Especial Relógios – História e Estilo

Especial Relógios   História e Estilo 
Foto de Gordon and the Whale

A rotina caótica das grandes cidades e o ritmo acelerado ao qual estamos submetidos, quase que constantemente, nos faz ter a impressão de que nossas vidas são pautadas pelo tempo.

Antes da invenção dos relógios, o tempo era medido através da observação das estrelas e do sol. Com o passar da história, outros medidores foram sendo desenvolvidos, como a ampulheta e os relógios de água – as clepsidras.

As clepsidras remontam à civilização egípcia e eram usadas durante a noite, quanto os relógios de sol aos poucos foram perdendo sua serventia.

Especial Relógios   História e Estilo
Relógio de sol – Foto de Panoramio

Até a Idade Média a medição do tempo se baseava em eventos naturais, como a duração do dia ou a observação dos astros. Foi apenas no século XIII que o homem passou a se utilizar de mecanismos autônomos para mensurar horas, minutos e segundos. No entanto, os primeiros relógios mecânicos eram bastante inexatos e desajeitados.

Em 1656 foi criado o relógio de pêndulo. Idealizado por Galileu Galilei e construído por Christian Huygens, o aparato era muito mais preciso que os modelos anteriores, tendo apenas dez segundos de atraso diário. Esse modelo foi sendo aperfeiçoado até quem em 1929 foi criado, por Warren A. Marrison, o relógio de cristal de quartzo, um modelo mais preciso e funcional.

A tecnologia foi avançando, até que em 1948 foi criado o relógio atômico. Esse modelo tem precisão assombrosa. Seu atraso é de apenas um milissegundo a cada 1400 anos.

Os relógios de pulso só foram inventados no ano de 1868 pelos empresários Athoni Patek e Adrien Phillipe, os fundadores da Patek-Phillip. Entretanto, a primeira versão da peça data de 1814. A princesa Carolina Murat, irmã de Napoelão Bonaparte encomendara um relógio do tipo ao relojoeiro Abraham Louis Bréguet.

Especial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e Estilo
Galileu e Huygens, os pioneiros da relojoaria mecânica – Fotos de Thais Ananda Carol e Cursos Virtuais

O aviador brasileiro Alberto Santos Dumont foi um dos promotores da popularização do relógio de pulso entre os homens. No início do século XX, mais precisamente em 1904, o aeronauta estava em pleno processo de desenvolvimento de seus aviões e para pilotar fazia uso das duas mãos, tornando-se difícil o manuseio do relógio de bolso. Dumont pediu a seu amigo, o joalheiro Louis Cartier que unisse um dos relógios de sua coleção a uma tira de couro.

Atribui-se erroneamente a autoria do relógio de pulso a Santos Dumont. O que acontece, na verdade, é que Dumont popularizou o uso do acessório entre o público masculino. Antes de Santos Dumont, os relógios de pulso eram acessórios essencialmente femininos.

Foi apenas depois da Segunda Guerra Mundial que o relógio de pulso consagrou-se como um acessório masculino. Os soldados precisavam ver as horas de uma maneira prática e encontraram no acessório uma solução para esse problema.

Seja de quem for a autoria do acessório, o relógio de pulso é extremamente prático e é uma opção de muito bom gosto para aqueles que desejam presentear alguém.

O Fashion Bubbles fez uma seleção de relógios de pulso:

Especial Relógios   História e Estilo Especial Relógios   História e Estilo Especial Relógios   História e Estilo
Relógios Hugo Boss

Especial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e Estilo
Relógios Gucci

Especial Relógios   História e Estilo Especial Relógios   História e Estilo Especial Relógios   História e Estilo
Relógios Citizen

Relógios Cartier

Veja coleção completa no site Cartier

Especial Relógios   História e Estilo

Especial Relógios   História e Estilo

Especial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e Estilo  Especial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e Estilo Especial Relógios   História e EstiloEspecial Relógios   História e Estilo    

Veja coleção completa no site Cartier

Augusto Paz by Fashion Bubbles

Referências

Citizen
Hora Mundo
Polo Mercantil

Publicação: 18 de maio de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
olimpiadas011
Bubbles HOME & DeCOR – Olimpíadas Rio 2016

   A Solar City Tower foi projetada pelo estùdio RAFAA, em Zurique, Suìça, para as Olimpìadas de 2016, no Rio...

Fechar