A História do Jeans – Compreenda a indústria da moda: da matéria-prima ao produto final / Parte1

A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1

Ao comprar uma roupa o consumidor nem imagina quantas etapas foram necessárias para se obter o produto final.

Tomemos como exemplo uma camisa de algodão 100% estampada em preto em fundo azul. O início do processo se dá na plantação do algodão, que depois de florir é colhido. A partir daí, esse algodão vai para a fiação onde as fibras vão ser limpas, paralelizadas e estiradas até formar um fio.

Esse fio vai formar um rolo de urdume que depois será tramado em um tear, construindo o tecido. É preciso deixar o tecido pronto em condições de uso, tarefa do beneficiamento, que trabalha de acordo com a orientação da confecção que dele fará uso. A solidez das cores depende dos corantes a serem escolhidos, que influenciam diretamente na qualidade do tingimento.

O tecido vai para a confecção, onde será costurado e onde serão utilizados complementos e aviamentos como zíperes linha, botões, entretelas, forros, etc…

Não se pode esquecer que esta camisa vai ser usada e necessariamente lavada por várias vezes. A manutenção desta roupa pode ficar a cargo de uma lavanderia, que muitas vezes é responsabilizada por danos para os quais o processo de lavagem não contribui, mas que paralelamente denuncia falhas dos procedimentos anteriores.

A qualidade dos aviamentos, a mistura de fibras e os enfeites das roupas costumam ser problemas para as lavanderias, bem como a falta de estabilidade dimensional e encolhimentos.

A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1  A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1
Com uma extensão tão grande a indústria da moda é a segunda maior indústria geradora de empregos no Brasil. Imagens via UOL Mais e Flickr Jones

A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1 A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1
Para chegar na roupa, o tecido que veio das tecelagens vai para a confecção, onde será costurado e onde serão utilizados complementos e aviamentos como zíperes linha, botões, entretelas, forros, etc… Imagem via Aviamentos no Atacado

Leia também: Como funciona a indústria da moda e Breve história da moda

Por Renato Nogueirol Lobo

(Renato Nogueirol Lobo é professor, engenheiro mecânico e têxtil, pós-graduado em Gestão de Produção e em Qualidade e Gestão de Produção e Pessoas, o autor reúne dezoito anos de experiência em diversos livros práticos e objetivos.)

Conheça os livros do Renato Nogueirol Lobo

A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1 Gestão de Produção

Gestão de Produção destaca os princípios básicos do controle da qualidade total, controle de processos, tipos de planejamento, qualidade pessoal, os impactos da manutenção produtiva total (MPT), custos de manutenção, sistemas de controle e implementação.

Aborda manutenções corretiva, preventiva e preditiva, o planejamento de ações (5W2H), sistema de gestão, medição de desempenho, gestão de produtividade e vantagem competitiva, ferramentas e estudos de caso, reengenharia e padrões de desempenho.

Abrange produtividade industrial, controle da produtividade, análises e mudanças de um layout, controle de medidas e carga de máquinas.

 

A História do Jeans   Compreenda a indústria da moda: da matéria prima ao produto final / Parte1Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade traz uma reflexão sobre a importância dos sistemas de gestão de produção, sendo indicado a estudantes e profissionais da área.

Preparar estudantes, profissionais, especialistas e futuros gerentes para atuarem em gestão de qualidade com condições de enfrentar os mais diversos problemas é o intuito deste livro.

Aborda conceitos básicos, certificação, históricos, sistema de garantia da qualidade, gestão otimizada, auditoria, ciclo PDCA, diagramas de Pareto, de causa e efeito e de dispersão, cartas de controle por variável, histograma e fluxograma. Introduz métodos de análise e solução de problemas, Housekeeping, Kanban, Just-in-Time, Kaisen, FMEA e PPAP.

Explica princípios do layout, gerências de custo da qualidade e manuseio da produção, times e equipes, desempenho e liderança, além de sistemas de gestão integrada, MRP (Planejamento da Necessidade de Materiais) e MRP II (Planejamento dos Recursos da Manufatura).


Publicação: 6 de julho de 2011

AUTOR

Renato é professor do SENAI, engenheiro mecânico e têxtil, pós-graduado em Gestão de Produção e em Qualidade e Gestão de Produção e Pessoas.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
true blood quarta temporada 01
Nova temporada de True Blood estreia no Brasil neste domingo (10/7) com festa e prêmios

A espera finalmente terminou. A série mais viciante da televisão está de volta! A quarta temporada de True Blood traz...

Fechar