O Pantone e a definição de cores

O Pantone e a definição de cores 

A cartela de cores e as matérias-primas de uma coleção de moda são definidas de acordo com a disponibilidade de elementos tais como: corantes, fibras, plásticos e metais, disponíveis na natureza.

O branco que simboliza a união das cores e o preto que é considerado a ausência de cor, juntamente com as cores primárias – Ciano (Azul), Magenta (Vermelho) e Amarelo, dão origem às outras cores encontradas em um pantone (escala).

Sendo assim, a tonalidade das cores pode variar, de acordo com a matéria-prima na qual será produzida – a cor amarela, por exemplo, pode ficar com uma tonalidade na fibra de algodão  e outra na  fibra de poliamida, o pantone têxtil serve para direcionar o tom mais aproximado para o tingimento das duas fibras, levando em conta que você pode ter nesse pantone mais de cinqüenta tons de amarelo.  

O Pantone e a definição de cores

Na moda para acompanhar o clima das duas estações anuais – Primavera/Verão e Outono/Inverno, essas misturas de cores são iluminadas ou escurecidas para uma harmonia visual.

Atualmente essa determinação de cores quentes para o verão e frias para o inverno vem perdendo o sentido, como podemos analisar em coleções de diversos estilistas – onde encontramos tons escuros para o verão – marrom e  marinho, contrastando com verdes e amarelos intensos.

O fato é que uma tendência de cores a ser usada, dá opções de compras para o consumidor, que pode gostar mais de um azul em tom pastel turquesa ou marinho.

A vantagem desse verão é que teremos todas essas cores nos mais variados tons, é só escolher as que mais combinam com você ou com o seu público-alvo e mergulhar nessa aquarela. 

Leia mais sobre a teoria das cores aqui e sobre o Pantone aqui.

O Pantone e a definição de cores

A cor é algo que nos é tão familiar que se torna para nós difícil compreender que ela não corresponde a propriedades físicas do mundo mas sim à sua representação interna, em nível cerebral. Ou seja, os objectos não têm cor; a cor corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos de natureza muito diferente que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano. Não notamos, por exemplo, nenhuma diferença fundamental na cor dos objectos familiares quando se dá uma mudança na iluminação. Para o nosso sistema visual, as cores da pele e das caras das pessoas e as cores dos frutos permanecem fundamentalmente invariáveis, embora seja tão difícil conseguir que esse tipo de objecto fique com a cor certa num monitor de televisão.

O Pantone e a definição de cores

A cor não tem só que ver com os olhos e com a retina mas também com a informação presente no cérebro. Enquanto, com uma iluminação pobre, um determinado objecto cor de laranja pode ser visto como sendo amarelado ou avermelhado, vemos normalmente mais facilmente com a sua cor certa, laranja, porque é um objecto de que conhecemos perfeitamente a cor. E, se usarmos durante algum tempo óculos com lentes que são verdes de um lado e vermelhas do outro, depois, quando tiramos os óculos, vemos durante algum tempo tudo esverdeado, quando olhamos para um lado, e tudo avermelhado, quando olhamos para o outro. O cérebro aprendeu a corrigir a cor com que «pinta» os objectos para eles terem a cor que se lembra que eles têm; e demora algum tempo a perceber que deve depois deixar de fazer essa correcção.
Leia matéria completa na Wikipédia.

O Pantone e a definição de cores

Leia também Sobre a definição da Cartela de Cores

Por Leonize Maurílio

(Leonize atua como  Compradora de Tecelagem em uma confecção no bairro do Bom Retiro. Desenvolve coleções como estilista free-lance. É  formada em Moda  pela Universidade Paulista desde 2004. Possui conhecimentos contábeis e administrativos e atuou em empresas de grande e médio porte por mais de 15 anos. E.mail: leonize_maurilio@hotmail.com )

Publicação: 24 de março de 2008

AUTOR

Leonize Maurílio é formada em moda pela UNIP (Universidade Paulista) desde 2004, atua como compradora de confecção e desenvolve coleções como estilista free-lancer. E.mail: leonize_maurilio@yahoo.com.br

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
lider2
Geeks are Mavens – Os conhecedores, um grupo bem informado e influente de consumidores

Quase todos já ouviram falar dos cool hunters, mas talvez mais estrategicamente importantes que os trendspotters são os mavens –...

Fechar