Logo

Trilha sonora anos 80: Lambadas – Parte 2

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Veja também
- Trilha sonora anos 80: sucessos e ícones – Parte 1
- Trilha Sonora Anos 80 – Outros Hits Nacionais – Parte 3
- Trilha Sonora Anos 80 – Cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 4
- Trilha Sonora Anos 80 – Outros cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 5
- Trilha Sonora Anos 80 – Internacional – Michael Jackson, Madonna, Milli Vanilli e Phil Collins

A onda de revival anos 80 está com toda força na moda e na balada. E as festas temáticas dos anos 80 estão entre as mais divertidas!

As lambadas então entre as músicas que marcaram essa década e que não podem faltar em sua festa dos anos 80.

Kaoma


Beto Barbosa

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Adocica

Preta


Sidney Magal

Me Chama Que Eu Vou – Abertura de Rainha da Sucata

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2


Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Um pouco da história da lambada

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Diversos relatos de paraenses contam que uma emissora local chamava de “Lambadas” as músicas mais vibrantes. O uso transformou o adjetivo em nome próprio, batizando o ritmo cuja paternidade é controversa, motivo de discussão entre músicos e pesquisadores paraenses. Porém, é fato que o músico e compositor de carimbó Pinduca lançou, em 1976, uma música intitulada “Lambada(Sambão)”, faixa número 6 do LP “No embalo do carimbó e sirimbó vol. 5″. É a primeira gravação de uma música sob o rótulo de “Lambada” na história da música popular brasileira.

Há quem sustente a versão que o guitarrista e compositor paraense Mestre Vieira, o inventor da guitarrada , seria também o criador da lambada. Seu primeiro disco oficial, “Lambada das Quebradas”, foi gravado em 1976, mas lançado oficialmente dois anos depois, em 1978.

O novo nome e a mistura do carimbó com a música metálica e eletrônica do Caribe caiu no gosto popular, conquistou o público e se estendeu, numa primeira fase, até o Nordeste. O grande sucesso, no entanto, só aconteceu após a entrada de empresários franceses no negócio.

Com uma gigantesca estrutura de marketing e músicos populares, o grupo Kaoma lançou com êxito a lambada na Europa e outros continentes. Adaptada ao ritmo, a música boliviana (Llorando Se Fue) tornou-se o carro chefe da novidade pelo mundo. Também há uma vertente que diz que a dança da lambada provém do forró.

A lambada chega a Porto Seguro, e ali se desenvolve. Boas referências foram a Lambada Boca da Barra, em Porto, e o Jatobar no Arraial d’Ajuda, onde desde o início também zouks (lambadas francesas) serviram para embalar os lambadeiros.

Tudo isso acontece na época do apogeu do carnaval baiano, que ditava uma moda atrás da outra, e numa delas, apresentou a lambada ao Brasil. Essa segunda fase da dança durou apenas uma temporada e foi um pouco mais abrangente que a primeira, que só havia chegado até o nordeste. Até esse ponto a lambada tinha como principal característica os casais abraçados. Era uma exigência tão forte que, quando da realização de alguns concursos, aqueles que se separassem eram desclassificados. (Leia matéria completa na Wikipédia e também no MusicStyle)

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Veja também
- Trilha sonora anos 80: sucessos e ícones – Parte 1
- Trilha Sonora Anos 80 – Outros Hits Nacionais – Parte 3
- Trilha Sonora Anos 80 – Cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 4
- Trilha Sonora Anos 80 – Outros cantores que fizeram sucesso no Brasil – Parte 5
- Trilha Sonora Anos 80 – Internacional – Michael Jackson, Madonna, Milli Vanilli e Phil Collins

Por Leonize Maurílio

Trilha sonora anos 80: Lambadas   Parte 2

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

24 Comment

  1. eu adoro

    • adora nada mulher nao mais do que o bainho to certa kkkkkk

  2. muitho doido esse ritimo…kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Olá meus caros. Descobri a música que eu estava procurando. Ela se chama “Da cor da Paixão” dos Trepidant’s. Tocou muito em Recife nos anos 80/90.

  4. EU DANCEI MUITO NESSAS EPOCA D LAMBADA…POIS A LAMBADA PRA MI ERA UMA PAIXAO SEM FIM.MAIS CM EU ACEITEI O EVANGELHIO PRA MI A LANBADA FOI APENAS UMA LENBRANÇA Q EU VOU GUADAR PRO RESTO D MINHA VIDA……

  5. VC.GOSTAM.DESAS.MUSICAS.

  6. MUITO.BOM.REVELA.ESAS.MUSICAS.

  7. Há!o link do Blog FLASH-HITS é – http://flash-hits.blogspot.com acessem e boa viagem ao passado.um abraço…

  8. Parabens pelo site!e que tal escutar as melhores musicas dos anos 70,80 e 90 incluindo LAMBADAS?então acesse o nosso Blog e boa viagem…

  9. Há uma música que eu estou procurando (não sei quem é o cantor, nem o nome da música, só sei que era lambada) cujo refrão era: me dá um beijo ê ô, vem cá me dá me dá. Será que você pode me ajudar?

    • Olá Diego santana a musica que você esta procurando é
      “me dá um beijinho” Cantora anjelica.

    • Á Musica que você esta procurando é me dá um beijinho
      com a cantora anjelica.

  10. eu entendi tudo.obrigada é um trabalho ótimo*–*

  11. vc tem certeza que o apogeu da lambada foi nos anos 80? Pelo que li em artigos o grande período de explosão se deu no fim dos anos 80 e início de 90, com Beto Barbosa, e inclusive o hit febril de sidney magal ( que aderiu à lambada nesta época) tendo uma de suas músicas na abertura da Novela Rainha da Sucata.
    Gostaria de tirar essa dúvida, porque estou fazendo pesquisa pra faculdade

    • Olá, Viviane! Sim o final de 80 e início de 90, marcaram a lambada. O grupo Kaoma estourou em 89, mas já vinha fazendo sucesso desde 85 na França.O sucesso “Chorando se Foi”, do grupo, explodiu nas paradas brasileiras em 90, assim como o sucesso de Sidney Magal na abertura da novela Rainha da Sucata. Um abraço!

  12. Que época maravilhosa, como dancei lambada, que saudade desse tempo, é uma pena que as coisas boas infelismente não voltam mais, tempo em que as músicas falavam ao nosso coração, agora o que se curte são músicas vazias, sem sentido, mque não nos trazem nada de bom.Sou amante convicta dos anos 80.E VIVA O ETERNO ANOS 80!!!!!

    • Pois bem, Linda Milão tb sou um saudosista dos anos 80, foi a decada de varias revelações como BETO BARBOSA, SIDNEY MAGAL, KAOMA E, NÃO PODERIA DEIXAR DE MENCIONAR AS LAMBADAS INTERNACIONAIS, que foram lançadas aqui no brasil em varios volumes, até hoje procuro na internet alguns sites que me faça relembrar os velhos tempos, anos 80 com certeza inesquecivel. Um Abraço.

  13. É tanta nostalgia que dá vontade de voltar no tempo!Ó tempo bom que não volta mais.Saudades do meu tempo de criança quando a lambada explodiu de sucesso.

  14. adorei esse foi meu trabalho de escola e adorei falar sobre lambada

  15. meu amigo so quem viveu esta epoca sabe o que melhor, menos essa coisa imunda de funk que faz apologia ao crime. Abraços aa quele que curte funk melodie e não porcaria.

  16. Ainda continuo achando que o período ouro da música brasileira foi nos anos 60. Este período musicas nos deixou saudade.

  17. Uma grande pena que acabou. O que é bom dura muito pouco.

  18. Olá Leonize,

    Pretendo ralizar uma festa de confraternização de final de ano com um grupo de amigos (+ ou – 20 casais), só que queremos inovar e fazer uma festa retrô (tipo anos 70/80/90)- vai ser em um local aberto. Assim, gostaria se vc pudesse nos ajudar e mandar um projeto de como realizar, ficariamos muito gratos….Frt abraço.

  19. Nossa,eu já tinha me esquecido disso, achava que só tocava dancing day e dico day……, ainda bemque aquelassainhas saíram de moda

Your Commment

Email (will not be published)