Vocabulário da Moda

Vocabulário da Moda

Em épocas de weeks vemos a cobertura dos desfiles. Um festival de termos da moda  aparecem para traduzir o olhar e explicar o que os estilistas pensaram e queriam dizer com suas coleções.

Mas se você não é do meio e tem dificuldade para compreender  qual de fato é a tendência, segue  links de dicionários de fashionez , assim não correrá o risco de ficar por fora da moda!

Vocabulário da Moda

Barroco

 Com a crise da sociedade renascentista (pós-Idade Média), na qual a arte era, basicamente, o centro de tudo, o Barroco surge procurando solucionar os novos dilemas do homem através da volta a uma intensa religiosidade medieval e da eliminação dos conceitos renascentistas de vida e arte. No Barroco, a arte eclesiástica deseja propagar a fé católica. Para isso, inúmeras igrejas, capelas, e estátuas de santos são construídas. A arte sacra fala aos fiéis com eficácia, mas evita aproximações, conferindo um caráter solene à obras. Na moda, o Barroco é seguidamente retomado por meio de peças que lembram o clima eclesiástico e o estilo medieval (tons pastéis, tecidos rústicos, mantôs, capuzes, capas, casacões, batas pesadas, especialmente no inverno).
Patchwork

Tecido composto por vários pedaços de outros tecidos, de aspectos ou de cores diferentes, costurados juntos. Semelhante a uma colcha de retalhos.

Veja mais no Vocabulário da Moda  e  Dicionário de Termos de Moda.

Publicação: 15 de janeiro de 2008

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Elle et Lui à venda?

Mais mudanças à vista na moda brasileira? Deu no Relatório Reservado que a família Abitbol estaria procurando um sócio para a Elle...

Fechar