Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

A última edição da Pitti Filati, encontro internacional do setor de fios para tricô e malharia que apresentou tendências mundiais em fiação outono-inverno 2012-13, registrou bons resultados e números em crescimento: corredores cheios, presença internacional de peso e uma intensa atividade de negócios e contatos durante os três dias da manifestação, que aconteceu de 05 a 07 de julho de 2011, em Firenze – Itália.

A edição N69 da Pitti Filati terminou com uma atmosfera de otimismo, com claros sinais que, para a indústria italiana e internacional de fiação, o mercado está em recuperação. Com área expositiva de 20 mil m2, contou com a participação de 110 marcas (30 expositores dentro da área Fashion At Work), e 23 marcas provenientes do exterior. Os números finais mostram que a participação alcançou um total de 5.250 compradores (vs. 5.100 em julho de 2010), com um aumento significativo de compradores estrangeiros (+ 7,4%, num total de mais de 2.350), e o número de compradores italianos igualado aos níveis registados na edição passada (cerca de 2.900).

Com relação aos mercados estrangeiros, houve excelentes performances dos principais polos internacionais de moda como o Japão (+ 31%), Estados Unidos (+ 15%), Rússia (+ 14%), Reino Unido (+13,5%), Espanha (+ 11% ), Holanda (+ 8%) e Hong Kong (+ 6,7%). O top 15 países foram, mais uma vez, liderados pela Alemanha, com 396 compradores, seguidos pelo Reino Unido (343), os Estados Unidos (240), França (203), Japão (148), Espanha (128) , Hong Kong (111), Suíça (99), Holanda (84), Rússia (73), Suécia (72), Turquia (63), China (41), Áustria (33) e Dinamarca (29).

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

“Esta foi uma das melhores edições da Pitti Filati nos últimos anos”, afirma Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine. “Todos os fabricantes de fios confirmaram o excelente desempenho registrado pela indústria em 2010 e os primeiros meses deste ano: aumentos nos pedidos e volumes de vendas, um sinal de que, apesar dos aumentos nos custos de matéria-prima, o tricô e a malharia retornaram como grande tendência na moda, juntamente com a excelente produção das fábricas de fiação italianas e internacionais, para o qual temos grandes expectativas para as próximas temporadas. Eu gostaria de concluir, apontando o sucesso de foco desta edição sobre o desenvolvimento sustentável e uma abordagem eco ética de moda, interpretada no Spazio Ricerca Recyclethic, e na área dedicada ao Tessile Sostenibile [Têxtil Sustentável].

Tendências Pitti Filati N69 para a temporada outono-inverno 2012/2013

A Pitti Filati, referência nas tendências de fios, trouxe a ecologia como tema principal fazendo ressurgir os materiais naturais. Fios coloridos, padrões combinados, encontro de tons ousados com as cores limpas e discretas, fibras inovadoras e tratamentos especiais. Forte presença das malhas, descoberta para todos os tipos de roupa, de pulôveres a sobretudos e os efeitos softs/espumantes, uma sensação no evento.

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Temas

Abraço da Natureza:  As propostas dos fios e das coleções desvendam um abraço super-soft da natureza, o fascínio e a evolução de materiais macios e aconchegantes. Tendência fortemente ligada à qualidade dos materiais: lãs finas e sofisticadas, caxemira, alpaca, mohair, angorá e mesclas que garantem proteção e conforto. Quando se fala de fios naturais, refere-se às sensações táteis extremamente macias e fios cardados especiais, fofos e arejados que compõem looks artesanais. Os grandes clássicos estão reaparecendo e trazendo as transparências luminosas, parecendo pelos de camelo, gazes e bouclês volumosos e super leves.

Inspirações que nascem nas montanhas: As montanhas solenes e misteriosas, locais sombrios  que abrigam  animais ferozes, são grande fonte de inspiração: peles luxuosas em mohair, alpaca em fios  fantasia, fios que se parecem com couro desgastado e as estruturas que recriam o aspecto das superfícies rochosas . Estruturas transformadas com técnicas aperfeiçoadas que criam um novo brilho em misturas de lãs finas e viscoses, efeitos ópticos bicolores e as lãs stretch com visual nude evidenciando uma beleza surreal. Ainda as montanhas no inverno, o calor dos chalés de madeira, sensação de intimidade e proximidade: mohair, acetato, viscose e os toques de gliter que dão às lãs um aspecto discreto e metálico.

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

Alma “eco”: Terra, raízes, folhas, cascas, fibras vegetais, ressoam como ecos de conscientização ambiental.  Linho e cânhamo, fibras naturais por excelência, mostram seu lado rústico. Ponto alto de importantes desenvolvimentos no processo produtivo: os bio-fios, desde os 100% naturais aos fios coerentes ao tema da reciclagem (artesanato, feito à mão, reciclados).

Alpaca rouba a cena: Cores queimadas e oxidadas, em versões de tons que mostram as estruturas que a alpaca tem para oferecer. Tecidos puros ou mistos, tal como o jogo com o linho, a amplas ofertas de fios naturais. Temas: sustentável, renovável, biodegradável e com conteúdo ético.

Inverno em tons naturais com toques de brilho: Paisagens de outono, misturas de beges e cinzas, claros e escuros,  expressam um desejo da natureza.  É inverno: tons de gelo e de água, encontros de tons de azuis e verdes com os rosas. Foco especial na animada paleta outono inverno 2013, tons pastéis em cinza, opacos naturais em tons brilhantes de ouro e prata.

Fonte: RM Press

Pitti Filati N69 – Balanço Final das tendências mundiais em fiação para tricô e malharia

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 6 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Newcolor Etiquetas promete muitas Sensações com sua coleção durante o 38º Senac Moda Informação

Gosta de sentir sensações? A Newcolor Etiquetas convida você a comparecerem ao 38º Senac Moda Informação, no dia 29 de...

Fechar