Glamour e sofisticação da alta moda italiana

Glamour e sofisticação da alta moda italiana

Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011 por ocasião das comemorações do Ano da Itália no Brasil e que já começaram a ser divulgados pela imprensa italiana e brasileira, o ICE-Instituto Italiano para o Comércio Exterior e a Alta Roma, apoiam a 8ª edição da CFW – Capital Fashion Week, que acontece de 18 a 20 de março, em Brasília, e que contará com a participação de três consagradas marcas italianas: Missoni, Renato Balestra e Mabro.

A recepção de boas vindas do evento será na Embaixada da Itália, dia 18 de março, tendo como anfitriões o embaixador Gherardo La Francesca e sua esposa Antonella Cavallari, junto com Márcia Lima, coordenadora do Capital Fashion Week, que receberão cerca de 400 convidados entre jornalistas, estilistas e personalidades.

Mercado

O evento é plataforma importante para a Itália apresentar o seu potencial na área têxtil e abrir novas frentes de mercado para os grandes grupos de moda italiana, afirma Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil. “O intuito é ampliar os canais de relacionamento entre os dois países, promover a moda italiana e apoiar grupos de vestuário que entram no Brasil”.

A Itália vem a cada ano reforçando sua participação no setor de moda brasileiro. Em 2009, o ICE, através do Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, oficializou acordo junto com a APEX- Agência de Promoção de Exportações do Brasil, durante o Fórum Empresarial Brasil-Itália, para incentivar os processos de internacionalização e as relações comerciais entre os dois países.

Neste ano, foi lançada a participação oficial do país na edição 2011 do São Paulo Prêt-à-Porter, através do Ente Moda Itália (EMI), organização que promove feiras de moda em mercados estratégicos e o Sistema Moda Itália (SMI – Federazione Tessile e Moda Italiana), organização italiana que representa a indústria têxtil e de moda, com 2,7 mil empresas associadas e 60% do faturamento de todo o setor têxtil-vestuário do país.

Renato Balestra

Glamour e sofisticação da alta moda italiana

Aclamada grife italiana, Renato Balestra produz diversas coleções que incluem alta costura e prêt-à-porter, além de completa linha de vestuário masculino e vasta gama de acessórios. Sua clientela VIP inclui primeiras-damas das Filipinas e Egito, princesas da Arábia Saudita, personalidades do jet-set internacional e astros do cinema.

Missoni

Glamour e sofisticação da alta moda italiana

Famosa por seus mosaicos coloridos e estampas marcantes, a grife italiana Missoni inaugurou, em dezembro de 2009, sua primeira flagship store da América Latina no shopping Iguatemi, em São Paulo. A grife que já possui 40 lojas espalhadas pelo mundo, abre ainda neste semestre mais uma loja no Brasil, em Brasília, com suas linhas feminina e masculina.

Mabro

Glamour e sofisticação da alta moda italiana

Referência em alfaiataria masculina, a Mabro se destaca pela modelagem sóbria e elegante, com equilíbrio perfeito entre a técnica artesanal dos “sartos italianos” e a produção industrial. A empresa também exporta para vários países do mundo.

ICE–Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.

Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Publicação: 8 de março de 2010

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
logre3
História de pintura em 3 minutos

70 Million by Hold Your Horses ! from L'Ogre on Vimeo. Videoclip do grupo indie franco-americano Hold Your Horses!. Os...

Fechar