Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa

Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa

Celebrar a Páscoa com Marzot ou com ovo de Páscoa?

A Páscoa, que para muitos não passa de um grande feriado e momento para comer chocolate é uma celebração de mais de 3000 anos para os Judeus e de mais de 2000 anos para os Cristãos que celebram em comum a “Passagem” ou “Transformação”.

Há mais de 3000 anos, o povo judeu foi libertado da escravidão no Egito pelo faraó Ramsés II. Através das intervenções de Moisés e após as 10 pragas lançadas por Deus no Egito, o faraó aceitou libertar o povo, tendo em vista que a última praga causou a morte de seu primogênito. Os judeus foram instruídos a marcar suas casas com sangue de cordeiro sacrificado, como forma de distinguir onde a praga seria lançada. Este ato ficou conhecido em hebraico como Pessach que significa passagem. Desta forma, a praga passou pela casa dos judeus e seus primogênitos não foram mortos.

Guiados por Moisés, os judeus bateram em retirada o mais rápido possível e se esqueceram de fermento para fazer pão. Após a grande fuga dos soldados de Ramsés e a da travessia do Mar Vermelho que se abriu permitindo-os a passagem (“Pessach”) e transformação de uma vida escrava à libertação, eles celebraram comendo pão assado no sol, sem fermento conhecido como Matzot e ainda usado na celebração da Páscoa Judaica, como uma forma simbólica e referência histórica.

1000 anos após a libertação do povo judeu da escravidão no Egito, em um domingo Jesus de Nazaré entrou em Jerusalém, montado em um burro e foi saudado por homens e mulheres que traziam nas mãos ramos de palmeiras. Este dia, conhecido como Domingo de Ramos, foi o primeiro dia da semana de celebração do “Pessach”, a grande festa judaica em Jerusalém e o final da quaresma, 40 dias que Jesus passou no deserto em retiro, reflexão e jejum. Naquela semana Jesus expulsou os vendilhões do templo como forma de marcar o lugar como sagrado para orações e reflexões e não comércio.

Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa
Imagem via Portal Angels e Loja das Canecas

Em uma quinta-feira Jesus fez uma ceia com seus discípulos na noite da Páscoa dos Judeus (“Pessach”) com pão ázimo (Matzot, sem fermento) e em um ato de humildade lavou os pés dos apóstolos. Naquela noite conhecida como quinta-feira santa, hoje celebrada pelos cristãos com a missa de lava-pés, Jesus foi preso e morto na sexta-feira da paixão. No terceiro dia após sua morte e conforme a profecia, Jesus ressuscitou e se  juntou mais uma vez aos seus discípulos para reafirmar sua mensagem de Amor ao próximo. O Domingo da ressurreição ficou conhecido como a Páscoa Cristã que celebra também a passagem e transformação da morte para a vida eterna.

A tradição da celebração da Páscoa é milenar tanto para os Judeus como para os Cristãos, mas a celebração com ovos de chocolate e do coelho da páscoa tem muitas versões. Uma delas é que o ovo representa nova vida e que o coelho reproduz muitas vidas e a ressurreição é a passagem para uma vida nova. Mas não me pergunte porque coelho e não galinha da páscoa.

Feliz Páscoa!

Por Carlos Alberto Silva

Você sabe o que se comemora na Páscoa? Entenda os símbolos e um pouco da história da páscoa
Imagem via Igreja Anglicana Independente

Foto de abertura via Nutri Brasil


Publicação: 23 de março de 2016

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Semanas de Moda News – SPFW, Veste Rio, DFB 2016

Não é porque é ano de crise que as coisas param, pelo contrário, é hora de movimentar ainda mais. As...

Fechar