A História dos Vestidos de Noiva – Idade Média / Parte 3 (História da Moda)

A História dos Vestidos de Noiva – Idade Média / Parte 3 (História da Moda)
O casamento do casal Arnolfini

Durante a Idade Média, a cristianização do ocidente trouxe novos costumes matrimonias. A coroação de Carlos Magno, no ano 800 d.C, tornou o casamento um sacramento religioso, com forte carga social e simbólica. Esta carga,em grande parte, perdura até os nossos dias.
Nesse momento, a união dos cônjuges passou a se dar através de uma cerimônia religiosa que sacramentava a união de duas famílias e de seus patrimônios. O casamento então, teve como função garantir as fronteira dos novos reinos e reconstruir os territórios nacionais destruídos pela longa invasão bárbara à qual a Europa estivera submetida desde a queda do Império Romano e também pelo abandono desse território devido às Cruzadas .

O vestido de noiva surgiu nesse período com a função específica de apresentar para a comunidade as posses da família da moça. Sua simbologia era a do poder e sua função era social. Geralmente, a noiva era apresentada com um vestido vermelho, ricamente bordado e sobre a cabeça um véu branco bordado com fios dourados. O vermelho representava a capacidade da noiva de gerar sangue novo e continuar a estirpe. O véu branco falava da sua castidade.

A História dos Vestidos de Noiva – Idade Média / Parte 3 (História da Moda)

Ao noivo, bastava que desse à noiva um cavalo branco para que pudesse segui-lo. Para muitas famílias, o sucesso no casamento dos filhos era uma questão de sobrevivência que implicava numa boa partilha entre terras, animais e servos para trabalhar a terra.

À noiva, além dos dotes patrimoniais, cabia levar tecidos para vestir a família e a casa que ia constituir além de joias, que poderiam ser vendidas ou trocadas para o custeio do cultivo da terra. Os noivos, em geral, tinham ambos por volta de quatorze anos e no dia das núpcias a noiva deveria se apresentar com todas as joias sobre o seu corpo e cabelo.

Leia mais sobre a História dos Vestidos de Noiva

Publicação: 24 de junho de 2010

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
eclipse.robert
Figurinos originais da Saga Crepúsculo são expostos em São Paulo

Pôster de divulgação do longa. Imagem do site oficial Enquanto o filme Eclipse não chega às telonas, os fãs de...

Fechar