Magia e amor eterno na História dos Diamantes

Magia e amor eterno na História dos Diamantes

Leia também: O Universo dos Diamantes – Aprenda a avaliar um diamante, sua origem e os 4Cs. Apaixone-se por esta pedra fascinante

Os diamantes conquistaram o desejo e a fascinação do homem desde que foram descobertos, há cerca de três mil anos. Já foram considerados gemas místicas, foram agregados à masculinidade e hoje simbolizam o amor eterno, além de representar luxo e riqueza.

A joalheira Cris Porto, que está no mercado há 26 anos e é ganhadora de vários prêmios internacionais, inclusive dois Prêmios De Beers (maior empresa de diamantes do mundo), conversou com o Fashion Bubbles e contou um pouco sobre a fascinante história dessa pedra preciosa.

De acordo com Cris Porto, desde 850 a.C., os hindus já exploravam jazidas de diamantes. “No início o diamante não era uma pedra que se conseguia extrair o brilho, pois é a gema de maior dureza (grau 10 na Escala Mohs) , era considerada um ser vivo, mágico, que trazia poderes espirituais.

Magia e amor eterno na História dos Diamantes Magia e amor eterno na História dos Diamantes
Imagem via what´s on

Na medida em que o homem foi domando o diamante, ainda sem lapidar, mas já conseguindo fazer polimento superficial, o diamante passou a ter um significado de virilidade, de força, de coragem, de masculinidade”. A palavra diamante, para os gregos e romanos, vem de adamas, que significa indomável, invencível. Cris Porto contou que até o século XV, apenas homens usavam diamantes.  O primeiro registro de uma mulher possuir um diamante foi quando o Rei Maximiliano da Áustria presenteou sua noiva.

Desde que foi dominada sua lapidação e polimento, acreditou-se que o fogo de um diamante, decomposição da luz nas cores do arco-íris,  refletia a chama do amor. Hoje o diamante simboliza o amor eterno, é a personificação máxima do amor. É o símbolo do noivado, conta a joalheira.

Magia e amor eterno na História dos Diamantes
Foto: Exotic India

Os diamantes brasileiros

O Brasil foi o maior produtor de diamantes do mundo no século XVIII, superando até a Índia.¨Estima-se que tenha sido extraído, entre  meados do século XVIII e começo de século XIX mais de 3.000.000 de quilates ou aproximadamente 615 kg de diamantes.”

Entretanto, “o forte lobby dos indianos na Europa, maiores produtores de diamantes antes do Brasil, desvalorizou o diamante brasileiro vendendo a história de que era uma pedra mais frágil. Para ganhar valor comercial, nossos diamantes entraram na Europa como se tivessem vindo da Índia. Existem hoje famosos diamantes considerados de origem indiana, mas que na verdade são brasileiros”, conta Cris Porto.

Os diamantes e Elizabeth Taylor

Um diamante ainda sem nome de 69,42 quilates, em forma de pêra, foi  leiloado em Nova York. A Cartier que deu o maior lance pela pedra, o batizou de Cartier. No dia seguinte Richard Burton comprou a pedra para Elizabeth Taylor, rebatizando-a de Taylor-Burton.

“Elizabeth tinha muitos diamantes e sem muito cuidado, guardava-os em sua caixinha de joias. Com isso o diamante Taylor-Burton acabou sofrendo atritos (só um diamante é capaz de riscar outro diamante), e ficou com uma pequena interferência na superfície”, contou Cris Porto.

A pedra era classificada como flawless (sem nenhuma imperfeição), mas quando foi reavaliada descobriram que era internaly flawless (sem nenhuma imperfeição interna) porque agora tinha um pequeno risco. “No entanto o diamante acabou tendo um valor muito maior por carregar a história de Elizabeth Taylor – uma das maiores divas do cinema”, disse a joalheira.

A gema foi doada pela atriz num baile de caridade e foi vendida por três milhões de dólares em 1979.

Cada diamante tem uma personalidade única! Nunca um diamante se iguala a outro, por isso existem diversos itens para classificar essa maravilhosa gema.

Leia também: O Universo dos Diamantes – Aprenda a avaliar um diamante, sua origem e os 4Cs. Apaixone-se por esta pedra fascinante.

Magia e amor eterno na História dos Diamantes Magia e amor eterno na História dos Diamantes
O diamante Taylor-Burton. Fotos: Mélange

Marilyn Monroe – Diamonds Are A Girl’s Best Friend

Sobre a Cris Porto

A joalheira e designer Cristiane Porto é mineira de Uberlândia, graduada em Artes pela UFU, atua no setor joalheiro há vinte e seis anos. Foi ganhadora de vários prêmios internacionais, como o International Pearl Design Contest (Oscar da Joalheria no Japão) em 2001, o Design Forum 92 (De Beers) e o Design Forum 97.

Sua joalheria é autoral, sempre trabalhando peças com um design exclusivo e arrojado. Já expôs no Museu do Louvre (Paris) em 1998 e na Galeria Mikimoto (Ginza – Tóquio) em 2001. Em 2008, 2010 e 2011 expõe suas coleções na maior feira de joias do mundo, Baselworld, Suíça.

Em 2010 lançou a coleção de Joias de Arte “Gustavo Rosa by Cris Porto” no Shopping Iguatemi. As peças são comercializadas em seu Atelier nos Jardins, em São Paulo, e em diversos pontos de venda do país e do exterior.

Joias com diamantes da coleção “Gustavo Rosa by Cris Porto”

Magia e amor eterno na História dos Diamantes
Brinco Peixe – Ouro branco, diamantes e diamante negro – Por Cristiane Porto

Magia e amor eterno na História dos Diamantes
Anel em ouro branco, esmalte e diamantes negros e brancos. Com uma técnica que mistura pintura e pedras preciosas, a joalheira mostra que arte e joias andam juntas. No quadro “São Paulo Madam”, uma senhora chic com um belo chapéu, sensível e generosa entrega uma flor em forma de coração e tem ao seu lado o orgulho de ser Paulista com sua bandeira que se molda à forma do anel, feita por diamantes negros e brancos. Conheça coleção completa no site Gustavo Rosa by Cris Porto

Magia e amor eterno na História dos Diamantes Magia e amor eterno na História dos Diamantes

Quadros do artista plástico Gustavo Rosa via Gustavo Rosa by Cris Porto

Foto de abertura: The Game Reviews

www.cristianeporto.com.br

www.gustavorosabycrisporto.com.br

Leia também: O Universo dos Diamantes – Aprenda a avaliar um diamante, sua origem e os 4Cs. Apaixone-se por esta pedra fascinante.

Por Samantha Mahawasala

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 18 de dezembro de 2012

AUTOR

Cris Porto é joalheira e designer de jóias.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Vestidos para o Réveillon – mais de 40 opções para você brilhar na noite da virada, famosas de vestido branco e muito mais

Está à procura de um modelito exclusivíssimo para o Réveillon? O Fashion Bubbles te ajuda com inspirações de muitos vestidos...

Fechar