Os cabelos e penteados dos anos 60

Os cabelos e penteados dos anos 60

Os cabelos dos anos 60 sempre chamam a atenção: os penteados eram mais estruturados, exigindo um lado artístico do profissional que hoje em dia não é tão necessário, já que vivemos na “geração escova progressiva”. Todas as mulheres, independentemente da classe social, estavam sempre com o cabelo impecável – basta conferir algumas fotos da década de 60 para comprovar esse fato.

Muitos profissionais buscam inspiração nos anos 60: foi nessa década que a mulher ganhou liberdade sexual com a conquista da pílula anticoncepcional, aumentando sua emancipação e atuação no mercado de trabalho ao mesmo tempo em que lidava com o culto à beleza feminina, algo que já vinha ganhando força desde a década anterior.

Os jovens ganharam destaque nos anos 60 estabelecendo uma moda própria, que influencia esse segmento até os dias de hoje. Além da minissaia, outro ponto que caracteriza esse movimento jovem é a New Face da Twiggy, considerada a primeira top model do mundo. A corrida espacial e a chegada do homem à lua também marcaram outra forte característica da década de 60 – o futurismo, representado pelas formas geométricas que surgiram não só na moda, mas também pelas mãos de Vidal Sassoon.

Clique aqui para continuar lendo a matéria.

Os cabelos e penteados dos anos 60
Twiggy e a New Face. Fotos: Julio Crepaldi

Os cabelos e penteados dos anos 60
Vidal Sassoon e os cabelos geométricos. Fotos: Julio Crepaldi

Linha do tempo dos cabelos nos anos 60:

Jackie Kennedy, 1961 – Era o visual mais cobiçado pelas mulheres, não tem como ver fotos da década de 60 e não achar esse tipo de penteado nos mais diversos comprimentos com volume no alto da cabeça. Era usado durante o dia e à noite ganhava ainda mais volume com o uso de apliques e acessórios.

Os cabelos e penteados dos anos 60 Os cabelos e penteados dos anos 60
Jackie Kennedy. Fotos: Julio Crepaldi

Brigitte Bardot, final da década de 60 – A francesa usava o cabelo volumoso com franja. Nessa época, muitas mulheres que não tinham estrutura para esse penteado usavam perucas. Os cabelos eram estruturados e comportados, com volume no alto. As franjas eram côncavas, longas nas laterais e mais curtas no meio, com um ar mais natural e chique ao mesmo tempo. Esse look apareceu bem no final dos anos 60 e esteve presente no começo do movimento hippie. Rabos de cavalo e coques altos e baixos também caracterizam os cabelos da década de 60.

Os cabelos e penteados dos anos 60
Brigitte Bardot. Fotos: Julio Crepaldi

Os cabelos e penteados dos anos 60

Clique aqui para continuar lendo a matéria.

Artigo publicado no blog do hairstylist Julio Crepaldi.

Curta Julio Crepaldi no Facebook.

Publicação: 4 de abril de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Lorenzo Merlino 2
Curso de planejamento de coleção com Lorenzo Merlino

Para quem gosta de moda a Escola São Paulo oferece o curso ideal! Quem se inscrever para o vai ter...

Fechar