Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

O trendwatching acaba de divulgar o ‘free report’ de 6 das 12 tendências de consumo para o próximo ano. É um resumo do material que eles vendem para grandes empresas multinacionais. Claro que o conteúdo on line é bem resumido, já que o negócio deles é vender estes relatórios, mas vale a pena conferir o que esta empresa, que  estuda comportamento do consumidor, e tem como seus clientes a Coca Cola, Sony, Unilever e Victoria´s Secret, entre outros, tem a nos dizer.

1 – NICHETRIBUTES

Esta primeira indicação de tendência aponta que as empresas devem desenvolver produtos e serviços que vão de encontro ao desejo dos consumidores, de acordo com seu estilo de vida e situações. Ok, até aqui nada muito novo, premissa existente em todos os manuais de marketing. Porém, para 2009, trata-se de adicionar valores práticos e funcionais a produtos já existentes, atendendo as necessidades específicas de grupos específicos de consumidores, por isso a palavra ‘Nichetribute’ (atributos para um nicho). Agregar valor realmente percebido, útil, funcional e prático.

Exemplo: Dots Gloves – Luvas de lã e acrílico com bolinhas de níquel nas pontas dos dedos, que permitem tocar tela do seu iPhone sem danificar o visor e sem ter que tirar as luvas no inverno.

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Dots Gloves

2 – LUXYOURY

Você definirá o que é luxo em 2009. O que entendemos, hoje, por luxo, está ligado ao que é raro, ao melhor, ao maior, aos mais caros produtos. A arena do consumo em 2009 mostra um desconcertante número de “raridades”, na verdade, muitos deles, inventados puramente para se sobrepor ao enorme número de oferta em produtos e serviços de massa lançados quase que diariamente. Então, mais do que nunca, as raridades serão as meninas dos olhos dos consumidores, que estarão tentando desesperadamente serem únicos.

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Rough Hotel

Em 2009, ao invés de se preocupar em perder o próximo lançamento de artigos de luxo, a dica é focar em definir o que é o novo luxo. Declare que é o fim dos produtos muito acessíveis, muito conhecidos e caminhe no sentido oposto. CHIC-DISCRETO, CHIC – RECESSÃO, CHIC -SEGREDOS, CHIC -RÚSTICO, são palavras de inspiração.

Exemplo: Rough Hotel – Este hotel de Londres junta estética rústica com pitadas de luxo, como ótimos vinhos, artes plásticas em exposição, poucos quartos e serviço personalizado. Neste exemplo o luxo faz parte do tempo, não de um produto de consumo; ele é uma experiência pessoal, os donos do hotel definem luxo como tempo para reflexão, para encontro com pessoas, com natureza e arquitetura.

Ser cool e chic pode ser mais simples do que imaginamos !

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Rough Hotel

3- FEEDBACK 3.0

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

A maioria das empresas, hoje, já tem um canal aberto com seus consumidores. Links, como por exemplo, fale conosco, deixe seu comentário, etc., são comuns nos sites. ESCUTAR É A PALAVRA DE ORDEM. Para 2009, o trendwatching aponta que é preciso ir além. As empresas vão ter que se engajar nas conversas dando respostas, ponto de vistas e desculpas diretamente aos consumidores insatisfeitos. Em 2009, COMPARTILHAR e DISCUTIR são as premissas.

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Exemplo: Starbucks – Neste link da Starbucks, o consumidor pode participar de fóruns, votar nas melhores idéias, e um time de funcionários da Starbucks analisará os mais votados e irá decidir a implementação das novas idéias. O consumidor ganhará os créditos.

4 – ECONCIERGE

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Ajudar seus consumidores a economizar dinheiro de maneira ecologicamente correta é a idéia principal deste conceito.

Exemplos: Free Green – É um site norte americano, onde um time de designer e arquitetos disponibiliza de graça, plantas de casas com projeto ecologicamente correto, o download pode ser feito do site. No site, também, o cliente ou possível cliente encontra o link para achar a construtora, links de produtos para decoração, eletro-eletrônicos, artigos de construção, etc, todos patrocinados pelas marcas.

5- MAPMANIA

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Será 2009 o ano em que o urbano, local, o GPS, smartphone, conveniência, espontaneidade, irão se juntar em uma explosiva celebração baseada nas buscas em mapas, na procura, nos encontros e nas conexões? Se tomarmos por base a MAPMANIA, estamos perto disso.

Exemplos: O Google Map, Nokia Maps, Mapquest, o Apontador (no Brasil) , é impossível que as empresas não estejam presentes nestes ambientes em 2009.

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Todo este cenário será a geografia do que estará, literalmente, perto dos consumidores. É um método universal de agrupar, organizar, procurar informações importantes sobre produtos, eventos e pessoas. Hoje, toda esta “informação geográfica superior” é acessível durante os trajetos dos consumidores, no carro, nos iPhones, nos GPS – o céu é o limite !

6- Happy Ending

Tendências de consumo para 2009, segundo o Trendwatching

Um importante efeito de um cenário mais austero na arena do consumo no próximo ano será o questionamento dos consumidores. Eles, certamente, estarão se perguntando: o quê realmente me faz feliz? Será um ano onde estarão buscando modelos de consumo diferentes e mais baratos para serem felizes. Se as empresas os ajudarem a encontrar esse caminho, terá o sucesso garantido. É uma ótima oportunidade para inovar, reduzir custos e trazer à tona a melhor mais criativa idéia no mundo dos negócios.

Concentre em:

1 – Influenciar e desenhar a visão da sua empresa.

2 – Inspirar-se e ter um novo conceito de negócio, uma iniciativa totalmente nova uma nova marca.

3 – Adicionar um novo produto, serviço ou experiência para certo segmento de consumidores.

4 – Falar as línguas destes consumidores que já estão vivendo as tendências.

Fonte: Trendwatching

Por Alessandra Gimenez

Publicação: 10 de dezembro de 2008

AUTOR

Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting em Milão na Domus Academy, programa em parceria com a Central Saint Martins e o instituto de pesquisa Future Concept Lab. Hoje atua como buyer na Adar Millenium. É importadora de tecidos para o mercado de moda, teve passagens também pela Cia Hering, Vicunha e Rosset.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Presente Virtual da Queila para Leonize

Meu presente para a Leo é a musica Linda, do Caetano Veloso! Por Queila Ferraz

Fechar