Violeta – conceito e significado

Violeta   conceito e significado

O Violeta é uma mistura de vermelho e azul, e embora seja uma cor separada e distinta, consegue manter alguma coisa das propriedades de ambos, como uma mistura azul-vermelhada.

O violeta tenta unificar a conquista impulsiva do vermelho com a entrega delicada do azul, tornando-se representativo da “identificação”. Esta identificação é uma espécie de união mística, um alto grau de intimidade sensível, que leva à completa fusão entre sujeito e objeto, de maneira que tudo o que se pensa e deseja deve tornar-se Realidade.

De certo modo, isto é encantamento, sonho tornado realidade, estado mágico, feérico, onde os desejos se realizam – de forma que a pessoa que prefere o violeta quer alcançar uma relação “mágica”.

Não apenas ela quer envolver-se de atração, mas, ao mesmo tempo, quer encantar e deleitar os outros, exercer fascinação sobre eles, porque, embora se trate de identificação mágica, ainda existe a distinção entre sujeito e objeto.

O violeta pode significar identificação, como uma união íntima e erótica, ou pode levar a uma compreensão intuitiva e sensível. Mas sua qualidade algo irreal, e de realização de desejos, também pode representar identificação como uma incapacidade de diferenciar, ou como uma vacilação irresoluta, qualquer uma das quais podendo resultar em irresponsabilidade.

Fonte: Teste das Cores de Luscher

Violeta   conceito e significado

Violeta   conceito e significado

Fotos  do site da Dior e da matéria Violet by Vogue.

Publicação: 23 de outubro de 2007

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
fendi-na-muralha-da-china
Fendi sobre Muralha da China

  A Fendi conduzida pelo Karl Lagerfeld realizou segundo Erika Palomino, o mais grandioso desfile de moda da história. Foram...

Fechar