Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

Lyon foi fundada em 43 a.C. com o nome de Lugdunum e era a capital da Gália, região Romana. Uma cidade antiga, com mais de dois mil anos de história e de cultura. Possui 24 museus e oferece uma série de eventos culturais durante o ano inteiro.

Classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1998, Lyon e suas colinas gêmeas, Fourvière e Croix Rousse, fazem parte de um patrimônio Galo-Romano excepcional.

Através de um decreto do Rei François I, a cidade foi denominada capital da seda desde o século XVI. Hoje acolhe o Centro Francês do Têxtil, um verdadeiro laboratório de inovação para a indústria téxtil. O Museu dos Tecidos apresenta a história da seda em Lyon e da indústria téxtil em geral.

O Museu de Tecidos de Lyon faz parte de um conjunto arquitetônico que abriga também o Museu de Artes Decorativas, no entanto com acervos individualizados. O Museu foi criado pela câmera de comércio de Lyon e possui um dos mais ricos acervos sobre tecidos em todo o mundo, sendo um centro de referência. Possui cerca de 4000 anos de história de tecidos – dos egípcios, através de tapeçarias e roupas encontrados em túmulos durante escavações no final do século XIX, aos elegantes Carrés da francesa Hermés da década de 90 passada. A história não acaba, está sempre em movimento, e por isso o Museu não deixa de adquirir novas peças, seja comprando ou recebendo de doações peças com caráter histórico.

Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na FrançaConheça o Museu de Tecidos de Lyon na França
Túnica plissada em linho do Egito, Médio Império, por volta de 2000-1960 aC e  Tapete “polonês”ou persa. Pérsia, provavelmente Ispahan, do início do século 17 , feito a nós, algodão, seda, ouro e fio de prata

Esta coleção de tecidos é uma fonte de inspiração para criações contemporâneas. Oriente e Ocidente são os dois pólos das coleções do Museu. Tapeçarias egípcias, tecidos persas, tecidos bizantinos e muçulmanos e os tapetes da Ásia Menor refletem a essência da história das civilizações orientais. Sicília e as repúblicas italianas desempenharam um papel importante na origem da tecelagem de seda na Europa, seguido pelo rápido desenvolvimento da produção de seda francesa. À Produção de Lyon é dada um lugar de destaque pela sua história com a seda e pela própria localização do Museu. Vestidos e costumes completos da época real Francesa, do que se usava na época de Louis XIV, Rei Sol, às criações modernas de estilistas como do espanhol Paco Rabanne.

Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

Robe com um projeto do dragão da China, século 20 em tafetá bordado, seda e fios de ouro. Segunda imagem é um Tabard da Itália, final século 16 feito de corte de veludo, fundo lamé, rendas, seda, lâmina de prata e fios de ouro.

Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

“Brides de gala” em seda da Hermès, por Hugo Grygkar de 1957 feito em Lyon e  Vestido de bordados Pékin e seda da França, cerca 1780-1785

 

Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França Conheça o Museu de Tecidos de Lyon na França

Robe à la française de cetim e brocado de seda da França, cerca 1740-1750 e vestido sem alças de Gazar em forma de uma lanterna chinesa, Paco Rabanne, 1996.

Excelente visita para quem gosta de moda e se interessa pela origem de seus materiais. Uma viagem pelo tempo e civilizações através do tecido, singelo meio de criação que é a base da indústria da moda, existente desde muito antes da moda por si mesma existir…

Conheça o site do Museu de Tecidos de Lyon

Por Fernando Figueiredo

Conheça outros museus dedicados à moda:

Publicação: 26 de julho de 2011

AUTOR

Fernando é colecionador, marchand e relações públicas de artistas, fundador do Artes Figueiredo que orienta e desenvolve carreiras artísticas assim como aconselha e orienta compradores e investidores em arte.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Tufi Duek 2 TOPO
A arte tribal indígena nas criações da marca Tufi Duek

As gaúchas que gostam de peças exclusivas e looks cheios de originalidade vão adorar a nova coleção para o Verão...

Fechar