Festa Árabe – Num Mercado Persa I

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Alô, você, que está pensando em organizar uma festa das Arábias: não resistimos à tentação de lhe dizer que estamos pesquisando tudo, tudinho mesmo sobre odaliscas, dança do ventre, encantadores de serpentes…

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Músicas árabes existem muitas, já esteve no ar a novela O Clone, que não me deixa mentir. Mas não pode faltar a música de Ketelby, Num Mercado Persa, que tem o dom de nos transportar para um mercado oriental, é tão descritiva, que parece nos trazer até o cheiro das especiarias e comidas árabes. Aliás, comidinhas não serão problema na sua festa, é só encomendar aquelas delícias em um restaurante árabe.

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Lembra-se da Jade, da casa do tio Ali? Realmente, o Marrocos, onde se passa a novela O Clone fica na África, mas o país, sendo muçulmano, tem toda a cultura árabe. Então, o ambiente você pode reproduzir aquele da novela, o interior da casa do tio Ali, por exemplo.

Vale até bater uma linha para o Vídeo Show, da rede Globo e pedir para o André Marques mostrar alguns flashes da novela, principalmente as danças da Jade. Uma das melhores era aquela em que a bailarina leva uma espécie de facão…

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Para você se situar com a Geografia: a Arábia é aquele paìs bem grande que fica do outro lado do Mar Vermelho, em frente ao Egito, que é também muçulmano. Exceto Israel, país dos Judeus, que fica perto, à margem do mar Mediterrâneo, e possui, é claro, sua própria cultura, lembra, a Bíblia? O Antigo Testamento? Você já leu, na Bíblia, o livro Cântico dos Cânticos do rei Salomão? Leia, que é maravilhoso, inesperado.

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Todos os outros paises dessa área, chamada Ásia Menor ou Oriente Próximo e Médio, são árabes. Praticam o Islamismo, que é a religião revelada ao Profeta Maomé, autor do Alcorão e que tem fé em um único Deus, Alá. Possuem muito petróleo e toda essa cultura espetacular que você está querendo reproduzir em sua festa.

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Os paìses em foco também possuem muitos desertos e, onde tem deserto, tem oásis: já pensou sua festa eu um lugar aberto, com palmeiras, fonte, tendas, beduínos, uma caravana de mercadores, com seus camelos? Pois é, se o seu cacife for alto, alugue um camelo, com o seu tratador vestido a caráter. Você faz idéia das fofas das suas amigas fazendo fila para dar uma voltinha no camelo? Ainda mais se o tratador for um gato das Arábias?

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Também há o filme Lawrence da Arábia, para lhe inspirar e o desenho animado Aladim e a Lâmpada Maravilhosa, que é assessoria total para você. Com sorte, quem sabe você aluga até um tapete mágico. As possibilidades são infinitas.

A região é o berço da civilização e há milhares de anos já tinha escrita, belos templos e palácios. Aliás, uma das sete maravilhas do mundo antigo eram os jardins suspensos da Babilônia, que ficava onde é hoje o Iraque. Você também pode tentar reproduzì-los. A Pérsia mudou o nome para Iran, mas o Líbano mantém seu nome até hoje, bem como a Síria.

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Em São Paulo moram muitos libaneses, se você for amiga de um, pode ser uma mão na roda, aliás, nas receitas. Mas de qualquer jeito, na rua 25 de Março, em São Paulo, existem muitos produtos árabes e sua decoração vai ficar… das Arábias!

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Se você quiser diversificar e sofisticar sua festa, com uns toques de China, Tailândia, Vietnan, Indonésia, que já são no Extremo Oriente e possuem outra cultura, nós conferimos o Espaço Til, na avenida Lorena, que tem produtos incríveis, de tecidos, a móveis e objetos. Vale conferir!!

Leia também Festa Árabe: Num Mercado Persa – II e veja fotos e sugestões para decoração da sua festa.

Num Mercado Persa III – Festa Árabe

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Festa Árabe   Num Mercado Persa I

Leia mais:

Publicação: 27 de agosto de 2007

AUTOR

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Apex-Brasil leva a moda brasileira ao Japão

  A moda brasileira terá uma grande oportunidade de conquistar ainda mais espaço do outro lado mundo. No final deste...

Fechar