Os sapatos que fizeram história

Os sapatos que fizeram história

A história da moda permeia a história da humanidade. As vestimentas foram símbolo de poder, de distinção de civilizações. Elas foram ícones de pertencimento e diferenciação. A mesma importância se dá aos sapatos, que assim como as roupas, transcendem sua aplicação prática e hoje são objetos de desejo de todos nós.

Um dos “templos” de exposição dos mais incríveis sapatos da história é o Bata Shoe Museum, em Toronto, Canadá. Pouco divulgado, mas com uma mostra de tirar o fôlego, os sapatos são organizados de maneira a nos levar a fazer uma incrível viagem no tempo.

Existe uma exposição on-line com a linha do tempo e imagens dos magníficos exemplares de sapatos, cada um com sua história, além de uma parte dedicada aos sapatos de casamentos. Uma boa parte está on line! Confiram aqui.

Abaixo uma pequena mostra:

Os sapatos que fizeram história

Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto

Veludo Vermelho, Pietro Yantorny, 1920s
Pietro Yantorny – Nascido em 1874 na Calábria, Itália, conhecido como o designer de sapatos mais caro do planeta, os sapatos levavam anos para serem criados e muitos dólares para serem consumidos.

Os sapatos que fizeram história

Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto. Photo: Hal Roth

Bota em seda bordada com fios de ouro – Jean-Louis François Pinet, 1880
Jean-Louis François Pinet é hoje considerado o primeiro grande designer de sapatos conhecido pelos seus bordados incríveis e saltos elegantes.

Os sapatos que fizeram história

Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto.

Mule Camurça Laranja com listras douradas e pretas. André Perugia, 1938
Exemplar de André Perugia. Nascido em Nice na França mas de parentesco italiano, com 16 anos em 1910, abriu uma loja em Paris onde vendia sapatos feitos a mão, trabalhava para Paul Poiret, entre outros grandes nomes da moda. O artista estava constantemente atravessando as barreiras do design de sapatos. Esse modelo exótico com a ponta arredondada recebe o nome de ‘Aladdin’ toes.

Os sapatos que fizeram história

Crédito da Imagem: (c) Bata Shoe Museum, Toronto.

Sandália flores e grama. Beth Levine, final 1960s
Beth Levine constantemente desafiava as convenções e como resultado é considerada uma das mais criativas designers do século 20, norte americana que fez muito sucesso nos anos 1940s até 1970.

Os sapatos que fizeram história

Fonte: Bata Shoe Museum

Por Alessandra Gimenez

Publicação: 12 de novembro de 2008

AUTOR

Alessandra Janaudis Gimenez é pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM e em Moda e Criação pela Santa Marcelina. Cursou Cool Hunting em Milão na Domus Academy, programa em parceria com a Central Saint Martins e o instituto de pesquisa Future Concept Lab. Hoje atua como buyer na Adar Millenium. É importadora de tecidos para o mercado de moda, teve passagens também pela Cia Hering, Vicunha e Rosset.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2008-11-12_133211
Smartbox – finalmente no Brasil!!

Quando ganhei minha primeira Smartbox pensei "como nunca criaram isso antes???" Uma Smartbox é um conceito diferenciado de presentear, o...

Fechar