As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5


Anúncios

Madeleine Vionnet Vestido Grego As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Foto de Flickr

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, preparamos uma série sobre mulheres que fizeram moda e mudaram a forma de ser mulher na sociedade.

Aqui temos como objetivo pensar a moda criada na Europa durante o século XX por mulheres. Elas fizeram moda e mudaram a forma de ser mulher na sociedade ocidental.

Não desprezamos a importância da criação japonesa, nem da norte-americana no cenário da moda contemporânea, nossa intenção é apenas mostrar a presença feminina num mundo que é conhecido quase exclusivamente como posse dos grandes costureiros e das Maisons.

Madeleine Vionnet (1876 – 1975)

Madeleine Vionnet Logo1 As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos

Madeleine Vionnet nasceu em Aubervilles, na França, e ainda adolescente começou seu aprendizado como costureira. Foi para Paris, passou algum tempo em Londres e, em 1901, aos 25 anos, estava de volta à França. Seis anos mais tarde, estava trabalhando na Maison de Jacques Doucet, muito conceituada no final do século 19 e no começo do século 20, onde permaneceu por cinco anos.

Em 1912, afinal, Madeleine Vionnet inaugurava sua própria casa. Fechou-a durante a 1ª Guerra Mundial, e quando a reabriu, pouco tempo depois, começou a ganhar a preferência de muitas atrizes da época. Com um estilo inovador, costumava criar seus modelos diretamente em um manequim em miniatura.

Duas de suas principais características eram o drapeado e o corte enviesado, para os quais encomendava tecidos com o dobro de largura do que o habitual – seus tecidos prediletos eram o crepe, a gabardine e o cetim, que ela manejava com maestria, a ponto de ser considerada a estilista que mais contribuições técnicas deu à alta costura. Descartou o espartilho e usou costuras diagonais e bainha aberta, para obter formas simples e helênicas. As aberturas de suas roupas eram sempre surpreendentes, laterais, ou na parte de trás, mas também criou peças sem qualquer fenda e que precisavam ser vestidas com cuidado pela cabeça. Seus taillerurs possuíam saias nesgadas ou enviesadas.

Seus períodos de maior sucesso foram o final dos anos 20 e o começo da década de 30. Atribui-se a ela a divulgação da gola capuz e da frente-única. Forma e caimento suaves eram seus objetivos para conseguir o máximo do estilismo, ou seja, vestidos que se amoldavam com perfeição ao corpo. Madeleine Vionnet aposentou-se em 1939.

Veja também: As grandes Estilistas da Moda Européia – Jeanne Lanvin – Parte 1/5

As grandes Estilistas da Moda Européia – Coco Chanel – Parte 3/5

Madeleine Vionnet Vestido Transparente As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Foto de The Fashion Spot

Madeleine Vionnet Vestido Quadriculado As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Foto de The Fashion Spot

Madeleine Vionnet Desenho As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Foto de The Fashion Spot

Madeleine Vionnet Croqui As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Foto de The Fashion Spot

Madeleine Vionnet Outono 2010 As grandes Estilistas da Moda Européia – Madeleine Vionnet – Parte 2/5 fotos
Vionnet 2010 – Foto de Style

Por Queila Ferraz

Veja também: As grandes Estilistas da Moda Européia – Jeanne Lanvin – Parte 1/5

As grandes Estilistas da Moda Européia – Coco Chanel – Parte 3/5

Related Posts with Thumbnails


2 Comentários

  1. luh fernandes disse:

    olá….sou do interior de minas gerais,cidadizinha com 10 mil habitantes.bem,minha mãe me ensinou a costurar com 10 anos de idade,porque ela costurava e eu sempre gostei.lembro que minha primeira peça foi um macaquinho que vi numa loja e como os tempos eram difíceis,minha mae nao tinha dinheiro para comprar,foi aí que aprendi mesmo e com ajuda de minha mãe fiz igual para ir nos dias festivos da igreja.bem,me identifiquei de coração com “madeleine vionnet”,primeiro porque nasci em 1975 quando ela faleceu e segundo porque eu comeceu na costura tambem adolecente.ainda não conquistei meu espaço no mundo fashion não,mas sei que está próximo pq mudei do interior de minas para o rio de janeiro.tenho um atelier no meu apartamento mesmo,e costuro para pessoas do meu convívio social e amigas do meu condomínio.tenho certeza que os espiritos de luz estão a meu favor e minha estrela vai brilhar breve,vou ser reconhecida no mundo fashion….até mais…1.000bjs no coração

  2. Queila,
    Você divide conosco um conecimento a que não teríamos acesso, nós que não somos do mundo da moda. Surpreendeu-me principalmente a obra da Schiaparelli, em parceria com Salvador Dali.
    Agradeço-lhe a oportunidade.
    Ignez Pitta

Deixe uma resposta

Connect with Facebook