NYFW Verão 2019 – A diversidade ganha forma nas passarelas

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

Não é segredo nenhum que as semanas de moda tem um sério problema de diversidade, mas a NYFW Verão 2019 mostra um horizonte tranquilizador. Nas últimas temporadas, a fashion week nova-iorquina tem batido firme na tecla da inclusão e suas iniciativas se destacam cada vez mais.

Diversidade na NYFW Verão 2019

A temporada internacional de Verão 2019 mal começou mas já traz boas notícias. Cada vez mais estilistas estão preocupados em alinhar o discurso à prática, tomando frente na luta pela diversidade nas passarelas.

Até mesmo o Conselho de Estilistas Norte-Americanos (conhecido pela sigla CFDA) entrou no jogo e anunciou uma campanha que visa mudar a realidade distorcida das passarelas. Confira o que rolou de mais bacana na edição:

NYFW SS19 – Casting 100% asiático na passarela de Claudia Li

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

Siga o Fashion Bubbles no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades. Clique aqui!

Nascida e criada na Nova Zelândia, a estilista asiática Claudia Li estreiou na passarela da NYFW com um casting composto por 35 modelos asiáticas.

Em uma coleção que fala sobre memórias, ela revisitou sua infância e trabalhou sobre a percepção de crescer em outro país sob a ótica estereotipada de sua origem. Para o site Refinery 29, Li explicou o seu desejo ao escolher o casting: “É sobre representação dentro das mulheres asiáticas – existem tantos tipos diferentes de nós, que não foram representados de maneira diversa. Quero mostrar as personalidades que me compõem e quem são essas garotas”.

Para a estilista, é hora de se libertar da definição singular e padronizada dessa beleza. “Asiáticos não são apenas UMA nacionalidade: não é só chinês, não é só japonês, há garotas de todos os lugares [no show]”, afirma Lique deu um grande passo na busca por uma moda mais honesta e real.

Chromat subverte a lógica do “sample size” – NYFW Verão 2019

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

No mundo da moda, “sample sizes” são os tamanhos padões de prova e também das peças de acervo, que as marcas enviam às revistas para editoriais. Claramente, esse tamanho é pequeno, irreal e não se encaixa na maioria das mulheres. Por isso a crítica debochada da Chromat é tão genial.

A estilista Becca McCharen-Tran, que comanda a marca, encerrou seu desfile com um mar de modelos com corpos e tamanhos diferentes, todas vestindo a famigerada camiseta com a estampa “sample size”. Enquanto as modelos caminhavam em direção ao pit dos fotógrafos, o público delirava, em uma completa antítese dos desfiles de final silencioso e padronizado.

Confira o desfile completo da Chromat na NYFW Verão 2019

Essa não é a primeira (e nem parece ser a última) vez que a Chromat se posiciona abertamente à favor da diversidade. Na temporada anterior, Tran desfilou um exército de modelos transexuais, não-binário, curvilíneos, negros, asiáticos, brancos, hispânicos, com necessidades especiais, altos e baixos. Um deleite para os olhos em meio à tanta passarela repleta de padrões inatingíveis.

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

A camiseta está disponível no site da marca por U$ 60 e a página ainda conta com essa declaração poderosa: “Sample size tende a ser uma desculpa que outros designers citam como a razão pela qual eles não apresentam uma variedade de tamanhos em seus desfiles. Na Chromat, sabemos que o designer tem o poder de escolher em que tamanho eles prototipam sua coleção”. Inspirador!

CurvyCon e CFDA celebram a diversidade e lançam campanha na NYFW SS 19

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

Paralelamente ao NYFW, outro evento deu o que falar em Nova York. O CurvyCon é uma conferência de 3 dias de duração, que trouxe marcas, blogueiros de moda e entusiastas body-positive para o mesmo espaço, visando combater a falta de representatividade plus size.

Durante essa edição, o evento contou com apoio do CFDA, que em parceria com a rede de lojas Dia&Co anunciou o #TeeUpChange. Trata-se de uma campanha conjunta para financiar programas de educativos para a moda plus size.

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

O #TeeUpChange será financiado por uma série de camisetas estampadas em edição limitada. Todas contam com mensagens poderosas, escolhidas pelas pessoas que lideram o discurso pela inclusividade na indústria.

Estão inclusos o rapper Lizzo, a designer emergente Marissa Petteruti, os designers Tracy Reese e Christian Siriano – membros da diretoria da CFDA -, e a campeã de tênis, designer e empreendedora Venus Williams.

NYFW Verão 2019   A diversidade ganha forma nas passarelas

“A inclusão é um pilar fundamental dos programas da CFDA e, por meio da educação, uma oportunidade para a próxima geração de nossa indústria liderar pelo design – criando moda fortalecida, avançada e de todos os tamanhos, para todos. Estamos empenhados em apoiar os estudantes e as escolas nesta jornada através do conhecimento, recursos e comunidade”, afirmou Sara Kozlowski, diretora de educação e desenvolvimento profissional da CFDA.

Cada camiseta custa U$ 35 e todos os lucros serão revertidos aos projetos do #TeeUpChange.

APRENDA MAIS:

Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena conferir o relatório completíssimo que o site The Fashion Spot elaborou sobre a diversidade nas últimas duas temporadas de NYFW. O material (disponível em inglês) conta com números, gráficos e considerações valiosas! Clique para ler.

Fontes: Refinery 29, The Fashion Spot e Cosmopolitan.

 

Publicação: 12 de setembro de 2018

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES