A História do Jeans – Evolução de Fits e Lavagens (Parte 3/4)

A História do Jeans   Evolução de Fits e Lavagens (Parte 3/4)

A imagem pioneira do jeans ainda permanece, principalmente em relação à resistência, ao Oeste Americano, à aventura e individualidade.

Inicialmente a modelagem era confortavelmente adaptada para homens que passavam o dia inteiro sobre as celas, já que o jeans foi escolhido pelos “cowboys”. Detalhes como fivelas de cobre que reforçavam os bolsos (patenteados em 1873 por Levi) e os retalhos de couro nas costas (introduzidos em 1886), tornaram-se legendários.

O índigo, planta exótica que dava cor ao azul intenso, possuía as seguintes denominações, dependendo da origem: “tela Genova” ou “toile de vimes”, que deram nome ao jeans e brim (denim).

Curiosamente era um tecido que ganhava uma aparência melhor depois de muito usado.

Segundo a história, as primeiras versões de jeans washed foram criadas pelos japoneses, seguidos pelos franceses e italianos.

O primeiro método utilizado foi com a colocação de pedras pomes, bastante abrasiva.

O stone washed ‚ feito quimicamente surgiu em 1980 e seguiu evoluindo com a aplicação de novos processos.

1984 – Primeiro long stone used look (aparência de usado); o golden rifle possuía efeitos mais fortes, que foi uma reação em cadeia de rifle. Com uma lavagem mais exasperada e rebatizada, tivemos o “acid wash”, o “snows forme”, o “moon”, o “fog”, o “marble” (mármore) e o “laser”.

1985 – O ácido explode como uma fórmula muito simples. Pedras saturadas como cloro, servem também para testar a resistência do tecido.

1987 – O “stone washed” transforma-se em “stone bleached” (descoloração química).

1987 – A Levi’s desenvolve o “galatic”, o brim puntiforme ponteado em branco com o método “sand blast” (areia jateada), que consistia em pequenos cristais jateados por um revolver de spray.

Com a perspectiva de uma recessão e com o uso constante do ácido, houve um retorno do velho estilo total blue (azul total).

1988 – Decola o black jeans.

1989 – Os azuis voltam às vitrines no inverno

A História do Jeans   Evolução de Fits e Lavagens (Parte 3/4)

A evolução da aplicação de aviamentos nos jeans:

A etiqueta foi criada para evitar que o jeans se tornasse uma peça completamente anônima e/ou indiferente.

Para marcar a modelagem, a imagem do cowboy era fixada no produto. Atualmente o emblema de couro permanece para identificar a marca da peça como forma clássica para atingir o consumidor.

Hoje essa ideia toma um contorno mais sofisticado. As etiquetas pretas, por exemplo, são símbolos do heavy metal. Elas adquiriram abotoaduras, escritos coloridos, inscrições em negrito, inscrições ressaltadas e figuras.

As etiquetas não informam apenas o nome do fabricante da peça, mas também contam sua história e transmitem uma mensagem para os consumidores, clara e evidente, que identifica o produto.

Algumas etiquetas podem durar apenas uma estação. Seu trabalho é criar um estado, um estilo de vida que seja importante hoje, mas também que já tenha ido embora amanhã.

Continue lendo no blog de Queila Ferraz.

Leia também:

A História do Jeans – A trajetória inicial (Parte 1/4)

A História do Jeans – A evolução no mercado (Parte 2/4)

A História do Jeans – A essência do denim (Parte 4/4)

Publicação: 26 de agosto de 2010

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
ivete_-277x450
Baby Brink lança boneca da cantora Ivete Sangalo

A Baby Brink, tradicional empresa brinquedista há mais de 20 anos no mercado, responsável por licenciamentos de sucesso como as...

Fechar