Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação

Um dia repleto de cores, leveza, criatividade, inspirações e, acima de tudo, muita informação. Assim foi a 37ª edição do Senac Moda Informação, que, com quase duas décadas de realização, surpreende seus 1.600 participantes, vindos de todo o Brasil, com sua vitalidade, inovação e assertividade, em um seminário que se traduz em fonte para a construção de suas coleções.

Esta edição surpreendeu os participantes dentro da proposta de sinestesia que permeou todo o evento com novidades que vieram somar ainda mais ao já consagrado seminário. O público foi recebido em um novo espaço, o Palácio das Convenções do Anhembi, que garantiu maior conforto, múltiplas atividades e infinitas possibilidades de interação: cenográficas, gastronômicas e sensoriais. Os estandes das empresas parceiras do evento foram mais amplos, bem como os corredores de circulação. O lounge pic-nic proporcionou agradáveis momentos de descontração e convivência durante os intervalos entre as palestras. O serviço de coaching – abordando os temas Tendências em Visual Merchandising, Direitos Autorais em Moda e Comportamento do Consumidor Feminino -, realizado gratuitamente por um time de especialistas em negócios da moda, teve suas inscrições esgotadas logo na primeira hora do seminário.

Com uma nova dinâmica, o Senac Moda Informação proporcionou experiências multissensoriais envolvendo o tema geral do verão 2012: Fast Colours. Do jardim localizado no credenciamento, com 5.320 tulipas artesanais elaboradas em helanca, até a cortina que dava acesso ao auditório, composta por fitas multicoloridas na cartela da estação, as cores estavam por toda parte, inclusive na gastronomia. O cardápio, desenvolvido pela equipe do Grande Hotel São Pedro – Hotel-escola Senac, incluiu frutas, biscoitos nas cores da tabela Pantone®, saladas arco-íris e sanduíches com pães coloridos, encantando os olhos e o paladar. No almoço, todos foram convidados a sentar no gramado e participar de um verdadeiro pic-nic.

Na palestra de abertura, o arquiteto e designer de interiores Michel Penneman contribuiu para fortalecer a importância do desenvolvimento do DNA de uma marca de moda ao destacar que o mundo oferece uma série de inspirações, muitas vezes bem próximas de nós, para desenvolvermos novas formas de pensar. Penneman explicou para a plateia de confeccionistas, estilistas, gerentes de produtos e lojistas como criou o projeto do Hotel Pantone®, cujo tema é relacionado ao sistema de cores homônimo: “Após desenvolver o conceito do The White Hotel, meu primeiro grande projeto, fui convidado a criar outro hotel-conceito” disse o arquiteto. “Pensei: por que não fazer o hotel das cores?”. A partir desse ponto, Penneman começou a pensar em uma maneira de tematizar as cores. Ao olhar para uma velha bolsa Pantone® laranja que tinha em casa, veio a ideia que faltava: “Apresentei para os investidores e, posteriormente, para os licenciadores da Pantone®, em Nova York. A proposta era ter uma cor por andar.” Hoje, o Hotel Pantone® mantém uma taxa de ocupação de 90% e foi eleito um dos melhores designs arquitetônicos em 2010. A bolsa que inspirou o projeto foi fotografada e pode ser vista por todos os hóspedes, em um quadro localizado no hall de entrada do hotel.

Dessa forma, o Senac Moda Informação inspirou os participantes a irem atrás das diversas potencialidades e oportunidades que o mercado da moda brasileira pode cultivar. Para isso, o seminário buscou inspiração naqueles que fazem o evento acontecer: os profissionais que semestralmente conferem o conteúdo fornecido pela equipe de pesquisadores do Senac São Paulo.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Foto: Girls do it better

Verão 2012: uma explosão de cores

Tons nude, preto, cinza, off white e terrosos, vindos da sóbria cartela do inverno, continuam, mas ganham a companhia de uma explosão de cores: coral, papoula, fúcsia, caribe, gérbera e abóbora prometem dar o ar da graça em todas as coleções.

Confira, a seguir, um resumo das apostas dos consultores Luciana Parisi, Andrea Araujo, Denise Morais, Beth Salles, Robi Spatti, Maurício Lobo, Robi Spatti, Caroline Sresnewsky, Guilherme Scarano, Tima Baddini, Patrícia Castellões e Roberta Paes para o inverno 2011.

Cores e padronagens

O tema Explosão 70 é considerado o mais comercial pela consultora Luciana Parisi, já que rende desdobramentos. É uma continuidade da vertente boho hippie e homenageia Yves Saint Laurent, assim como resgata os grandes ícones da moda dos anos 70. Nesse cenário, as cores empoeiradas e tons terrosos, como abóbora queimada, entram em composição com outras cores, como marrom, mostarda, mel e azul índigo (inspirado no jeanswear). Roxo, verde jade e vermelho alaranjado também estarão em alta. Tudo em uma vertente brechó, com tons azulados e acinzentados. Os tecidos têm aspecto simples e natural, com bases sofisticadas. O universo jeanswear ganha destaque, assim como o look glam: babados, transparências, voal de algodão, chiffon e voal de viscose, que vem sendo uma excelente alternativa para o algodão. Plissados são importantes. Cetim com brilho, crepe de seda ou poliéster e algodão em fio tinto com bordados também serão vistos em muitas coleções. As padronagens deste tema pedem um mergulho nos arquivos de estampas e designs da época. Os miniflorais e florais em estilo retrô, no aspecto lenço, ganham espaço em inúmeras peças, bem como o patchwork e estampas digitais psicodélicas.

O Jardim das Delícias é um tema que exalta a natureza e pede o uso intensivo de tons naturais: beges e tons cosméticos levemente acinzentados e rosados. Cores de sorvete, tons terrosos e um leve toque de vermelho também fazem parte da cartela de cores. Tecidos planos, fibras e acabamentos macios obtidos através de lavagens naturais são alguns exemplos de materiais. Para adquirir esse resultado, utiliza-se muito algodão, fio tinto ou bordado, chambray, tricoline, crepe e linho de viscose, sarja leve, rendas de algodão e de polyester. O tule é um dos tecidos mais fortes desse tema. Os florais predominam nas padronagens e rendas e bordados são alternativas à estamparia. Listras delicadas também marcam presença.

Inspirado nas culturas latina, americana e oriental, o tema Festa na Floresta é marcado pelo espírito de aventura. Cores terrosas e neutras, extremamente vibrantes e inspiradas na natureza, podem ser vistas na cartela: verdes vegetais e amarelos ganham destaque. Construções marcantes feitas em voal de viscose, algodão maquinetado, crepe de poliéster, seda, sarjas leves, tweeds de verão e moletinho. Poás, listras de diversas proporções, frutas – pequenas ou grandes -, borboletas étnicas, florais e folhagens exuberantes são algumas das padronagens.

O encontro entre o minimalismo e o maximalismo marca o tema Mínimo Divisor Comum, com tons neutros e frios em contraste com cores supervibrantes. Nos tecidos, a estrutura é fundamental. Os acabamentos são tecnológicos e o mundo dos esportes exerce forte influência. As padronagens predominantes serão listras largas e blocos de cor.

Leia a matéria completa sobre Tecidos, cores e padronagens para o Verão 2012.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Foto: Celeb Showbiz

Feminino

Os quatro temas apresentados – Festa na Floresta, Explosão 70, Jardim das Delícias e Mínimo Divisor Comum – possuem características bem marcantes. Porém, será possível compor looks mesclando esses elementos, já que algumas das bases estão presentes em todos eles. Veja a seguir as principais tendências de cada tema:

Leia a matéria completa sobre as tendências do Verão 2012 para a moda feminina.

Festa na Floresta – As cores de Frida Kahlo e as frutas de Carmem Miranda foram unidas aos bichos da floresta, colocando em alta a nossa latinidade, com cores bem fortes. Listras horizontais são usadas e abusadas. Na moda jovem, o navy marca presença com aplicações diferenciadas e silks tropicais.

Peças-chave – Vestidos longos, saia no joelho ou midi (forte tendência que vai ficar por um bom tempo), batas, saias plissadas e floridas, calças mais justas e encurtadas. O decote, quando não for transpassado, aparece em V. Para as mais jovens, muitos shorts coloridos e vestidos náuticos. A calça harém (estilo odalisca) é uma verdadeira febre na Espanha e deve também fazer sucesso.

Criadores e marcas – Paul Smith, Stella McCartney, Prada, Carolina Herrera, Alexander McQueen, Tiffany & Co, Dior, Cristopher Kane, United Bamboo.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Stella McCartney, Prada, Bluemarine. Fotos: Style

Explosão 70 – Yves Saint Laurent é o ícone desta tendência, enquanto o seriado As Panteras é uma forte referência. O clima é de Studio 54, clube nova-iorquino que marcou a década. Laços funcionais, na cintura ou no pescoço, rendas sensuais, decotes enormes e amarração no pescoço marcam o tema. Fendas se destacam assim como a manga bufante e os detalhes e acessórios em couro. Os drapeados e evasês aparecem mais na moda jovem.

Peças-chave – Macacões, calças secas e retas, cenoura ou flare, com cintura baixa e boca bem larga, vestidos ajustados no top com amplitude de saia. Na moda jovem, há o resgate de peças pequenas. Coletes, kaftans, vestidos com cauda ou de uma manga só, shorts de couro, saias midi-bailarina (vide filme O Cisne Negro), assim como as plissadas e longas. O macacão com boca estreita será mais presente para esse público. Os macaquinhos curtos deverão ser uma preferência no mercado brasileiro. Saia balonê, vestidos boneca e bailarina também prometem agradar as fãs do fast fashion.

Criadores e marcas – Salvatore Ferragamo, Valentino, Miu Miu, Gucci, Tom Ford, Marc Jacobs, Marc by Marc Jacobs, Tory Burch, United Bamboo, Diane von Furstenberg, Dolce & Gabanna, Chanel, Yves Saint Laurent, Missoni.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Marc Jacobs, Fendi, Elie Saab. Fotos: Style

Jardim das Delícias – Os quadros de Monet e as casas de campo do interior da Inglaterra guiam esta tendência – sempre em cores suaves. Aqui, as pequenas flores garantem a delicadeza das peças, assim como os babados, lisos ou plissados, e as franjinhas. O tule ganha muito espaço e o vichy é uma das marcas do tema. A renda da temporada é a paraíba, feita de algodão. Os bolsos serão importantes em todas as construções e coletes estarão presentes em todas as coleções. O fecho lingerie é uma novidade que veio para ficar.

Peças-chave – Saias e vestidos rodados mais curtos, macaquinhos, vestidos de patchwork, ciganinhas, camisetes com estampas fofinhas – como bichinhos, bicicletas, pin-ups e silks com cheirinho – serão os pontos fortes da moda jovem. Salopetes e shorts-saia também serão vistos com bastante frequência.

Criadores e marcas – Liberty, D&G, Dolce & Gabbana, Dior, Juicy Couture, John Galliano, Free People, Urban Outfitters, Emanuel Ungaro, Antonio Marras, J. Mendel, Luisa Beccaria, Bottega Veneta, Chanel, Cacharel, Spotmax, Maurízio Pecoraro e Erdem.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
D&G, Dolce e Gabbana.
Fotos: Style

Mínimo Divisor Comum – O minimalismo, que surge em contrapartida a toda a estamparia e explosão de cores dos temas anteriores, está aqui. O forte desta tendência são os shapes diferenciados, as modelagens e os efeitos de sobreposição. Assimetrias, drapeados sutis, modelagem evasê e peças amplas e soltas serão vistas nas coleções.

Peças-chave – Calças presas nos tornozelos, leggings, bermudas sequinhas, tops, são alguns dos destaques. A calça obi (inspiração japonesa) promete ser sucesso, ao lado da já conhecida saruel e da clochard.

Criadores e marcas – Calvin Klein, Azzedine Alaia, Céline, DKNY, Reed Krakoff, OhneTitel, Marni, Chloé, Max Mara, Derek Lam, Max Azria, Dries Van Notten, Rag and Boné, Mark Fast, Versus, Versace, Giorgio Armani, Alexander Wang, Costume National, Jill Sander, VPL, Maison Martin Margiela.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Calvin Klein Collection, Stella McCartney, Versace.
Fotos: Style

Acessórios

No Verão 2012, o ponto-chave dos acessórios e bijuterias são os materiais. Pérolas, madrepérolas, fios, cordas, bambu, cortiça, estampas líberty, poás, frutas delicadas, metais dourados, bordados, rendas e laises fazem parte do tema Jardim das Delícias. Já o Festa da Floresta é marcado por estampas tropicais, de animais, listras, bordados, aplicações, tecidos, couros, lonas, metais envelhecidos, paetês e resinas.

O tema mais explorado neste segmento é o Explosão 70, com acessórios influenciados pelo movimento hippie, usando elementos com aparência artesanal e ares de patchwork. Crochê, macramê, tressê e pespontos estão presentes em todos os acessórios. Franjas misturadas a miçangas e contas também se destacam nas criações.

Linhas puras, limpas, estruturadas, arquitetônicas e plenas de design marcam o tema Mínimo Divisor Comum. Inspirado nos anos 90, os acessórios são limpos e sem detalhes, predominantemente nas cores branco, bege, cru, cinza e preto.

Leia a matéria completa: Muita inspiração “setentinha” para os acessórios no Verão 2012.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Foto: BlogVivianinha

Infantil – menina

A simplicidade e o conforto continuam sendo essenciais na moda dos pequenos. No tema Explosão 70, há dois movimentos: o vintage, que entra com mais força, e o divertido, com blocos de cores. Formas leves, elegantes e sofisticadas são a marca do tema Mínimo Divisor Comum.

Peças-chave – Macaquinhos, jardineiras, salopetes, batinhas enfeitadas, blusas longas de malha, com pontas e recortes irregulares, shorts e bermudas, calças bloomer, saias com babadinhos, bolerinhos, coletes, calças colors (skinny, jegging ou saruel) e tops curtos

Infantil – menino

A influência college continua sendo uma das mais importantes. Aqui, ela aparece como parte do tema Jardim das Delícias. O look street vem com inspirações dos anos 70 e o menino aventureiro, que explora seus limites, é parte do tema Festa na Floresta, onde o cáqui se destaca. O menino fashion, com ares conservadores, será visto nas inspirações do tema Mínimo Divisor Comum.

Peças – chave – Camisas xadrezes ou vichy, bermudas jeans com x-tags e retas, pólos, T-shirts com barra de manga e decote contrastantes, coletes, jaqueta jeans tradicional, calças e bermudas com bolsos diferentes de cada lado, camisas lisas com referências militares e listrados em geral.

Masculino

O homem abandonou seu antigo universo de formas frias e cores óbvias. A cada geração os preconceitos são deixados de lado e o convívio com a moda assume novos padrões.

Peças-chave – Para o homem clássico, calças volumosas, com bocas estreitas e pregas, com pernas mais curtas ou dobradas. Camisas em sarja e denim black estonado, T-shirts com silk falhado em duas cores, bermudas em chambray, denim ou sarja. O homem contemporâneo veste camisas com prega tombada, pesponto e gola estreita. As T-shirts têm silks em dois tons, galão franzido, quadricromias e full prints. As bermudas e calças são em denim com efeito marmorizado, com zíperes em cores contrastantes, pespontos, recortes, patchs, pences, puídos e joelheira sobreposta.

Leia a matéria completa: Moda masculina será cheia de detalhes no Verão 2012.

Senac Moda Informação Verão 2012: Borboletas, psicodelia e bichos selvagens invadem o jardim colorido da estação
Foto: D&G

Jeanswear

O look vedete do verão o vestido com ares dos anos 70, longo, elaborado em tecido leve. É uma peça que aparece tanto no tema Jardim das Delícias – muitas vezes estampado com listras e flores – quanto no Explosão 70, feito com chambray amaciado ou sarja leve. A modelagem da calça skinny ocupa 55% das araras, a cigarette tem 30% de espaço, enquanto a cenoura 10% e a boca de sino, ainda tímida, somente 5%. As bermudas aparecem ajustadas com estampas e o short balonê, também conhecido como short comfort (mais ganchos entre as pernas), também são sucesso. O bolso aparecendo por baixo continua. Lenços são muito usados como cintos e o jeans resinado imitando couro promete atrair o público jovem. Efeitos como cristal cravejado e botões na frente e atrás para prender suspensório estão em alta.

Peças-chave – Minissaia, coletes, salopetes – de todos os tamanhos -, camisas-vestidos, frentes-únicas, aventais, batas, macacões bootcut e macaquinhos.

Lingerie

Jardim das Delícias é o tema dominante no segmento. Florais delicados, florais de porcelana, vichy de todos os tamanhos, frutas e poás estão presentes em peças com acabamentos em bordado inglês, laises de algodão, transparências, plissados, sedas e rendas. Motivos náuticos também aparecem e os tons néon são a vertente moderna do tema. O tema Explosão 70 aparece em cores vibrantes e estampas étnicas. Muito brilho, frufrus com ar ingênuo, metais, amarrações, tecidos que imitam couro e influências de outros povos fazem parte desse tema, que permite ousar com personalidade. A natureza em seu estado primitivo inspira o tema Festa na Floresta, com tons de nude e areia. Estampas animal prints estão neste tema ao lado de folhagens em estamparia. Na lingerie, o tema Mínimo Divisor Comum é simplesmente o máximo: aqui, o luxo – pouco minimalista – surge em tules, cetins, laises, recortes, tiras vazadas que desenham o corpo, brilho, bijoux, efeitos no tecido e muita sofisticação. Uma renovação do estilo vintage, contrapondo com o novo futurista, em cores inusitadas.

Moda praia

Os temas da estação proporcionam um mix de estampas, cores e formas em peças livres, leves, soltas e descoordenadas. Cada mulher traduz o seu estilo em uma moda praia democrática, para um verão poderoso no qual atitude é fundamental.

A extensa gama de novas texturas, padronagens e cores oferece liberdade de criação e movimento. Peças desenvolvidas em novos tecidos, mais leves, com respiro, fluidos, estampados, lisos, recortados, descoordenados migram da moda para a praia e vice-versa. No Verão 2012 tudo será possível: uma viagem ao passado, presente e futuro.

Street Style Feminino

As principais novidades do segmento vêm principalmente nos tecidos. Poliéster, malhas especiais e chiffon ganham força, estampas de paisagens tropicais que nos remetem às antigas camisas havaianas. O navy aparece em estilo preppy e divertido. Os florais – indispensáveis no surfwear -, podem ser utilizados de forma bem abrangente, dos miúdos aos em estilo vintage, ou abstratos. A inspiração grunge continua forte em T-shirts estonadas com estampas de bandas de rock, tachas, rasgos. Releituras étnicas e neotribal também marcam presença trazendo um mix de culturas e cores.

Peças-chave – Walk shorts curtos, cavados e com cintura alta, T-shirts estonadas com estampas localizadas de bandas de rock e em modelagens boyfriend, vestidinhos em algodão e renda, T-shirts com maxiestampa de bicho, macacões com ombros vazados, vestido de um ombro só, vestido T-shirt, vestido longo, saias longas com estampa étnica, tricô ponto aberto, regata de chiffon, camisa curta xadrez.

Street Style Masculino

O período é de unificação entre os universos jovens – com a cultura de rua sendo influenciada pelo espírito do surf e vice-versa – gerando estilos bem interessantes. O surfista não abandona seu estilo na cidade, ele adapta, mesclando elementos das grandes cidades e os jovens da cultura urbana – sejam skatistas ou grafiteiros -, não seguem mais apenas uma vertente, buscando influência em vários temas, como, por exemplo, na cultura surf.

Esse consumidor deseja produtos duradouros e que se identifiquem realmente com este universo, ou seja, que tenham alma, como calças chino e botas coturno Doc. Martens. Tudo isto com humor em estampas descontraídas como florais ou temas náuticos. Logotipia retrô, lavanderias que dão um aspecto de usado ou detonado, mangas raglan em duas cores e mangas ¾ remetem a este culto vintage.

Peças-chave: Bermudas mais curtas, jeans skinny, camisetas mais largas, golas mais abertas, logotipia retrô, mangas raglan e mangas ¾.

Foto de abertura: Models.com

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação

Publicação: 7 de abril de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
bobs
Siga o Seu Instinto!

Você já se rendeu ao seu instinto? Aquele impulso que leva a culpa quando você faz alguma coisa que não...

Fechar