Identidade Brasileira na Moda – Análise formal da roupa (1)

Esta é uma análise simplificada dos principais componentes do vestuário brasileiro, visando identificar elementos de adequação e indícios estilísticos brasileiros. As afirmações foram resultantes da comparação de dados obtidos nas entrevistas com profissionais da área (principalmente Queila Ferraz, Robson Drezet e Solange Wajnman, sem o apoia dos quais essa pesquisa não teria sido possivel). E da observação prática do vestuário.

Identidade Brasileira na Moda   Análise formal da roupa (1)
Modelagem

O molde constitui-se numa peça de papel, cartão, etc., pela qual se corta o tecido e reproduz uma roupa.

A modelagem é fundamental na estrutura da roupa e o bom caimento da peça no corpo depende de uma adequada tabela de medidas.

Dentre as características brasileiras desenvolvidas na moda, esta é a mais marcante e perceptível. Também a mais adequada para a nossa realidade, pois, valoriza o corpo e dá ênfase à sensualidade, características marcantes na moda brasileira. É bem adequado ao clima, pois tem formas muito “leves”.

O que é bem demonstrado na moda praia e no jeans, segmentos onde o Brasil já desenvolveu um estilo próprio, ligado ao tropicalismo e à sensualidade.

Tecidos

A adequação dos tecidos à realidade brasileira ainda tem um campo vasto a explorar, pois, o fator econômico limita a adaptação das matérias-primas ao clima brasileiro.

As fibras naturais, que são as mais adequadas ao clima, possuem um alto custo, devido à complexidade de sua cadeia produtiva. Em vista disso, as fibras sintéticas, que são mais baratas, acabam sendo mais consumidas, apesar de não possuírem características ideais para as condições brasileiras.

No Brasil, a indústria têxtil do algodão se destaca, onde são desenvolvidos tecidos de qualidade, mas que na sua grande maioria são reservados para exportação.

Outra característica interessante, quanto a tecidos é a evolução do jeans brasileiro, onde houve a diminuição do peso do tecido, gerando um jeans mais leve e portanto, mais confortável para o clima tropical.

O uso da Lycra (fio de elastano), na composição de diferentes tecidos é muito comum e também já se tornou um diferencial da moda nacional.

Outro fator marcante é a grande possibilidade de desenvolvimento de matérias primas a partir de material brasileiro, o que pode vir a ser um grande potencial do país, por causa das riquezas naturais (fauna e flora) e culturais (artesanato, por exemplo) praticamente inexploradas. Mas falta a pesquisa, que esbarra na questão econômica, pois, não há no país quem financie esse processo.

Leia Mais:

Publicação: 14 de maio de 2006

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
naviplay
Fone sem fio

Fones de ouvido com bluetooth. Se chegar alguma ligação enquanto você está ouvindo música, a ligação é automaticamente transferida para...

Fechar