Macy’s – Focada nas necessidades de cada loja

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Fachada antiga da Macy’s             Fachada atual da Macy’s
Imagem do site Mundo das Marcas

Por Sueli Schmitt

Desde 1902, Macy’s Herald Square, localizada perto da Broadway com a Rua 34 e a 35, é um dos ícones mais famoso de Nova York.

Com diversas entradas no térreo, 10 andares ao total, e mais de um milhão de itens à venda, a placa colocada do lado de fora com os dizeres “the largest store in the world”, (a maior loja do mundo), faz jus ao tamanho da loja. Em geral o turista precisa ir ao balcão de informação e pedir ajuda para não se perder lá dentro.

Mesmo com todo seu glamour, as 811 lojas Macy’s têm amargado declínio de vendas consecutivos nos últimos 16 meses, assim como todas as outras lojas do ramo. De J.Crew a Neimam Marcus e Sack’s,  as lojas de varejo estão enfrentando problemas com vendas devido à crise econômica nos Estados Unidos. Para competir com J.C. Penny, Kohl’s e Target por exemplo, a Macy’s vem se preparando para o momento em que os consumidores estiverem prontos para gastar novamente.  Uma das estratégias implantadas por Terry Lundgren, CEO da Macy’s e veterano do varejo, foi reestruturar o gigante de 150 anos de existência e centralizar os escritórios de compras, marketing e planejamento em Manhattan, antes espalhados em sete escritórios regionais.

Macy’s   Focada nas necessidades de cada lojaMacy’s   Focada nas necessidades de cada loja

A iniciativa chamada MY MACY’S, (Minha Macy’s), visa dar atenção extra às necessidades locais de cada loja. Se estiver localizada próxima a parques aquáticos ou a praias, então mais biquínis e saídas de praias serão enviadas para lá. Se há uma demanda de sapatos de um determinado número, então essa loja receberá extras desse  número e assim por diante.

Macy’s eliminou 5.400 postos de trabalhos, economizando U$ 500 milhões de dólares. Cortar custos, negociar com novos fornecedores, promover descontos, ter menos estoques, centralizar os escritórios e delegar maiores responsabilidades para os Gerentes de Lojas, foram algumas das ações tomadas por Lundgren visando combater as perdas e promover a saúde financeira da rede de lojas Macy’s. “Você precisa fazer alguma coisa diferente, você não pode esperar que o meio ambiente melhore sozinho” finaliza Lundgren em recente entrevista para a Revista BusinessWeek em 14 de Setembro 2009.

Com certeza a crise econômica dos EUA está mudando profundamente o comportamento dos americanos no que diz respeito a como e quanto eles compram. Estão conscientes de que não podem mais desperdiçar ou comprar tudo o que querem. As expectativas de melhora no consumo ficam evidentes à medida que os feriados de fim de ano se aproximam. Esse será o Natal mais competitivo da história e as lojas vão disputar cada centavo que o cliente estiver disposto a gastar.

Veja imagens antigas da Macy’s

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Laurela

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Ebay

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Animal New york

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Animal New york

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Animal New york

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Times Travaler

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Imagem do site Free Bird Books

Por Sueli Schmitt

Macy’s   Focada nas necessidades de cada loja
Sueli Schmitt é formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi em 2000. Fez curso Técnico de Vestuário pelo Senai e atualmente finaliza o Curso de Gerente de Produto pela F.I.T. de Nova York.
São 10 anos de experiência  como Designer e Gerente de Produto prestando serviços em confecções do Bom Retiro e do Brás, além de desenvolver Private Label para marcas de Jeans.

Embora ame o Brasil, mudou-se definitivamente para NY em 2008 pouco antes da quebra da economia americana. Atualmente colabora no Jornal Brasileiro The Brazilian Sun em NY. Adora a cidade, barulho, gente, luz, barzinho e comidinhas. Apaixonada por tudo que seja feito a mão, que seja delicado e que tenha brilho. Essa paixão está sendo traduzida em uma linha de blusas exclusivas customizadas que estará a venda online em breve.
Sueli espera que gostem dos artigos e que comentem.

Publicação: 24 de setembro de 2009

AUTOR

Sueli é estilista formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Trabalhou como Estilista e Gerente de Produto em diversas empresas em São Paulo desenvolvendo Private Label. Atualmente mora em NY e é estilista free-lancer e Consultora de Moda para confecções de Jeans em SP, colaboradora do Jornal Brazilian Sun e do Fashion Bubbles. Desenvolve a marca própria Sueli Schmitt comercializada em feiras de novos designers em NY. Contato: Sueli1100@hotmail.com

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Cool-Hunting-cacadores-de-tendencia
Cool Hunting (Caçadores de Tendências) – Mitos, Verdades e Moda Brasileira

Acabo de participar de um curso sobre Cool Hunting em Milão, com o time do Future Concept Lab (FCL) na...

Fechar