Museu Pierre Cardin apresenta: Passado – Presente – Futuro

Museu Pierre Cardin apresenta: Passado   Presente   Futuro
Foto: © Jérôme Faggiano

O estilista Pierre Cardin inaugurou em 2007 o seu próprio museu, no qual faz uma retrospectiva de mais de 60 anos dedicados a criar moda. O Espaço Criativo Pierre Cardin funciona em um antigo depósito de 3 mil m² em Saint-Ouen, nos arredores de Paris, e tem em exposição 140 modelos que representam a vanguarda da alta-costura, além de móveis e inúmeros acessórios como chapéus, óculos e bijuterias criados pela marca, num total de 700 objetos.

No prédio de dois andares, todas as fases da obra do estilista estão expostas. Dez modelos mostram o início de sua carreira, em 1946, como funcionário do ateliê de alta-costura de Christian Dior. Em seguida, estão os os vestidos que consagraram Pierre Cardin e as formas geométricas dos anos 60.

Museu Pierre Cardin apresenta: Passado   Presente   Futuro
Modelos do início da carreira de Pierre Cardin, na Maison Dior – Foto: © Jérôme Faggiano

Museu Pierre Cardin apresenta: Passado   Presente   Futuro
Modelos dos anos 60, explosão criativa do estilista – Foto: © Jérôme Faggiano

Da explosão criadora dos anos 60-70, podemos ver mini-vestidos moldados com efeitos geométricos, um vestidinho de placas metálicas (“criado antes dos de Paco Rabanne”, afirmou Renée Taponier, conservadora do museu e colaboradora de Cardin há mais de 40 anos), conjuntos de top e minissaia de vinil ou vestidinhos com os seios cônicos. Cardin afirma que isso era “muito provocador há 40 anos” e que Jean-Paul Gaultier se inspirou em sua idéia. E ainda hoje, muitos modelos são revolucionários e poderiam ser usados facilmente por Lady Gaga!

Museu Pierre Cardin apresenta: Passado   Presente   Futuro

“Eu crio formas, volumes e esculturas, e depois coloco o corpo humano dentro”, costuma dizer o estilista. Aos 84 anos, Pierre Cardin acredita ter chegado ao final de sua carreira. “Quis deixar uma marca do meu trabalho, realizado em meio à solidão.”

Museu Pierre Cardin apresenta: Passado   Presente   Futuro
Em destaque, móveis criados por Pierre Cardin – Foto: © Jérôme Faggiano

O museu é parada obrigatório para os amantes da moda. É uma oportunidade única de ver reunidos num mesmo espaço mais de 60 anos de criação e de conhecer toda a trajetória de um grande criador, que deixou sua marca na moda do século 20.

O espaço “Passado – Presente – Futuro”  está localizado no Boulevard Victor Hugo, 33, Saint-Ouen, nos arredores de Paris. Basta pegar a linha 13, na direção Saint Denis – Université, e descer na estação Mairie de Saint-Ouen. O museu fica a menos de 5 minutos de caminhada e está aberto à visitação às quarta, sextas, sábados e domingos, das 14:00 às 17:00 horas. Entrada: 15 euros.

Conheça as criações de Pierre Cardin:

Concept Créatif International Pierre Cardin – Musée Passé-Présent-Futur
Informações e Fotos gentilmente cedidas por Mélanie Bouexiere, do Service de Presse Pierre Cardin.
Crédit photos : © Jérôme Faggiano

Veja mais fotos do Museu Pierre Cardin (clique para ampliar):

Conheça outros museus dedicados à moda:

Publicação: 18 de abril de 2011

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Matias Dragao 2011 (7)
Dragão Fashion – Matias

Galeria Fotos: Osvaldo F.   Matias Sobre o Estilista Começou na moda trabalhando com a irmã no Ateliê Arefeito. Nesse...

Fechar