Tudo grátis

Nós adoramos o boletim Quebra Tudo, escrito pelo consultor Ricardo Jordão Magalhães site, do Biz Revolution. Como o próprio nome indica, sempre traz uma idéia antiga a ser destruída.

Um artigo especificamente provocou bastante celeuma nas discussões de grupo do Fashion Bubbles – o Tudo Grátis. Vale a pena lê-lo completo, mas a idéia central é de que no mundo atual vc precisa primeiro dar algo para receber algo em troca. E o Ricardo não está falando de caridade, mas de negócios:

“Eu acredito que 80% de tudo que você conhece hoje será dado de graça. DAR VALOR será a melhor maneira de conseguir vender os 20% restantes.(…)

Você deve se preparar firmemente para esse novo momento, começando pela sua maneira de pensar, encarar as pessoas, aquilo que sabe, aquilo que guarda a sete chaves. É hora de DAR PARA RECEBER! “

Revolucionário, não? Realmente, quebra tudo!

Pois bem, com que notícia me deparo na internet? Sun Microsystems compra MySQL por US$ 1 bilhão. Até aí, nada de novo – mais uma empresa sendo comprada. Com o detalhe de que o principal (senão o único) produto desta empresa é um banco de dados, o mySQL, que é dado de graça para quem quiser. É claro que vc pode adquirir uma licença com funcionalidades adicionais, comprar serviços de consultoria, etc, mas o produto principal mesmo é dado de graça. É só ir no site e baixar. E como o código do sistema é aberto, vc pode customizá-lo como bem quiser. Só não pode revendê-lo, é claro.

E já que é dado de graça, podemos ser levados a pensar que não vale nada, já que ninguém paga por ele. Mas, ao mesmo tempo, é capaz de gerar $1 bilhão de dólares de negócios adicionais.

A verdade é que preço é valor – o valor que o comprador atribui ao seu produto, serviço ou à relação que mantém com vc. O problema é que neste mundo de infinitas possibilidades, o comprador primeiro quer ter certeza de que há algum valor real na transação ou na relação. Só depois de experimentar, ele estará disposto a pagar alguma coisa. Daí a importância de primeiro dar algo de valor, para então conseguir que o comprador retribua com valor em troca.

Simples assim!

Publicação: 17 de janeiro de 2008

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
images816105_richard-gere
Richard Gere para Niely

  Richard Gere, quem diria, foi escalado para vender xampu e condicionador à classe média baixa brasileira. Ele é uma...

Fechar