Paco Rabanne

Paco Rabanne

Vestido metalizado: criação de Paco Rabanne

Por: Edwin Paladino

Na história da moda, Paco Rabanne ficou famoso por suas roupas futuristas, que fizeram o guarda-roupa das modernas da década de 1960. Ele foi um dos estilistas pioneiros a usar matérias como plástico e metais em suas peças e provocou uma revolução na criação da moda. A diva Coco Chanel chamava-o de o “metalúrgico”. Após 40 anos de seus looks futuristas, porém, Rabanne decidiu fechar  sua marca por motivos financeiros. As vendas das coleções da grife despencaram no mercado de moda que, desde 2005, era assinada pelo estilista Patrick Robinson.

Paco Rabanne nasceu em San Sebastian,na Espanha, e seu verdadeiro nome é Francisco Rabaneda-Cuervo. Guiado por um fio de prata, o “homem de ferro da costura”, lançou em 1964 os seus primeiros vestidos experimentais, feitos de materiais contemporâneos.

Dos modelos em metal aos vestidos de papel,o inventor da armadura dos anos 1.960 é uma referência para muitos estilistas. É ele o responsável pelo figurino da heroína Barbarella, interpretada por Jane Fonda que entrou para historia da moda e do cinema dos anos 60 por seus looks futuristas.

http://www.pacorabanne.com/

Matéria completa

Publicação: 26 de junho de 2006

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
20060627121951
A moda na copa do mundo

Tal como a vida, a moda é breve, ser efêmera está na sua essência. Mas nunca essa fugacidade se acentua...

Fechar