Logo

Levi’s – História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Compartilhe...Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Levi Strauss, nasceu na Baviera francesa e chegou aos Estados Unidos em junho de 1847, em plena era do ouro. Foi trabalhar para os seus irmãos mais velhos, vendendo tecidos e objetos domésticos em Kentucky. Dois anos depois, partiu para a Corrida do Ouro, na Califórnia. Começou a confeccionar calças para os mineiros com um tecido de lona marrom; usado pra fazer barracas e cobrir carroças; já que eles precisavam de tecidos bem resistentes.

Em 1850, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em macacões, que foram vendidos rapidamente. Mais tarde abriu uma pequena confecção de calças em San Francisco. E quando Levi trocou a lona pelo “tecido de Nimes”, mais resistente e durável, tingiu-o com índigo que foi batizado pelos americanos de denim (corruptela da expressão – de Nimes), passaram a chamar a calça de Levi’s blue denim ou blue jeans.

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Na década de 1860, o alfaiate Jacob Davis associou-se a Levi para patentear um modelo com rebites de cobre nos pontos de maior tensão, á fim de reforçar os bolsos que se rasgavam facilmente. O número 501 marcava o lote de tecido das primeiras calças jeans de que o mundo teve notícia. Por isso, o modelo foi chamado de Levi’s 501. Strauss morreu em 1902, mas a empresa continua sendo administrada pela família.

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

A história

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda
Marilyn Monroe Levi´s Ad Campaign

“LEVI’S é uma lenda americana, como John Wayne, Abraham Lincoln e a parte do hino em que o país se autodefine como uma “terra de bravos”. Um objeto de consumo que iria revolucionar a maneira de se vestir da juventude. Eleita pela revista norte-americana Time como “a vestimenta do século XX”. Ela é mais que uma marca forte e contestadora. É um orgulho. Pode ser considerado o mais poderoso símbolo do estilo americano no planeta.

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Loeb Strauss, inventor de um dos símbolos da cultura americana, o Blue Jean, nasceu no pequeno vilarejo de Buttenheim, na região da Bavária, Alemanha. Era o caçula de sete irmãos. Imigrou com sua família para Nova Iorque em 1847, indo trabalhar com seus irmãos mais velhos, Louis e Jonas, vendendo tecidos, botões, linhas, tesouras e outros objetos.

Em janeiro de 1853, já naturalizado americano, passou a adotar o nome de Levi, como era tratado tanto pela família como pelos clientes. Com as primeiras notícias sobre a descoberta de ouro na Califórnia, foi para a cidade de San Francisco aproveitar o intenso comércio, abrindo uma pequena loja de tecidos e roupas, junto com seu cunhado David Sten, fundando assim a Levi Strauss & Company.

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

O negócio começou a prosperar quando, por obra do destino, ele não conseguia desfazer-se de alguns rolos de lona. Quis vendê-los como material para tendas ou para cobrir carroças, mas os mineiros queriam calças resistentes. Então, contratou um alfaiate e transformou a sua lona em calças, colocando três bolsos, fundos para guardar as pepitas e as ferramentas, que se prendiam com tiras.

Um mineiro, entusiasmado, pagou-lhe US$ 6 em ouro. Seu invento foi aceito imediatamente, não só pelos mineiros, como também pelos agricultores, ferroviários e vaqueiros. Logo, começou a confeccioná-las. Apesar do sucesso, muitos reclamavam que as calças poderiam ter uma cor menos opaca, suja, da cor da terra. Foi então, no ano de 1860, que Levi trocou a lona pelo serge de Nimes (tecido fabricado na cidade francesa de Nimes), um tecido de algodão resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do Sul, e tingiu-o com índigo. Os americanos, que chamavam o tecido de Denim, passaram a chamar a calça de blue jeans devido a sua coloração azulada.” (Conheça história detalhada da Levi´s e a linha do tempo com os principais acontecimentos da marca no blog Marcas Poderosas)

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

A origem da palavra jeans

A raiz da palavra jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova, na Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis. Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.

Saiba mais na Wikipédia.

Modelagens do jeans

  • Tradicional cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi’s. Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas.
  • Antifit modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi’s.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas. Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor: o conforto e o estilo.
  • Cut Boot (Corte para botas): uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça. Semibaggy: por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, de cintura fina e quadril largo.
  • Tigh Fit ou Slim Fit (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.


  • Cigarrete modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa. Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra. O resultado é uma calça ainda mais agarrada.
  • Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado. Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas). Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.
  • SkinnyModelagem bem justa, principalmente abaixo do joelho. Parecida com a Legging, porém de tecido Jeans.

Fontes:

Wikipédia

Marcas Poderosas

http://www.levis.co.nz/

Por Leonize Maurílio

Compartilhe...Levis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da modaLevis   História e principais acontecimentos da marca / Clássicos da moda

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

19 Comment

  1. muito legal a história vai ser uma honra trabalhar com a marca

  2. muito legal a história vai ser uma honra trabalhar com a marca

  3. e pra td vida !!! mto bom

  4. e pra td vida !!! mto bom

  5. Follow Me @Jorge_Poa_999 thank You

  6. Estou procurando macacao jeans da levis, masculina.Pode ser usado … O numero é 34/34…sera que em algum brecho eu consigo? Eu preciso conseguir essa reliquia

  7. […] Uma mistura de country, com folk, com visual de interior, resistente, atemporal e feminino. O jeans, como todos fashionistas devem saber, foi criado a partir da ideia de um tecido resistente que […]

  8. Olá estou a fazer um trabalho sobre a LEVI’S e gostaria de saber o capital inicial, lojas fabricas,os lucros, ou seja todos os dados de 2011 porque só encontrei de 2006.

    Atenciosamente.

  9. Gostaria de receber um catalogo que voces tiverem, da LEVI`S, sempre gostei deste jeans e gostaria de saber aonde encontrá-lo, ou melhor em quais lojas sou mineira.

    Obrigada.

    Márcia Irene

  10. Boa noite! Estou abrindo uma loja (micro empreendedor) com artigos masculinos, gostaria de saber como faço para adquirir produtos Levi’s, se é possível? Qual a quantidade mínima de compra? onde comprar? Obrigada.

  11. Gostaria de receber tudo o que tiver e poder me ajudar referente a LEVI’S e tambem sobre Robert Haas Pois estou fazendo um trabalho para o final de um curso de administraçao e gostaria de saber tudo a respeito do senhor Haas e da levi’s espero que possam me ajudar peço as informaçoes por imail.
    .

    obrigada

    AILA

  12. Gostaria de receber tudo o que tiver e poder me ajudar referente a LEVI’S e tambem sobre Robert Haas.

    obrigada

    AILA

  13. Boa noite, estou a fazer um trabalho sobre a levi´s e gostava de saber mais algumas informaçoes adicionais acerca da marca, se nao se importasse pode mandar para o meu mail .

    Obrigada desde ja muito grata.

  14. BOA TARDE, MORO EM BRASILIA E GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO AS CALÇAS MARCA LEVYS STRAUSS PARA COMPRAR ?

  15. Oi estou fazendo um trabalho, sobre a marca levis gostaria que vc me enviasse mas informações pois e um trabalho da faculdade. bjss

  16. Ola, sou aluna do ensino superior e no âmbito da disciplina de comportamento do consumidor estou a realizar um trabalho sobre a levis.
    Gostaria se possivel que me fornecesse informações sobre a mesma.
    Aguardo resposta.

    Cumprimentos Sara.

  17. Gostaria de saber como obter informações da empresa lev’s. Trabalhei na fábrica que funcionava em Cotia-SP, e preciso de cópia do meu registro na empresa para requerer minha aposentadoria. Se puder me ajudar, ficarei muito agradecida.

    Meire

  18. Gostaria de receber informacoes sobre a empresa LEVI´s
    obrigada

    Michelli

  19. Oláa.. Eu támbém gostaria de receber todas as informações referentes à LEVI’S.

    Grata.

    Fernanda.

  20. Gostaria de receber tudo que vc tiver e poder me ajudar referente a LEVI’S

    obrigada

    Layla

Your Commment

Email (will not be published)