Glossário de Moda, Têxtil e Variedades facilita a vida dos fashionistas

Glossário de Moda, Têxtil e Variedades facilita a vida dos fashionistas
Foto de Casa Pinto

Você sabe a diferença entre brim e jeans? Faz alguma ideia de como se dá o processo de confecção do chiffon? Sabe diferenciar trama de urdume? Se souber, meus parabéns, mas se não, não há motivo para pânico, o site da Casa Pinto pode lhe ser de grande valia.

A Casa Pinto é uma tradicional rede de lojas de tecidos do Rio de Janeiro e coloca a disposição dos internautas, alunos de moda, fashionistas – e quaisquer outros interessados – um glossário têxtil super completo. Lá há explicações bastante simples sobre o processo de confecção de vários tecidos, bem como explicações muito elucidativas sobre alguns termos do mundo têxtil.

A página é bastante completa e alguns verbetes contam com um pequeno histórico. O verbete “estampagem”, por exemplo.

“Estampagem: processo muito antigo, destinado a valorizar o aspecto de qualquer tecido. Foi iniciado na China e Egito, com pintura a mão e depois na Índia, Pérsia, etc. Na Índia foram utilizados 3 processos, todos a mão: 1) estampado com cera, 2) com gabarito, 3) com tábua. Foi introduzido na Europa no século XVIII.”

Logo após, há uma listagem de diversos tipos de processos de estampagem, com suas respectivas explicações.

O melhor de tudo é que as informações estão dispostas de maneira bem simples, como se fosse um dicionário. O Glossário Têxtil da Casa Pinto é útil não só para costureiros e trabalhadores de confecções, mas para qualquer um que esteja inserido no mercado de têxtil/moda, como produtores e jornalistas. Os verbetes sucintos e claros permitem ao leitor ter uma ideia de como é o caimento e a textura do tecido.

O objetivo dos criadores dessa “mini enciclopédia fashion” é esclarecer dúvidas e auxilar pessoas que tenham curiosidade sobre o assunto. Atenciosos, né?

Quem não quer falar bobagem quando o assunto for “tecidos” deve acessar hoje mesmo o Glossário de Moda, Têxtil e Curiosidades!

Glossário de Moda, Têxtil e Variedades facilita a vida dos fashionistas
Foto de Casa Pinto

Por Augusto Paz

Publicação: 1 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
do-estilista-11
Ganhe duas camisetas Do Estilista!

*** Promoção encerrada *** O MyFashionBubbles vai sortear duas camisetas da grife Do Estilista, do Marcelo Sommer: uma para você...

Fechar