História de Moda – Moda e Identidade Brasileira (Parte 1)

História de Moda   Moda e Identidade Brasileira (Parte 1)

Carmem Miranda e a primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Pena

Qual distância existe entre a moda e a identidade brasileira? Distâncias? Não, ao invés de distâncias existem pontes, reflexos, e a moda é como o espelho de Narciso onde a identidade aparece refletida.

De forma simplista, entende-se por identidade o conjunto de caracteres (nome, idade, sexo, religião, língua, cultura, história, etc) que distinguem uma pessoa ou país de outro. Entre os conceitos de moda, está o costume ou estilo, em geral efêmero, aceito e imitado por um grupo ou meio social em certa época ou lugar. Esse costume ou estilo refere-se, nesta pesquisa, à forma de vestir e está em constante mutação.

O estilo é a maneira particular de se expressar uma arte, uma identidade, uma moda. Esta pesquisa visa identificar um estilo brasileiro na moda. Um estudo para demonstrar e questionar sobre o processo de formação do estilo brasileiro na moda.

A moda brasileira costuma ser considerada apenas uma cópia das coleções do grande eixo fashion ? Paris, Milão, Londres, Nova Iorque, Tóquio ? sendo constantemente desvalorizada em detrimento desse eixo, como se o brasileiro não tivesse uma identidade própria ou cultura de valor. Sob tal perspectiva, há uma necessidade de busca e identificação de indícios estilísticos brasileiros, percebendo elementos de adequação que funcionam muitas vezes como “herança cultural e DNA” (Palomino, 2002) e que desencadeia aos poucos, “os recursos para deixar apenas de copiar as revistas estrangeiras ou simplesmente traduzi-las” (Castilho, 2001).

História de Moda   Moda e Identidade Brasileira (Parte 1)

Zuzu Angel estilista brasileira reconhecida internaciolnalmente no final dos anos 60 e início dos 70 – Saiba mais na Revista Catarina

“Acompanhamos e assistimos a moda pelos jornais. Neles assistimos à moda brasileira que, no limiar do século XXI, chamou a atenção da mídia internacional. Mas que moda seria? De onde veio e para onde vai?(…) ao contrário do que (não) se tem apregoado até então(…) ela existe e goza de boa saúde. Seu fazer, pensar e sentir revestem o corpo e alma brasileiros.” (Castilho, 2001).

(continua)

Leia Mais:


     

     

História de Moda   Moda e Identidade Brasileira (Parte 1)

SPFW Verão 2011 – Ronaldo Fraga encanta com sua coleção artesanal

(Trecho do relatório final da pesquisa Moda e Identidade Brasileira, feito por Denise Pitta de Almeida, 2003, Faculdade de Moda da UNIP. Citar a fonte é reconhecer o trabalho intelectual do autor!)

Publicação: 22 de julho de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Tokio Fashion referencias
Site Tokio Fashion traz tendências e reúne as melhores referências da moda japonesa

A moda japonesa, atualmente, é uma referência em estilo e vanguarda. O TokioFashion.com é uma revista online que retrata esta...

Fechar