Museo de la Moda de Santiago

Museo de la Moda de Santiago

Inaugurado em maio/2007, o Museo de la Moda de Santiago tem um acervo que rivaliza com os melhores museus do mundo e é único do tipo na América Latina. São mais de 8 mil peças de vestuário desde o século XV, reunidos pelo milionário chileno Jorge Yarur Bascuñán em mais de uma década de trabalho. O museu conta também com um centro de documentação com 3 mil livros de consulta e 10 mil revistas publicadas desde 1890.

Algumas das peças são bastante raras, como um livro escrito em 1555 sobre as regras do tenis. É nada menos que um dos únicos quatro exemplares no mundo: dois estão no Vaticano, um no Museu de Wimbledon, e o outro no Museo de la Moda. Este é o principal item do salão especialmente dedicado ao Tênis.

Museo de la Moda de Santiago

A sede do Museu está localizada na Avenida Vitacura 4562, na antiga residência dos pais de Jorge Yarur, milionários da tecelagem, construída en 1962. Se mantiveram os dormitorios e alguns salões, tal como estavam quando habitava a familia Yarur Bascuñán, com móveis Mario Matta e Luis Valdés, tapetes persas e objetos das décadas de 60, 70 e 80.

A mostra de inauguração, “Vistiendo el tiempo”, conta a história da moda do século 18 até os dias de hoje. Tem roupas que foram usadas por Marilyn Monroe, Evita Perón, Joan Crawford, Cary Grant. Como as peças de vestuário são delicadas, só podem ser exibidas por no máximo seis meses, razão porque estarão em constante rotação.

Que tal visitar Santiago, capital do Chile, no próximo feriadão?

Museo de la Moda de SantiagoMuseo de la Moda de SantiagoMuseo de la Moda de Santiago

Fonte: Leia mais no Cibertour.cl, Emol1 e Emol2.

Visite o blog Tony Goes,  para as impressões do autor, que acaba de visitar o museu.

Conheça outros museus dedicados à moda:

Conheça outros museus dedicados à moda:

Publicação: 19 de setembro de 2007

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Fotografia de Moda: História da Cultura – Parte 4

Com a possibilidade de simulação analógica do real através da construção de imagens que remetem a temas facilmente reconhecíveis por...

Fechar