15 anos de SPFW – Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Ao longo dos últimos 15 anos, o São Paulo Fashion Week tornou-se muito mais que um evento.

Numa época em que poucos reconheciam o Brasil como uma referência em moda, design e lifestyle, o SPFW estabeleceu um calendário e consolidou-se como a força que hoje estrutura, movimenta e impulsiona a cultura de moda do Brasil. Desde sua primeira edição, atraiu aproximadamente dois milhões de pessoas ao Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

A maioria conhece e percebe hoje o SPFW como a maior plataforma da América Latina para a divulgação do design e da criatividade brasileiros. Mas, o que pouca gente sabe, é a real dimensão e impacto que ele tem na cultura, na identidade e na economia do país.

Idealizado e produzido pela Luminosidade, o SPFW é o mais importante emblema de toda uma indústria – da fiação ao varejo, dos cursos universitários ao dream team de modelos revelado para o mundo – que reúne 30.000 empresas, movimenta R$ 50 bilhões ao ano e emprega quase dois milhões de brasileiros.

Com duas edições anuais, gera um grande fluxo de visitantes para a cidade de São Paulo, movimentando os segmentos de turismo, hotelaria, serviços, alimentação, transporte e varejo. A imprensa nacional e mundial também se mobiliza para assistir aos desfiles e fazer a cobertura de cada edição. Com isso, o SPFW tornou-se um case de comunicação e também de economia criativa, criando uma rede de conteúdo de alta qualidade e repercussão.

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Imagem via Chucrute com Salsinha

O SPFW chamou a atenção do mundo ao ser o primeiro evento de moda do mundo a tratar a questão da sustentabilidade e neutralizar sua emissão de CO2, medida que posteriormente foi tomada por diversos agentes do setor.

O São Paulo Fashion Week está apenas na metade de sua missão de prosseguir a construir a cultura de moda do Brasil. Ao mesmo tempo em que olha para trás e resgata sua rica história, atua no presente e pensa no futuro para consagrar o país como um importante pólo mundial de criatividade e referência em lifestyle.

Em 2011, você verá uma série de ações para celebrar os 15 anos do SPFW e participará  da  consolidação da cultura de moda no Brasil.

SPFW 30ª edição – Inverno 2011

28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2011

Fundação Bienal São Paulo

Quinze anos de construção, quinze anos de reflexão.

Pensar e realizar a moda, convivências com linguagens que se mesclaram na grande plataforma de convergência de diversos temas (comportamento, design, cultura, meio ambiente, marketing, negócios), que resultam em uma moda brasileira que ganha o mundo.

Uma nova roupagem para a Bienal, um olhar presente entre o passado e o futuro.

NOVOS OLHARES

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Imagem via blog Memórias de uma Adolescente

Para reviver  um processo fascinante  construído ao longo desses 15 anos  foram convidadas três produtoras consagradas – Conspiração, Protótipo Filmes e Spray Filmes – para lançar seus olhares  sobre esta história em um especial _ SPFW 15  ANOS, com nove episódios e transmissão  prevista para o primeiro semestre de 2011 pelo canal GNT.  O documentário SPFW 15 anos terá tratamento cinematográfico.

A memória do SPFW passeará pelos caminhos mais marcantes do Calendário Oficial da Moda Brasileira – desde sua idealização, quando estimulou uma verdadeira mobilização em diversos setores, propondo unir os elos da indústria da moda no país, seguida por uma notável transformação para as marcas nacionais e pela valorização da identidade brasileira, no processo da construção de uma cultura de moda no Brasil.

Um dos episódios relembrará personalidades cujas participações no SPFW foram antológicas. As diversas vertentes na música na moda ganham um capítulo especial embalado pelas trilhas sonoras dos desfiles com apresentações de grandes nomes ao vivo. Inovações e alta tecnologia em produtos, processos e materiais  revelam mais um episódio.

O boom de  faculdades e cursos de moda , os impactos sócio econômicos  na cidade de São Paulo e no  Brasil  serão tema de outro capítulo destra trajetória representativa.

Um episódio inteiro será dedicado a beleza e ao talento de tantas modelos que começaram sua carreira no SPFW e hoje tem projeção internacional.

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Imagem via Blog da Tina

O Futuro começa…

Já!

Começou…

… e agora já tem um novo futuro chegando.

Formas em Movimento.

Movimento contínuo.

Próximo.

Ideias.

O Amanhã.

O Já Já.

O Agora.

Já foi.

Mas continua sendo.

CONCEPÇÃO COLETIVA

A edição que inicia as comemorações de 15 anos do SPFW traz uma nova concepção artística.

A equipe da Luminosidade – empresa organizadora do evento, incluindo seu diretor artístico Paulo Borges – em sinergia com Flávio M1R, Gustavo Mitsu e Raphael Manfré, criativos do Estúdio 20.87, idealizado por Houssein Jarouche, proprietário da Micasa – e Rogerio Hideki e Vitor Santos, do Estúdio ÁRVORE – formam o coletivo que assina a ambientação nesta temporada Inverno 2011.

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Imagem via Fashionismo

MARCAS PARTICIPANTES – 30ª EDIÇÃO

Adriana Degreas

Alexandre Herchcovitch

Amapô

Ana Salazar

André Lima

Animale

Cavalera

Colcci

Cori

Do Estilista

Ellus

Fernanda Yamamoto

FH por Fause Haten

Gloria Coelho

Huis Clos

Iódice

Jefferson Kulig

João Pimenta

Juliana Jabour

Lino Villaventura

Maria Bonita

Neon

Osklen

Priscila Darolt

Reinaldo Lourenço

Reserva

Ronaldo Fraga

Samuel Cirnansck

Triton

Tufi Duek

V.Rom

****

Fonte da imagem de abertura: Mundo Educação

Fonte:

15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil 15 anos de SPFW   Manifesto: Construir a Cultura de Moda no Brasil

Publicação: 14 de dezembro de 2010

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
fernandovt_01
Ilustração – 24 Horas em diversas cidades do mundo

O desafio para o designer/ilustrador Fernando Volken Togni era criar uma série de ilustrações para a  Oryx Magazine, a revista de bordo da...

Fechar