón

Fashion Rio Inverno 2009: Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro e Line up

“Jorge Selarón, pintor autodidata, nasceu no Chile em 1947. Sempre aventureiro viajou para vários países. Durante um período, foi professor de tênis para se sustentar. No entanto nunca abandonou a pintura, tendo participado de inúmeras exposições na Europa, México, Nova York, Índia, Panamá e outros lugares.

Sua obra pictórica é representada por milhares de quadros. Uma de suas particularidades é retratar “mulheres negras grávidas”, (por um problema pessoal diz ele)…”

Saiba mais sobre esta curiosidade em Mosaico Selarón na Lapa.

A boêmia Lapa

No site Lá na Lapa, se pode saber tudo que acontece no bairro. Ele tem programações, mapa cultural da Lapa, notícias, promoções, casas, bares e restaurantes.

Fashion Rio Inverno 2009: Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro e Line up

Line-up Fashion Rio Outono/Inverno 2009

Dia 11 de Janeiro – Domingo
17:00 – Lilica Ripilica – Salão Copacabana
19:30 – Santa Ephigênia – Salão Ipanema

20:30 – Walter Rodrigues – Salão Corcovado

Dia 12 de Janeiro – Segunda-feira
11:00 – Redley – Externo
16:00 – Novos Estilistas: Giulia Borges e Homem de Barro – Salão Ipanema
17:00 – Coven – Salão Copacabana
18:00 – Mara Mac – Salão Corcovado
19:30 – Melk Z-da – Salão Ipanema
20:30 – Alessa – Salão Copacabana
21:30 – Tng – Salão Corcovado

Dia 13 de Janeiro – Terça-feira
16:00 – Novos Estilistas: Filhas de Gaia e Koolture – Salão Ipanema
17:30 – Tessuti – Salão Copacabana
18:30 – Maria Bonita Extra – Salão Corcovado
20:00 – Cavendish – Salão Ipanema
21:30 – Victor Dzenk – Salão Corcovado

Dia 14 de Janeiro – Quarta-feira
11:00 – Printing – Externo
17:00 – Marcella Virzi – Salão Ipanema
18:00 – Cláudia Simões – Salão Copacabana
19:30 – Cantão – Salão Corcovado
20:30 – Apoena – Salão Ipanema
21:30 – Graça Ottoni – Salão Copacabana

Dia 15 de Janeiro – Quinta-Feira
15:30 – Rio Moda Hype – Salão Copacabana
17:00 – Acquastudio – Salão Ipanema
18:00 – Espaço Fashion – Salão Corcovado
19:30 – Auslander – Salão Copacabana
20:30 – Elisa Chanan – Salão Ipanema
21:30 – Juliana Jabour – Salão Corcovado

Dia 16 de Janeiro – Sexta-Feira
12:00 – FedEx Global to Access Fashion Event – Fashion Business
15:00 – Rio Moda Hype – Salão Corcovado
16:00 – Francisca – Salão Ipanema
17:00 – Ivan Aguilar – Salão Copacabana
18:30 – Kylza Ribas – Salão Ipanema
19:30 – Márcia Ganem – Salão Copacabana
20:30 – Complexo B – Salão Corcovado

Fontes: Wikipédia, Fashion-Rio, Lá na Lapa, Mosaico Selarón na Lapa

Por Diego Carvalho

Publicação: 7 de janeiro de 2009

AUTOR

Colaboradores do Fashion Bubbles

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
micheleobama1
Estilistas propõem figurino para Michele Obama

Com a proximidade da posse do presidente-eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, no dia 20 de janeiro, especialistas em moda...

Fechar