Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
Foto: Adoro Sapatos

O estilista Manolo Blahnik nasceu em Santa Cruz de La Palma, na Espanha, em novembro de 1942. Foi criado em uma plantação de bananas pela mãe espanhola e pelo pai tcheco. Chegou a estudar Literatura e Arquitetura na Universidade de Genebra na Suíça para se tornar cenógrafo teatral, mas precisou abandonar o curso quando se mudou para Paris em 1968.

Dois anos depois Manolo foi para Londres e trabalhou como fotógrafo para o Sunday Times, um jornal local. A carreira de estilista começou em 1970 quando criou sua própria versão de sapatos de montaria para homens. Numa visita a Nova York, em 1971, conheceu Diana Vreeland, editora da Vogue americana, que disse para Manolo se concentrar na criação de sapatos tão interessantes quanto os que ele vestia.

Em 1973 Manolo Blahnik abriu sua primeira boutique em Londres. O espanhol desenhou sandálias de plástico transparentes para Fiorucci antes de se criar os modelos mais sofisticados que conhecemos hoje. Manolo Blahnik também já fez designs para marcas consagradas como Yves Saint-Laurent, Christian Dior e Calvin Kein.

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
Foto: The Independent

Manolo busca muita inspiração em outras épocas, mas sempre garantindo modernidade ao seu trabalho. Todos os sapatos do estilista são acabados à mão. Ele próprio molda, ainda hoje, os saltos dos sapatos e verifica cada modelo feito na sua fábrica localizada na Itália.

Outra grande influência na criação do espanhol são personagens cinematográficas e literárias. O estilista afirma que não cria sapatos, mas sim “momentos fugazes” dotados de fantasia despreocupada.

O segredo do sucesso, segundo Blahnik, é participar de todas as fases da elaboração do produto – desde os primeiros croquis até a criação das campanhas publicitárias, nas quais ele geralmente usa seus próprios desenhos

Hoje seus sapatos são incluídos nos desfiles das coleções de alta costura e nas páginas das revistas de moda mais consagradas. Além disso Manolo Blahnik possui uma legião de celebridades que se assumem apaixonadas por seus modelos como Madonna, Sarah Jessica Parker e Paloma Picasso.

Fonte: Wikipedia e Salto 15

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
Fotos: Geek Shoes, Marta, Comunica Moda e Fashion Drika Gaby

Recentemente o espanhol teve mais uma conquista em sua carreira e lançou o projeto World of Manolo, que ocupa um espaço da loja Liberty London. A Camila Salek, diretora da Vimer (empresa de Visual Merchandising e pesquisadora de tendências), foi para Londres e fez a cobertura do lançamentos dos sapatos e acessórios Manolo Blahnik.

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatosManolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
A decoração estava linda, vitrines com backlights apresentavam o produto num jogo de luz e sombra que chamava muita atenção. No World of Manolo o display e iluminação destacavam a coleção, aliás, detalhe a parte, os produtos são fantásticos….além da coleção de sapatos, o designer Manolo Blahnik também lançou uma pequena linha de acessórios e papelaria com destaque pra lenços, echarpes, gravatas, almofadas, livros e cadernos com estampas exclusivas para Liberty London”, conta Camila.

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
Os primeiros clientes da fila tiveram a chance de bater um papinho com Manolo e ganhar uma dedicatória em um dos produtos comprados.

Manolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatosManolo Blahnik – Transformando mulheres com sapatos
“Uma hora antes do combinado, uma grande fila estava formada do lado de fora da loja onde todos aguardavam o momento de abertura do novo espaço. No evento mais esperado aqui em Londres durante o Fashion Night Out FNO, Manolo não desapontou e atendeu a todos com um bom humor incrível”, relata Camila.

Veja mais fotos do lançamento:

Mais sobre a VIMER

Nascida a partir da união dos profissionais Camila Salek, Evandro Vicentini e Jonny Madruga, a Vimer surgiu através da percepção de seus idealizadores sobre o mercado de visual merchandising nacional: uma área com alto potencial criativo, de forte rentabilidade e carente em organização e planejamento.

Após três meses de maturação do projeto e de prospecções iniciais a Vimer inaugura sua primeira sede num dos centros empresariais mais conhecidos da capital paulista, a Av. Brigadeiro Faria Lima. Focada em construir um plano estratégico exclusivo para cada cliente, a Vimer conquista renomadas empresas, e passa a ser uma opção diferenciada e contemporânea quando o assunto é visual merchandising para marcas de moda

Hoje a Vimer oferece diferentes opções de serviços sob medida para cada cliente. Entre eles estão: vitrines e cenografias, merchandising e produção de moda, design de equipamentos e manequins expositores, comunicação visual, palestras e treinamentos.

Atualmente 70% dos clientes ativos da empresa, optam por começar com projetos de cenografias em vitrine, que são realizadas por períodos determinados (Jobs) ou por contrato fixo ao longo do ano, explorando as datas comemorativas em nosso país.

A Vimer entende que sua atuação deve estar sincronizada com a realidade de cada cliente e disponibiliza planejamento, tanto estratégico como operacional. Atualmente o “casting” de clientes está regido por três nichos dentro do varejo: grandes magazines, moda/fashion e “specialty stores”.

Um dos projetos de destaque da Vimer foi a realização do conceito de merchandising da Flagship Store Havaianas Oscar Freire em parceria com o arquiteto Isay Weinfeld.

Fonte: Acervo Comunicação

Publicação: 21 de setembro de 2010

AUTOR

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
camisa spray
O futuro da moda: Designer espanhol cria camiseta de algodão em spray

Demorou cerca de dez anos, mas o Dr. Manuel Torres conseguiu desenvolver uma mistura líquida feita de fibras de algodão...

Fechar