Gumshoe – Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Nos Países Baixos, mais de um milhão de quilos de chicletes mascados acabam parando nas ruas todos os anos. Pensando nisso, a startup holandesa Gumdrop criou o Gumshoe, um tênis composto por materiais reciclados e que contém cerca de 20% de chiclete reutilizado. Confira:

Gumshoe – O tênis sustentávei feito a partir de chicletes reciclados

A iniciativa é uma parceria entre a organização de marketing Iamsterdam, a startup de sustentabilidade Gumdrop e a empresa de design Explicit Wear. Essa união resultou na criação do Gum-Tec, material que conta com 20% de chiclete em sua composição.

“Descobrimos que a goma é feita de borracha sintética. Quebrando essas propriedades, fomos capazes de criar um novo tipo de borracha ”, disse Anna Bullus, diretora e designer da Gumdrop em entrevista ao site The Verge.

De acordo com o projeto, cerca de 3,3 milhões de quilos de chicletes chegam às ruas de Amsterdã a cada ano, o que acaba custando milhões de euros em limpeza para a cidade. Cada quilo da goma de mascar removida das ruas resulta nos solados de quatro pares de tênis, que ganham cabedal de couro e sola rosa chiclete, com o mapa de Amsterdam desenhado.

O design do produto foi pensado com tanta maestria que os tênis têm, ainda, um delicioso cheirinho de chiclete!

 

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

O design do Gumshoe foi pensado para remeter ao máximo à sua origem!

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Detalhe da sola, com o mapa de Amsterdam (local onde foram recolhidos os chicletes que serviram de base para a criação do material)

O projeto também espera implantar um programa em que a sola possa ser reciclada e substituída quando estiver desgastada. Esse serviço será pago, mas a proposta é bem interessante para reduzir ainda mais a quantidade de resíduos que acabam indo para o lixo.

Quem estiver de viagem marcada para Amsterdam poderá trazer na mala um souvenir super inovador. Os tênis estarão disponíveis para venda a partir de junho por ‎€ 190. Inicialmente, a ideia é produzir os modelos em rosa chiclete ou preto e vermelho, mantendo a cor característica da sola.

O vídeo acima explica a criação com todos os detalhes!

Inovação e sustentabilidade

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Os modelos Gumshoe estarão disponíveis em duas cores, a partir de junho de 2018.

Os descarte correto dos chicletes é um problema a nível global. Feitos de material não biodegradável, levam até 5 anos para se decompor completamente. Quando jogados nas ruas, além da sujeira, podem causar problemas de nível ambiental como a poluição dos solos e corpos hídricos.

Alguns animais, como os pássaros, podem bicar a goma de mascar do chão e acabar com problemas sérios! Agora que você já sabe que lugar de chiclete é na lixeira e não na calçada, vale ficar de olho nas empresas que estão trabalhando para solucionar esse problema.

Além do tênis, a Gumdrop produz diversos outros produtos com o seu material inovador. No site da companhia é possível encontrar copos, lápis, lancheiras e utensílios de cozinha desenvolvidos a partir de chiclete reciclado.

A princípio, eles podem ser encomendados diretamente no site da Gumdrop, apenas em lotes acima de 100 unidades. Para marcas e empresas, o diferencial é que esses pedidos podem ser customizados com a logomarca ou frase desejada. Clique e confira!

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Gumshoe   Holandeses criam tênis a partir de chiclete reciclado

Lancheira criada a partir de chiclete reciclado, disponível no site da Gumdrop.

Publicação: 4 de maio de 2018

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Futurismo – Sophie Hackford fala sobre moda, luxo e inteligência artificial

O futurismo é a ciência que estuda o futuro e prospecta soluções para que as organizações se adaptem a ele. Durante...

Fechar