Moda e Identidade Brasileira (Parte 2)

(parte 1)

Compreender o processo que desencadeou essa efervescência de moda no Brasil é essencial, para que não se perca um rico potencial criador. Esse mercado ganhou proporções de relevância, tanto do ponto de vista econômico, quanto cultural, demandando por um estudo acerca da sua importância nos costumes, na identidade e na economia nacional.

Por um outro lado, segundo Wandy Cavalheiro, o avanço dos negócios da moda, da eficiência tecnológica e dos resultados econômicos têm levado à busca da compreensão do fenômeno da moda, desencadeando seu estudo e levando-a a ser tratada seriamente neste país, pois, abarca não apenas a evolução do setor, como também um avanço da própria população brasileira.

“Freqüentemente, levantam-se questionamentos sobre a existência da moda, brasileira, tão frágil é o resgate de suas origens. Por décadas nos indagamos sobre seu percurso e significado, além, principalmente, de discorrer sobre sua real existência, como se mesmo nas cópias de grandes correntes internacionais não existissem marcas culturais que revelam adequação, relações com o espaço, com o clima e com a estética que surge da miscigenação, permeando singularidades e gerando a particularização da cultura brasileira.” (Castilho, 2001).

Acrescentamos ainda, a necessidade do desenvolvimento de estudos e pesquisas que visem ao aprofundamento e o desenvolvimento de conceituações de cunho científico, tendo em vista a escassez de material teórico e atualizado nessa área.

Assim, esta pesquisa tem por objetivo geral identificar as características da moda que desencadeiam um estilo brasileiro e contribuir para demonstrar que o estigma da cópia, estabelecido na área da moda brasileira, não é mais dominante.

O objetivo específico é fazer uma revisão bibliográfica e um resumo histórico desta aquisição de identidade brasileira, levando-se em conta fatores relevantes na formação da mesma, como fatores políticos e econômicos.

Desta forma, os questionamentos das idéias preconcebidas a respeito de moda e identidade brasileira são essenciais, bem como o é obter respostas para as seguintes questões: Existe um olhar brasileiro na moda? Quais os filtros brasileiros em relação à moda e o que está por trás deles? Existem particularidades sócio-econômicas a influenciar a moda? Onde estaria a nacionalidade numa produção de moda brasileira? O Brasil pode vir a ser um produtor ou criador de moda?

Leia Mais:

(Trecho do relatório final da pesquisa Moda e Identidade Brasileira, feito por Denise Pitta de Almeida, 2003, Faculdade de Moda da UNIP. Citar a fonte é reconhecer o trabalho intelectual do autor!)

Publicação: 31 de julho de 2006

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Modapraler

O Modapraler é outro blog de moda muito bacana, escrito pela Laura, jornalista paulista. Adorei a matéria sobre o Bom...

Fechar