Logo

Trajes Históricos – Traje Gótico

Compartilhe...Trajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje Gótico

Seguindo com a série de trajes históricos, aqui vai o segundo – o Gótico.

Trajes Históricos   Traje Gótico

“Enquanto a Arte Românica tem um caráter religioso tomando os mosteiros como referência, a Arte Gótica reflete o desenvolvimento das cidades. Porém deve-se entender o desenvolvimento da época ainda preso à religiosidade, que nesse período se transforma com a escolástica, contribuindo para o desenvolvimento racional das ciências, tendo Deus como elemento supremo.

Dessa maneira percebe uma renovação das formas, caracterizada pela verticalidade e por maior exatidão em seus traços, porém com o objetivo de expressar a harmonia divina.”

Trajes Históricos   Traje Gótico

Notre Dame, Paris, France

Vestuário

No traje gótico, as pontas e verticalidade também são marcantes. O chapéu pontudo das fadas de hoje, remetem a este período.

Trajes Históricos   Traje Gótico

Elas também costumavam raspar a cabeça alongando a testa.

Trajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje Gótico

A vestimenta gótica é extremamente rica e curiosa, aqui narrei apenas algumas de suas características.

Para ver outras imagens da Moda Gótica clique aqui

Trajes Históricos   Traje Gótico

“Período da arte de estilo gótico estendeu-se por 400 anos (de mais ou menos 1.100 até 1.500). ”

“O termo Gótico foi utilizado pelos italianos renascentistas, que consideravam a Idade Média como a idade das trevas, época de bárbaros, e como para eles os godos eram o povo bárbaro mais conhecido, utilizaram a expressão gótica para designar o que até então chamava-se “Arte Francesa “.

ARQUITETURA

Trajes Históricos   Traje Gótico

Catedral de Lincoln — Lincolnshire, Inglaterra

A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.

Trajes Históricos   Traje Gótico
Abadia de Westminster

IDADE MÉDIA

“Em 476, com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido por Idade Média. Na Idade Média a arte tem suas raízes na época conhecida como Paleocristã, trazendo modificações no comportamento humano, com o Cristianismo a arte se voltou para a valorização do espírito. Os valores da religião cristã vão impregnar todos os aspectos da vida medieval. A concepção de mundo dominada pela figura de Deus proposto pelo cristianismo é chamada de teocentrismo (teos = Deus). Deus é o centro do universo e a medida de todas as coisas. A igreja como representante de Deus na Terra, tinha poderes ilimitados.”

Leia todos os artigos da série Trajes Históricos:

Trajes históricos em ímãs de geladeira

Sites Pesquisados:

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=163

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/07/14/000.htm

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

http://www.historiadaarte.com.br/artegotica.html

Compartilhe...Trajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje GóticoTrajes Históricos   Traje Gótico

12 Comment

  1. aff” essa parada de gotico e mtt chataa…. se nao foosse por ponto q eu precisoo neiim entraria e mtt perca de tempo…. afff

Your Commment

Email (will not be published)